Engenheiro de MG processa Google por imagem no Street View

Desde o seu lançamento no final de setembro, o Google Street View Brasil virou a sensação da internet. Mas, junto com imagens sensacionais de locais nunca antes visitados, o GSV trouxe imagens embaraçosas e, em alguns casos, até bizarras. Dentre várias imagens, a que mais chocou os usuários do serviço foi a de um corpo, aparentemente decaptado, estirado em uma das avenidas do Rio de Janeiro.

E foi numa situação destas que estava o engenheiro mecânico, residente em Belo Horizonte, Hevaldo Dias Duarte. Duarte, que pode ser visto na imagem abaixo aparentando estar embriagado e vomitando, abriu um processo na 35ª Vara Cível de Belo Horizonte contra o Google Brasil, no último dia 13 de outubro, solicitando que a empresa retire imediatamente a imagem do ar, além de pedir indenização de R$ 500 mil por danos morais.


Segundo Genoveva Martins de Moraes, advogada do engenheiro, seu cliente “foi alvo de chacotas, e-mails e de divulgação da foto na internet. Os clientes dele pediram a retirada imediata da imagem no ar, e ele foi advertido verbalmente pela empresa. Meu cliente foi fotografado em uma situação constrangedora, e a imagem induz que ele estava vomitando porque estava bêbado, mas ele não estava”. “O dano já estava consolidado porque a imagem se espalhou rapidamente, no Brasil e mundo”, disse Moraes, ao justificar o pedido de indenização.

A advogada alega, ainda, que a empresa não borrou o rosto de seu cliente, e que muitas solicitações de retirada da imagem do ar foram feitas ao Google, inclusive através do botão de denúncia, disponível no próprio serviço.

Apesar de o Google não ter se manifestado sobre o assunto, Felix Ximenes, diretor de comunicação da empresa no Brasil, declarou que “o Street View tem tirado fotos de áreas públicas, e os incomodados têm acesso ao botão de remoção, no rodapé. É possível denunciar uma foto que incomoda, o Google retira do ar”.

Via: Folha

19 Replies to “Engenheiro de MG processa Google por imagem no Street View

  1. Espero que ele pegue um juiz bem legal, e que faça ele pagar os custos da defesa da Google, fala sério neh, o Google Street View não induz a nada. Liberdade para que as tecnologias avançem sem que essas ofensas ao bom-senso venham a continuar.

    1. Concordo…e depis se sentir ofendido existe o botão para retirar/borrar a sua imagem…mas não..primeiro se processa para se ganhar um dinheirinho do gigante endinheirada….só no Brasil mesmo…aliás…qual é a rua que tem o corpo decapidado? quero ver…:D

      1. Se o cara clicou 750 vezes no botão e o Google respondeu "analisando seu vômito sobre a calçada, concluímos que o mesmo não infringe as regras do Google Street View e não o expõe seu autor ébrio a constrangimentos", a próxima vontade de qualquer um é meter um processo mesmo :-)

  2. Ele vomitar no meio da rua desse jeito, não causou dano moral a mulher com o carrinho de bebe ali do lado, né? Pessoal adora a possibilidade do dinheiro fácil. Vai trabalhar!!!

  3. Na minha opinião, tem que ver o lado do cara também.
    Se ele realmente sofreu aquele tipo de dano, e a foto não foi retirada do Google Street View, apos solicitação, acho que está correta sim a ação, por que foi o Google que colocou esse conteúdo na internet, diferentemente do processo da Xuxa, em que outros sites que colocaram o conteúdo.
    Viva a liberdade de expressão, mas com limites, como toda coisa no mundo.

  4. Isso é viral da Oi!! Olha os orelhões que foram parar em sites e emails de dezenas de pessoas. :p

  5. Olha que engraçado, um desconhecido (nem ele tem certeza que ele).

    Não dá pra saber ele está bebado.

    Vai trabalhar.

  6. Mas tem é gente querendo ganhar dinheiro em cima da Google. Como os juizes ainda não sabem o que é internet, acredito que ganhar fácil essa grana.

  7. Concordo com o tcelestino!

    Tem pessoas querendo ganhar dinheiro do Google a qualquer custa. Acho isso ridículo. Ao invés de você processar o Google, primeiro leia sobre a ferramenta e peça a remoção da imagem, agora processar? Ah, faça-me o favor!

    O rapaz pode ter sofrido chacotas, mas, não tem pra que processar, peça a remoção da imagem.

    Meu Deus, quanta tempestade num copo d'água.

  8. Não estava bêbado mesmo??? Então prova!!! Prova com exame de sange!!! Não tem prova? que pena…. Ou será que tem medo de mostrar pra mulher o que fica fazendo quando diz estar trabalhando….. Êta povinho medíocre que fica aí enchendo o saco pra tentar levantar uma grana em cima do google!!! Quer dinheiro? Vai trabalhar! Ele e a advogada dele!

  9. É desse tipo de pessoa que eu me envergonho.. dinheiro fácil todo mundo quer né? Xuxa, rubinho e agora o bebado? Não estava bebado? Vamos analisar a cena.. so a branquinha no chão? vai processar a 51…. não tem um grão de arroz ali ahuahuahuah

  10. O pessoal se esquece que mesmo na internet, as pessoas estão sob a lei. Se o Google não tem a capacidade de dar uma analisada nas imagens antes de publicar, o problema é somente da própria se for processada. Eu processaria também!

  11. Só parar de vomitar na rua e pronto.
    Quer privacidade? Fique trancado em casa! A rua não é lugar de privacidade.

  12. Tinha que ser multado por vomitar na rua. Em Cingapura multa-se quem cospe na rua. Se era ele mesmo, devia ter negado, porque a identificação não é clara, mas como não custa nada ganhar um dinheirinho…

  13. Gente..Estão surgindo novas oportunidades de ganhar dinheiro fácil.Pedir indenizações milionárias de Megas empresas como Google:Veja essa matéria abaixo:Já temos grandes clientes como Xuxa e Rubens Barrichelo.Lamentável atitudes do ser humano..

  14. Bom, não acho que seja apenas uma questão de ganhar dinheiro fácil, é claro que juíz nenhum vai arbitrar uma sentença nem perto do valor que ele está pedindo. Assim que ví a foto imaginei que ele estivesse bêbado, mesmo antes de ler a matéria. O que temos que refletir nesse caso é na nossa violação do direito a privacidade, e até que ponto ele está garantido? neste caso ele estava vômitando, mas poderia estar de fato fazendo algo constrangedor, e ver isso exposto num veículo como a internet e ter repercussões no mundo todo. Acho que houve um pouco de exagero nas alegações, contudo, não podemos também esquecer dos direitos de imagem, as pessoas ou empresas não podem sair por aí veículando a nossa imagem da forma que bem quiser sem prévia autorização. Existem pessoas que não se importariam, outras se sentiriam realmente constrangidas. O fato é que a veículação de imagem sem prévia autorização é ilegal e a invasão de privacidade também. Devemos repensar os avanços tecnológicos, até que pontos eles são benéficos, amanhã vão estar usando essas imagens para planejarem assaltos e invasões a propriedades. Pensem nisso!

Comente!