TweetDeck desmente crítica de Steve Jobs sobre Android

Ontem, durante o evento em que a Apple demonstrou os resultados do seu quarto trimestre fiscal, no qual obteve lucro líquido de US$ 44 milhões, Steve Jobs, CEO da empresa, criticou o sistema operacional Android.

Para Jobs, ao contrário da definição feita por muitos de que o embate entre os sistemas é sobre o fato de uma tecnologia ser aberta e, a outra, fechada, o verdadeiro conflito entre ambos OSs está em um modelo “fragmentado” (Android) e um “integrado” (iOS).


O foco da crítica de Jobs foi quanto ao grande número de dispositivos que rodam o OS do Google, o que tornaria o sistema pouco vantajoso para os desenvolvedores, por terem que criar aplicações compatíveis com as mais diversas versões do sistema. “Eu penso que o Android é muito, muito fragmentado e está ficando mais fragmentado cada dia”, diz Jobs. “Os usuários querem que seu sistema funcione, nós acreditamos que o sistema ‘integrado’ irá triunfar sobre o ‘fragmentado'”, completa.

O Google não deixou por menos, e saiu em defesa de seu OS. No Twitter, Andy Rubin, chefe do produto, disse que a definição de [código] aberto é “poder baixar o fonte, modificar se quiser, e rodar livremente”*.

* Traduzido com a ajuda de Eduardo Miranda

Em resposta à Jobs, que teria dito que o TweetDeck também havia reclamado da fragmentação do Android, Iain Dodsworth, CEO do fabricante do cliente para Twitter saiu em defesa do Android. Em seu perfil no Twitter, Dodsworth disse: “Em algum momento nós dissemos que é um pesadelo desenvolver para Android? Não, nós não dissemos!”. Mas Dodsworth foi além, e afirmou que o TweetDeck conta com apenas dois programadores para desenvolverem o cliente para a plataforma Android. “Nós contamos com apenas duas pessoas no desenvolvimento do Android TweetDeck, o que mostra que a fragmentação é um problema muito pequeno”.

Em um post, publicado no início da semana passada, o TweetDeck divulgou uma lista com todos os Android Phones que possuem o aplicativo instalado. A empresa afirmou que “é surpreendente ter o nosso app funcionando em uma variedade de aparelhos e variações do Android”.

Esta não é a primeira vez este ano que as declarações de Jobs geram turbulência. Recentemente, ao abordar o suposto problema de recepção de sinal do iPhone 4, Steve mostrou um gráfico, no qual apareciam aparelhos concorrentes que também eram suscetíveis ao mesmo problema, fazendo com que os fabricantes de celular não ficaram nada felizes com as declarações de Jobs.

Via: Cnet e AdrenAline

5 Replies to “TweetDeck desmente crítica de Steve Jobs sobre Android

  1. Melhor fala que os outros tem problemas piores do que simplesmente abaixa a cabeça e fala… Eu errei!! e prometo….
    Jobs parece não ter esta opinião e acha que manda neste segmento, e agora deve ter medo do Android para quebra a linda imagem do futuro (domínio) dele.

  2. Os dois lados estão certos, e ao mesmo tempo estão falando da mesma em lados distintos do produto. Jobs quando comentou sobre a fragmentação, ele estava mostrando a visão do cliente e não do desenvolvedor.

    Ao ponto de vista dessa fragmentação, sim, ficamos fragilizados, mas não por causa exclusivamente do Android, mas também por causa dos fabricantes e das operadoras em casos.

  3. Jobs não foi feliz com os comentários.
    Primeiro, o que ele tem haver com a cobertura dos outros celulares? Nada, ele tem que cuidar da cobertura dele que está ruim e se preocupar com a empresa dele, agora tentar justificar um erro apontando os erros dos outros é patético, é fraco, é apelativo!
    Digo o mesmo em criticar a plataforma/serviço de outros, que cara escroto!
    Ele desenvolve algum aplicativo para o Android? Ele presta algum serviço pro Android? Que eu saiba não! Então ele tem que tomar conta da empresa dele e para de se preocupar com a dos outros e ficar APELANDO!!!

  4. vendo a lista do tweetdeck vi meu modelo de celular lá .. com 54 usuarios ?? esses numeros sao pessoas registradas ou é uma estimativa ? gt-i5500b

    e para quem tem duvidas do tweetdeck para android .. recomendo .. se voce usa no desktop , usar no android é natural !

Comente!