Gmail ganha opção de avanço automático de mensagens

Em boa parte dos posts, nos quais trato de novidades no Gmail, sempre cito casos de reclamações em massa que são postadas no fórum do serviço. Como o Gmail é, desde a sua concepção, um serviço que possui muitos diferenciais em relação aos seus concorrentes, e como boa parte dos usuários tem uma certa aversão a novidades, nada mais normal que muitos solicitarem que ele tenha funções de serviços concorrentes.

Entre as features mais solicitadas no fórum, destaco: possibilidade de inserir assinaturas em HTML (já implementada), manipulação mais amigável dos marcadores (já implementada), possibilidade de não se agrupar as mensagens em conversas (já implementada) e, principalmente, a possibilidade de solicitar a confirmação de leitura das mensagens (até onde sei, os principais concorrentes do Gmail não têm tal opção).


Além das funcionalidades listadas acima, muitos usuários reclamam que, quando uma mensagem está aberta e é excluída, arquivada, ou marcada como spam, o Gmail retorna ao marcador original da mensagem (ou aos resultados das buscas, se for o caso). Na visão dos usuários, o correto seria que o Gmail carregasse imadiatamente a mensagem anterior.

Mostrando-se mais uma vez disposta a ouvir seus usuários, bem como implementar novidades que julgue relevantes, a equipe do Gmail acaba de adicionar, ao Gmail Labs, uma feature que permite, aos usuários do serviço, decidir o seu comportamento no caso relatado anteriormente.

Para ativá-la, basta acessar a opção Configurações e, depois, Labs. Após localizar o recurso Avanço automático, marque a opção Ativar na frente dele e salve as configurações.

Uma vez ativado, o recurso passará a dar ao usuário, em Configurações -> Geral, a possibilidade de definir se o Gmail exibirá a próxima mensagem (mais recente), a mensagem anterior (mais antiga), ou retornará à lista original de conversas.

Apesar de pouco conhecida, o Gmail disponibiliza a página Sugerir um recurso para Gmail, onde a equipe do serviço lista alguns recursos que podem vir a ser implementados no Gmail Labs. Para sugerir um dos recursos previamente listados, basta clicar na opção Sugerir na frente de cada um deles. Caso os recursos desejados por vocês não estejam listados na página, é possível sugeri-los através da categoria Sugestões do fórum do Gmail. :)

2 Replies to “Gmail ganha opção de avanço automático de mensagens

Comente!