Caso Xuxa: Google Brasil contesta decisão judicial

De acordo com o blogueiro Lauro Jardin, da Revista Veja, o Google Brasil já entrou como uma contestação à decisão judicial que o obriga a gigante de Mountain View a censurar 21.900 imagens e 64.900 links que aparecem para quem digitar as palavras “Xuxa” e “pedófila”.

A decisão da 1ª Vara Cível do Foro Regional da Barra da Tijuca era clara: se não tirá-los do ar, o Google teria que pagar 25 000 reais por cada “resultado positivo” de busca. Além disso, teria que pagar outros 20 000 reais por foto ou vídeo de Xuxa “sem vestes”.


Até a semana que vem, os advogados do Google apresentarão a contestação à decisão judicial. Mas antes disso, entre hoje e amanhã, Xuxa contra-atacará o maior site de buscas do mundo.

Vai entrar com uma petição alegando que o Google está desrespeitando uma decisão judicial, já que os links não foram retirados ainda. Seus advogados estimam que a multa, hoje, do Google já seria de cerca de 13 milhões de reais.

No último dia 13 de outrubro, o o Google Brasil emitiu um comunicado no qual a empresa alegava que os motores de busca apenas indexam as informações disponíveis na internet “para ajudar internautas a localizar mais facilmente informações que procuram em meio a centenas de milhões de páginas de Web”. Além disso, a empresa explicou que “o conteúdo de cada site é de responsabilidade e autoria total e completa de seu dono ou webmaster. O buscador apenas indexa essa informação. Ou seja, o Google não produz, altera, edita, monitora ou interfere nas informações indexadas pelo buscador”.

Em resposta ao Google, o advogado da apresentadora, Maurício Lopes de Oliveira, alegou que as fotos nuas de Xuxa “foram tiradas em um contexto próprio, para uma revista de conteúdo pago e para maiores de 18 anos” e que “não possuem interesse público, nem é verídico associar a autora à pedofilia”. O advogado ainda afirmou que o “judiciário carioca já está cansado de decidir que sites de buscas são todos responsáveis pelo conteúdo”.

11 comments
  1. Esses juízes têm que entender melhor a web, quanta burrice, o google está completamente certo!!! Quanta burrice de nossos meritíssimos!!!!

  2. Bando de desinformado…o pior é que esse advogado da xuxa ainda escreve livros sobre leis na web e proteção virtual… é um ananá, não sabe porra nenhuma.
    E essa xuxa que vá a merda, se não quer ser vista nua, então que não fique nua e agarre criacinhas.
    :)

  3. Esses juízes tem que estudar um pouco sobre a questão que irão julgar esses merdas pensam ser os mais fodas do mundo! Essa merda brasileira que chamam de lei tem que ser TODA revista!

  4. É muita burrice junta. O advogado quer se mostrar, por que ele não tenta estudar sobre o ambiente digital? Que vergonha a justiça brasileira, com tanta burrice.

  5. Ah, aproveita e processa o Bing, o Yahoo e outros buscadores também, hahaha. Tomá no cool viu, desinformação é triste.

  6. Sacanagem total! O advogado sabe que a Justiça é burra e que não entende nada sobre internet e seus meios. Por isso processa…

  7. Se realmente esta for a decisão da justiça, o Google deveria eliminar a palavra Xuxa do indexador, buscas com Xuxa ou qualquer referencia a esta pessoa não deveriam retornar resultado algum. Eliminem a Xuxa do Google.

    1. Concordo, assim os sites dela iam tudo pro saco!!!

      Acho que o Google, caso perca na justiça, deveria fazer isso como forma de punição praquela vagaba de uma figa!!!

You May Also Like