Sites de buscas são responsáveis pelo conteúdo, diz advogado da Xuxa após resposta do Google Brasil

59
136

Em resposta à ação impetrada pela apresentadora brasileira Maria da Graça Xuxa Meneghel, na qual é solicita a remoção de todo e qualquer conteúdo que possa relacionar a apresentadora com o termo “pedofilia”, ou com imagens do filme Amor Estranho Amor, no qual Xuxa aparece em cenas ousadas com um garoto menor de idade, a juíza em exercício Erica Batista de Castro, da 1ª Vara Cível da Barra da Tijuca, concedeu uma liminar à apresentadora na última quarta-feira, na qual obrigada o Google Brasil a remover “no seu site de buscas Google, quaisquer resultados/links na hipótese de utilização dos critério de busca ‘Xuxa’, ‘pedófila’, ‘Xuxa Meneghel’, ou qualquer grafia que se assemelhe a estas”.

Não, você não entendeu errado. A liminar expedida pela juíza determina que o Google remova todo o conteúdo relacionado à apresentadora, e não somente a associação do nome de Xuxa à pedofilia.


Leia, abaixo, trechos da liminar expedida:

“A documentação carreada aos autos comprova nitidamente que eventual busca no sítio da Ré utilizando-se os critérios ‘xuxa’ e ‘pedófilia’ e/ou a conjugação destes, com o seu aspas, os eventuais usuários do site são imediatamente remetidos para links que efetivamente mostram a Autora como pessoa de má conduta, pedófila, inclusive em alguns desse links se é possível visualizar a Autora praticando cena de sexo, que não se saber ser verdadeira.”

“(…) tais conteúdos ferem diretamente o direitos da personalidade da Autora, em específico a sua honra, pois a não é lícito ao Autor disponibilizar aos seus usuários os links dos conteúdos não autorizados pelo titular do respectivo direito de imagem, ainda mais se estes conteúdos possuem caráter nitidamente injuriosos/difamatórios, com o intuito único de denegrir a imagem da Autora, pessoa pública e de imensa notoriedade nacional. Frise-se que não se questiona a veracidade ou não das imagens disponibilizadas na internet, mas sim a omissão/conduta do Réu em permitir a que sejam disponibilizados links positivos quando os critérios de busca, quais sejam, ‘Xuxa’ e ‘pedófila’, isolados ou conjuntamente, sejam colocados em seu site, o que verdadeiramente é inaceitável.”

“Em consequência, a manutenção do serviço de busca oferecido pela Autora autorizativo para que apareçam links para os critérios acima mencionados importará em grave lesão ou de difícil reparação à Autora. Pelo exposto, DEFIRO o pedido de tutela antecipada para determinar que o Réu se abstenha de disponibilizar aos seus usuários, no seu site de buscas Google, quaisquer resultados/links na hipótese de utilização dos critério de busca ‘Xuxa’, ‘pedófila’, ‘Xuxa Meneghel’, ou qualquer grafia que se assemelhe a estas, isoladamente ou conjuntamente, com ou sem aspas, no prazo de 48 horas, a contar desta intimação, pena de multa cominatória de R$ 20.000,00 (dez mil reais), por cada resultado positivo disponibilizado ao usuário utilizando-se os critérios acima mencionados. Ainda, DEFIRO o pedido de tutela antecipada para determinar que o Réu deixe de utilizar/disponibilizar imagens da Autora sem vestes e/ou truncadas, independentemente de contexto, no prazo de 48 horas, a contar desta intimação, pena de multa cominatória de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por cada imagem/vídeo disponibilizado ao seu usuário. Cite-se e intimem-se, com urgência, inclusive por fax.”

Ontem, através do Portal Exame, o Google Brasil emitiu um comunicado sobre a decisão da justiça carioca, no qual a empresa alega que os motores de busca apenas indexam as informações disponíveis na internet “para ajudar internautas a localizar mais facilmente informações que procuram em meio a centenas de milhões de páginas de Web”. Além disso, a empresa diz que “o conteúdo de cada site é de responsabilidade e autoria total e completa de seu dono ou webmaster. O buscador apenas indexa essa informação. Ou seja, o Google não produz, altera, edita, monitora ou interfere nas informações indexadas pelo buscador”.

Em resposta ao comunicado do Google, o advogado da apresentadora, Maurício Lopes de Oliveira, alega que as fotos nuas de Xuxa “foram tiradas em um contexto próprio, para uma revista de conteúdo pago e para maiores de 18 anos” e que “não possuem interesse público, nem é verídico associar a autora à pedofilia”. Ainda segundo Oliveira, a alegação do Google de não possuir controle sobre o conteúdo indexado pelo seu buscador não procede. Para ele, “quando há uma ordem judicial com multa por descumprimento aí todos os sites cumprem. É bastante provável que o Google, quando julgado, vai cumprir. Se eles têm como cumprir, eles têm como evitar”. O advogado afirma ainda que o “judiciário carioca já está cansado de decidir que sites de buscas são todos responsáveis pelo conteúdo”.

Eu poderia, aqui, externar a minha opinião sobre o caso envolvendo a apresentadora brasileiras, mas a primeira coisa que me veio em mente foi a velha discussão sobre a responsabilidade dos comentários em sites e blogs, que já deixou muitos blogueiros em situações muito complicadas.

A impressão que tenho (e, infelizmente, acho que não é somente impressão), é que a justiça brasileira desconhece totalmente o mundo tecnológico. As decisões tomadas por alguns de nossos magistrados são totalmente irracionais se levarmos em consideração o “mundo virtual” que faz, cada dia mais, parte da vida dos brasileiros. Parabéns, Brasil!

Via: Estadão

59 COMENTÁRIOS

  1. Brasil é atrasado.. Como julgar algo na Internet numa pessoa que não tem conhecimento de como é para fazer tudo isso funcionar!!

    Parece que acham que é "moleza" cria uma inteligência que faz a verificação do que é escrito e entender.

    Por isso, deveria ter o bom censo como os crimes eleitoral que tem tribunais distintos, possuí para a Internet também, já que é bem distinto as coisas!

  2. Dizer que o conteúdo é de responsabilidade do Google é o mesmo que culpar as Páginas Amarelas e Telelistas pelas empresas cadastradas. O Google apenas apresenta o que existe na web, se ele não apresenta não significa que o "conteúdo malicioso" irá desaparecer.

    Ainda há muito que se evoluir em matéria de direito na web e também de entender o que é a própria web.

    @josetelmo

  3. Ela pagou pelo crime de pedofilia? Foi indiciada pelo menos?
    Que eu saiba o crime de pedofilia não prescreve!
    Quem deveria pagar por isso é ela!

  4. Maurício Lopes de Oliveira…. esse é um cara que devia ser censurado. Advogado Fail… #TocoETecoFail. nem vou me expor de mais aqui pq se não ele vem querendo censurar o Gdiscovery, mesmo tendo aquele texto gigante embaixo da caixa de comentários dizendo que a responsabilidade é de quem escreve o comentário, não de quem "mostra" ele.

    Mas tem gente tem falta de neurônio. Acusar o indexador pelo conteúdo é #EpicFail. Seria como prender o fofoqueiro pelo ato que ele comentou. Voltamos à ditadura militar! obrigado Maurício Lopes de Oliveira. Passar bem

    e xuxa, vc fez as fotos e o video pq vc quiz! Agora vem querer tirar vantagem de quem ganha o dinheiro honestamente e sem censura? aehuaehueahuae

    Tem gente que envergonha a raça humana.

  5. É uma pena ver advogados sem QUAISQUER conhecimento em como um spiderbot funciona tendo que pagar esse papelão.
    PS.: Sou estudante de direito e tenho por hobby o mundo nerd da internet. =}

    Aliás, muito me assustaria se ele soubesse o que significa "spiderbot"… De certo eles devem achar que são Oompa-Loompas trabalhando dia e noite na Wonderland indexando as páginas da nossa pequenina Terra da Internet…

  6. […] This post was mentioned on Twitter by WebMotiva , Daniela Vasconcelos, Thiago David, Barbara Ribeiro, Natanie Mota and others. Natanie Mota said: RT @nandobgm: Mermão, muito absurdo esse processo ae da Xuxa contra o Google. http://ow.ly/2Tc7G Mais absurdo é isso ser aprovado. Censura na busca? =P […]

  7. Sinceramente o Google devia dizer "Não tirarei, e se a justiça quiser censura, eu saio do país" porque é a partir daí que começa a censura…E daqui a pouco tem Geisy Arruda(é assim que se escreve?) pedindo pra tirar tudo sobre ela…Ah é, a Geisy fez tudo de propósito pra se aparecer, esqueci disso…

  8. Por estas e outras que eu fico me perguntando porque um juiz ganha tanto.

    Será que não dava para tentar estudar um pouco mais não ? Eita impostaiada que eu pago sendo jogada no lixo.

  9. O site não precisa se expressar em relação à apresentadora brasileira… Mas nós, leitore, podemos… Ela é uma besta, assim como a justiça brasileira, leiga e incopetente no que se diz respeito à internet.

    Duvido que não rola uma graninha por baixo por parte da nossa "digníssima" apresentadora…

    Se não quisesse ter sua imagem vinculada a pedofilia ou seja lá o que mais, que não fizesse a bomba daquele filme. Fez, agora que arque com as consequências, minha cara.

    Acho engraçado como ela ainda se acha a toda-poderosa… Se enxerga, po….

  10. Penso que a atitudade dos advogados da Xuxa, de processar o Google, expuseram muito mais a apresentadora e seu passado à opinião pública e aos olhares da sociedade (vide acréscimos substanciais nas pesquisas registradas pelo Google Insights nos últimos dias) do que evitaram que as informações fossem alcançadas. Agora, se essa era a intenção, bem… então eles merecem meus parabéns!

  11. Além do mais, existem muitos outros buscadores na Web. Qual será a posição da MS (Bing), do Yahoo e tantos outros? O que ela e esse tal advogado farão a respeito?

  12. Não se sabe o que é pior, se eh uma ****** querendo se promover e ganhar mais dinheiro com processos porcos, o advogado de ***** que não entende nem do que está defendendo e inventando ou o do juiz que eu eu desconfio que vai dar a causa pra essa ridícula ao ter a mão MUITO molhada pelos assessores da “rainha”.
    Que nojo

  13. É o resultado de termos mais advogados que o mundo inteiro junto: vamos judicializar tudo!
    Agora o Google é responsável pelas m..das das pessoas….

  14. Uma coisa que deixa muita gente irritado, é o fato de que naquela época, a censura, que não era mais tão severa, e chegou a era da libertinagem e anarquia, mas mesmo assim, qualquer ato de conotação sexual entre uma criança e um adulto era considerado uma aversão pra sociedade, o fato é que desde 1989, se tornou um ato passivo de penalidade, a sorte é que este ato, que pode ser considerado crime hoje, já prescreveu não cabendo nenhuma penalidade à Xuxa. E cá entre nós, quem em sã consciência, iria julgar e condenar a 'Rainha dos Baixinhos'? Esse é o Brasil.

  15. Alguém ai se lembra da capa do disco de vinil de Xuxa em que ela está trajando uma blusa rosa e TRANSPARENTE? Transparente mesmo e debruçada com a mão direita agarrando o tornozelo esquerdo e mostrando a silhueta do seio. O fato é que o disco era para as crianças.

  16. A impressão que tenho (e, infelizmente, acho que não é somente impressão), é que a justiça brasileira desconhece totalmente o mundo tecnológico. [2]
    O que você planta, você colhe. Se não tivesse feito besteira no passado, não teria com que se preocupar agora… Meu," controlar" a internet além de inviável (pra não dier impossível) é um atraso na liberdade de expressão…

  17. Acho que a situação é um pouco mais complexa do que parece.

    Todos nós aqui sabemos como o Google indexa o conteúdo, que ele os classifica através de autoridade e relevância, do impacto de SEO nisso tudo e etc. Nós conhecemos as regras do jogo da busca na internet. Mas a legislação brasileira desconhece até mesmo a Internet.

    Do meu ponto de vista, a legislação continua considerando a internet como a ” TV” e os Sites como “canais de TV”, onde o usuário muda de canal quando digita uma URL. Assim, como funciona na TV, se algum conteúdo me ofende diretamente, eu posso processar a rede de TV diretamente e pedir pro conteúdo sair do ar.

    Mas com busca não é assim. A gente tá falando de um modelo de negócio que não sonhava em existir há 20 anos atrás, onde uma empresa ganha a vida relacionando conteúdo que não é produzido por ela, mas sim indexado automaticamente.

    (Um modelo bem diferente do Youtube, que funciona a partir da submissão de conteudo e tem como apontar quem é o responsável por cada coisa.)

    Enquanto a legislação não evoluir e entender esses conceitos, tudo vai ficar nessa área cinza onde os juízes podem tomar essas decisões arbitrárias.

    O interessante é que não veja a Xuxa processar a Globo por essa notícia no g1. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/10/go
    Até porque esse é o primeiro resultado do Google.

    ======Agora, por outro lado…

    Pessoalmente, eu não aprovo o posicionamento da Xuxa e acho que ela está indo contra a corrente aqui, mas apenas para fazer o advogado do diabo:

    Sei que ela fez o filme e isso tudo é conseqüência disso, mas como raios, há mais de 30 anos atrás, ela ia imaginar que as coisas iam ser assim hoje? Que um material que ela produziu no começo da carreira dela ia poder ser difundido com a facilidade de hoje?

    Hoje nós temos essa consciência, de que o Google não esquece, de que tudo pode ir parar no Youtube em minutos e de que basta um celular por perto para gravar as coisas em HD. Mas, na época em que ela filmou isso, as coisas não eram assim.

    Como proceder?

    ======Fim do outro lado…

    Na verdade, até pra pensar como o Google, o ideal seria a Xuxa deixar a história quieta. Quanto mais ela se manifestar sobre isso, mais blogs e sites vão cobrir a história, mais o nome dela vai aparecer junto com a palavra-chave "pedofilia" e mais os resultados de busca vão associá-la a isso. Principalmente, porque há muito tempo ela parou de gerar conteúdo, notícia, show, whatever.

    Essa notícia já é o primeiro resultado da busca universal do Google aqui para mim e "Amor estranho amor" já é uma das sugestões de pesquisa quando você procura pela xuxa no google.com.br

    Eu, pessoalmente, acho o debate em cima desse tema interessante e necessário. O paradigma mudou muito rápido e a forma de lidar com essas situações tem que mudar. Tanto do ponto de vista de quem se sente lesado, da opinião pública e, principalmente, da legislação.

  18. Cara, se o "advogado" diz que o conteúdo é de responsabilidade do Google, eu acho que, como protesto, o Google poderia não mais fazer pesquisas com a palavra xuxa. Já que o site é responsável por "gerar conteúdo", eu pode "gerar conteúdo" sobre quem quiser.

  19. É triste, mas é a pura verdade. Nossos doutos magistrados são completamente despreparados quando o assunto é informática e/ou internet. Falo isso, porque trabalho num juizado de defesa do consumidor, diretamente com um juiz, e bem como essas questões são decidias.

    Já trabalhei com outros juízes além daquele com quem trabalho agora, e posso perceber um padrão: quando se deparam com uma matéria que exige conhecimentos técnicos que não possuem, decidem com base em critérios genéricos. Não têm interesse ou tempo para conhecer novos conceitos que seriam essenciais para entender adequadamente a questão. Além disso, há determinados juízes que sempre acreditam ser mais sábios que meros mortais e não têm a humildade de perguntar a quem conhece aspectos técnicos de determinados assuntos.

    Já vi ações semelhantes, principalmente contra o Orkut. E querem saber como o juiz decidiu? Pesquisou, através do Google (vejam só), encontrou uma decisão proferida em outro estado e basicamente copiou/colou. Decisão esta, feita por outro juiz que nada entendia de tecnologia, mais uma vez com uma interpretação superficial e genérica dos fatos.

    Ademais, a Sr.ª Xuxa Menguel busca do Google, a reparação de um dano que causou a si mesma. Afinal, foi ela, e não o Google, quem escolheu protagonizar cenas de nudez com menor de idade em Amor, Estranho Amor. É certo que todas as nossas ações são ricas em significado e possuem consequencias que muitas vezes não conseguimos mensurar, porém, não se pode transferir a outrem o que é de nossa responsabilidade.

  20. Tche! Nunca vi as fotos pornográficas da Xuxa, tão pouco os vídeos proibidos para menores. Aliás… sempre achei que essa história do vídeo fosse hoax! Mas com essa polêmica toda que a Xuxa vem criando, fiquei tão curioso que já neste final de semana vou me atualizar de toda pornografia associada à rainha dos baixinhos. Não sei se era essa a intenção da Xuxa, mas vcs vão concordar que essa é uma reação natural da curiosidade humana. Xuxa fail!

  21. O que é isso? Me parece censura disfarçada de alegações patéticas sobre quem é responsável pelo quê. Sinceramente, se o google perder essa, está confirmado o que já tenho visto: A ditadura está chegando! Tudo começa com uma censura aqui, outra ali, e depois os meios de comunicações, incluindo a internet, estarão sendo manipulados por algum órgão controlador.

    Não defendo que esse tipo de conteúdo esteja na internet, afinal, todos nós queremos internet limpa para nossos filhos, mas dizer que o google é responsável pelo conteúdo é muita ignorância!

    A impressão que tenho (e, infelizmente, acho que não é somente impressão), é que a justiça brasileira desconhece totalmente o mundo tecnológico. [3]

  22. Acho que a Google deveria retirar os termos. E inclusive deveria IGNORAR uma consulta que remetesse a apresentadora. Assim não teria mais problemas com ela não é?

    :)

  23. Cara, eu tenho nojo desse país. Essa juíza é uma tosca e uma múmia hein!? Que ódio! Não adianta a Xuxa querer esconder sua podridão como prostituta. Porque a juíza não condena e coloca na cadeia Walter Hugo Khouri, diretor do filme Amor Estranho Amor por fazer cenas de pedofilia na cara de toda a nação?

  24. A palavra é : ridículo!

    Se estiver interessado em achar qualquer conteúdo "daquelazinha", vou buscar em outros sites, e vou encontrar! Processar o Google não resolve nada!

  25. É uma pena que na sua argumentação, Ricardo Fraga, você não desenvolveu coisa alguma. Apenas manifestou indignação e desqualificação do judiciário. Enquanto leitor, considero que sua contribuição no texto foi nula

    • Este post é informativo.

      A idéia ao manifestar, de maneira simples, a minha opinião no final, era exatamente permitir que nossos leitores discutissem sobre o desenrolar dos fatos.

      Um post, no GD ou qualquer outro blog/site, não tem que ser necessariamente opinativo.

  26. Testei aqui e vi que os resultados da busca por "xuxa pedófila" no Bing aparecem vários links parecidos da busca no google. Então porque será que a Xuxa não processa o Bing???

    Teoria da conspiração:

    Bing é da Microsoft. A Microsoft apoia a candidatura do PSDB, porque é contra a posição do PT com relação ao Software Livre. Como a Globo é anti-petista e a Xuxa é funcionária global, logo a Xuxa não processa o Bing.

  27. o que esse advogado da xuxa falo chega a ser anti-constitucional. Além disso, dá para ver, só pela declaração dele, que ele não sabe de nada em relação ao funcionamento da web, e de quem a move. 8)

  28. Desculpe mas, se eu entendi direito, por esse trecho aqui

    "pedido de tutela antecipada para determinar que o Réu se abstenha de disponibilizar aos seus usuários, no seu site de buscas Google, quaisquer resultados/links na hipótese de utilização dos critério de busca 'Xuxa', 'pedófila', 'Xuxa Meneghel', ou qualquer grafia que se assemelhe a estas, isoladamente ou conjuntamente, com ou sem aspas"

    buscas com a palavra "pedófila" também não podem ser disponibilizados.

    Ou seja: se alguém fizer uma busca por mulheres pedófilas, casos conhecidos, formas de tratamento, etc, não vai ter retorno do site de busca, já que é feito o uso da palavra pedófila isoladamente.

  29. O mundo cada vez mais verá estas tentativas do poder econômico das marcas tentando censurar um bem público que hoje é a informação. Xoxa…, informe-se pois há estratégias web melhores do que chamar um advogado, não estamos mais em um mundo opaco, controlado por duas emissoras ;-).

  30. Porque será que ninguém fala que ela fez um filme com um menor? Porque esta proteção toda em cima da Xuxa? Será que ela gostaria de ver a filha dela fazendo cenas eróticas com um cara?

    • Pois é, ela tinha só 16 anos quando fez o filme. Os pais dela apoiaram a prostituição da filha. Ela deveria processar os pais por fazer ela de p… de pornô xanxada.

  31. Quem procura por Xuxa + pedofilia muito provavelmente já sabe sobre o filme. Se não encontrar o resultado esperado pelo Google, vai procurar em outro site de busca ou no submundo dos P2P.

    Graças a essa ação contra o Google, muita gente que não sabia sobre esse passado sombrio da "rainha dos baixinhos" agora deve estar assistindo ao filme que ela gostaria que fosse esquecido.

  32. Infelizmente o resultado deve ter sido escrito em máquina de escrever.. Esse pessoal da Justiça Não sabe nada de internet. Putz, será que é tão difícil entender como as coisas funcionam? Vergonhaalheia…

  33. Que ridiculo isso. Se ela nao quer que aparecam resultados dela naquele filme de pedofilia com aquele garoto, ela que nao fizesse o filme. A juiza querida mandou tirar do google so porque a Xuxa, eh famosa, tem uma grana interminavel, porque se fosse um joao ninguem a historia seria diferente, o joao ninguem nao tem grana pra nada e o sonho dele seria ganhar 20 mil reias se alguem acessasse o nome dele no google. A xuxa ta querendo apagar o passado, passado de sujeira e imundice pra chegar onde ela ta agora. Alias aquele filme eh imaginario, ela nao eh pedofila e nao fez sexo com aquele garoto no filme, nao gnt tudo isso nao existe, foi criacao do diabo rsrsrs

  34. Olá,

    Pessoal com a questão referente ao Google e Xuxa!

    É notável que em termos de tecnologia o Brasil é atrasado e as pessoas são acostumadas a usar o computador acessando repetidamente as mesmas informações "ou seja não sabem o que realmente estão a fazer", aprendem o básico.

    O Google, Bing "microsoft", são buscadores e indexadores de informações. Basta você perguntar e o sistema acha para você "facilita".

    Resta saber agora se a Xuxa irá processar também a Microsoft. Ai meu amigo o bicho vai pegar.

    Eu acho que a Xuxa deve deixar para lá afinal todos temos nossos problemas e porque não dizer passado e isso é da vida você apaga para alguns mas não para a vida toda.

    Xuxa esqueça isso ! e igual a tudo no mundo da fama vai passar.

  35. O Brasil corre o sério risco de entrar no selecto grupo de países que censuram a Internet. Assim como perdemos a http://www.cnn.com.br iremos em breve perder o Google, pois o mesmo abandonou a China.
    Deveríamos ter uma lei de arquivo morto, igual nos E.U.A, aí a Historia seria outra.

  36. Tá bom… a xuxa não tem nada a ver com pedofilia, concordo!
    Mas tem culpa sim em algumas coisas! E aquelas roupinhas das paquitas e as dela eram o quê?
    Anyway… qualquer um queira rever a atuaçao dela naquele filme (tosco, por sinal) é só buscar nas redes de torrent! Ela que não se faça de santa que não cola mais!!!!

  37. Eu acho o seguinte, o Google deveria fazer isso com todas as personalidades brasileiras, desindexar todos os nomes de gente famosa do Brasil como uma forma de protesto com aquela famosa frase: "Sua busca não retornou resultado" ou abandonar provisoriamente o Brasil como forma de protesto.

  38. Eu vejo que o Google deveria como protesto sair do Brasil assim como fez na China, aí cairia a ficha do país e seria comparado a grandes ditaduras que censuram a internet, o governo passaria vergonha mundial.

  39. O Google deveria em protesto sair do Brasil igual fez com a China, assim o mundo veria como é nosso país de verdade.

  40. Simplesmente fazendo isso a credibilidade nas informações apresentadas pelas pesquisa no Google cairão, mas fazer oq, eh certo q expor uma pessoa dessa maneira não é adequado, todos cometem erros e nem por isso devemos ser massacrados pelos erros cometidos, mas censurar o Google ai eh piada.

  41. Como se o Google fosse responsável pelos nossos problemas. É cada uma!!
    "Se fosse fácil assim pedofilia na internet não existia, é só pedir pro Google que ele bloqueia tudo". Fala serio!!!

    Queria ver ela anotar os endereços dos milhões de sites relacionado ao conteúdo mandar excluir um-por-um.
    Se o Google quisesse processava ela… como a justiça no Brasil funciona pra quem tem mais dinheiro ela iria se lascar!!!!:@

  42. Não, a justiça não desconhece completamente o mundo tecnológico.

    A justiça desconhece completamente qualquer mundo que não seja o seu.

    A brasileira, naturalmente.

  43. Engraçado né.A pessoa faz filme erótico,posa pelada e agora quer dar uma de puritana?Se ela não quisesse passar por esse tipo de desconforto porque ela fez?Deveria ter pensado primeiro antes de fazer.Tá certo que ela jamais imaginaria que naquela época fosse existir internet um dia..Mas o que me chama atenção é a pessoa fazer determinadas coisas na vida dela e depois dar uma de certinha.Sou contra isso.

  44. A google não pode se responsabilizar por tudo de ruim que possui na internet.A google é prestadora de serviço.

Comente!