Google desenvolve piloto automático para carros

Embora o Google seja visto pelas pessoas como o dono do melhor mecanismo de pesquisa da internet, os planos da gigante de Mountain View vão muito além da internet e mostram ambições inovadoras que podem ser até uma surpresa para aqueles que acompanham a empresa em seu dia-a-dia.


Em um anúncio feito neste sábado, Sebastian Thrun, Engenheiro de Software no Google, revelou detalhes de um projeto pioneiro de “piloto automático” no qual tem permitido que uma frota de carros do Google possa se auto dirigir. Por um questão de fato (nenhuma notícia de carro batido ou algo assim), os testes iniciais provaram ser um sucesso.

Aparentemente, o Google contratou uma equipe de engenheiros experientes da DARPA Challenges – um premiado condutor de veículo financiado pela Defense Advanced Research Projects Agency, que faz parte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos – para trabalhar e desenvolver a tecnologia.

“Nós temos desenvolvido uma tecnologia para os carros que podem se auto-dirigir. Nossos carros, automatizados e tripulados por operadores treinados, podem partir do nosso campus em Mountain View para o nosso escritório de Santa Mônica, em Hollywood Boulevard. Em resumo, nossos carros podem se auto-conduzir e já têm registrado mais de 140.000 milhas (aproximadamente 225.000 Km). Esta é a nossa primeira pesquisa em robótica”.

“Nossos carros automatizados usam câmeras de vídeo, sensores de radar e um telêmetro a laser para ‘ver’ outros veículos, bem como mapas detalhados (que coletamos com veículos conduzidos manualmente [Street View?]) para navegar na estrada. Isso tudo é possível graças a centros de dados do Google, que pode processar uma enorme quantidade de informações recolhidas pelos nossos carros enquanto mapeamos o terreno” explicou o Googler.

Algumas semanas atrás, Eric Schmidt, CEO do Google, fez uma citação durante o evento “TechCrunch Disrupt” na qual revelava silenciosamente a sua visão sobre a tecnologia: “Seu carro devia se auto-dirigir. É um erro que os carros tenham sido inventados antes dos computadores”.

Infográfico – Veja como funciona a tecnologia

Traduzido com a ajuda do Eduardo Miranda (Obrigado!)

Carro do Google em rodovia nos EUA

Sem identificação externa, o carro do Google com auto-condução é visto na Rodovia 101, em Mountain View, na Califórnia.

Google demonstra a tecnologia em vídeo

Repare que a o sistema de auto-condução é capaz de identificar paradas no carro à frente, o que pode ser simplesmente trânsito ou um cruzamento. Em outras palavras, o Google está próximo de descontinuar a necessidade de existir motoristas. :-)

Atualização: Parece que alguém já tinha visto o carro no ano passado.

Fotos: New York Times, Gawker – Infográfico: New York Times

20 Replies to “Google desenvolve piloto automático para carros

  1. Rapaz, impressionante, agora sim o google está realmente rumo a dominação mundial. Impressionante mesmo. Imagine carros inteligente assim em uma metrópole calculando o caminha mais rápido e menos congestionado para se chegar a algum lugar, teremos até um trânsito mais responsável sem tantos acidentes.

  2. Quando estive lá na sede da Google em Mountain View mês passado não vi nenhum desses, só as bikes coloridas mesmo!

  3. Nossa que incrível, pro Google nada é impossível hein! acho que no futuro vamos ter tecnologia do Google em tudo, imagine seu carro, sua geladeira, sua casa, enfim tudo.

  4. Com esse piloto automático o Google realmente quer registrar as favelas do RJ sem correr o risco de perder vidas. Grande Google!

  5. Isso já existe! E é bem mais seguro e nem precisa dessas cameras e se chama Trem

  6. A idéia é incrível, mesmo! Ainda mais com todos os recursos que eles dispôe, graças aos dados coletados por tanto tempo…
    Mas isso é permitido pela lei? Simplesmente largar um carro "sem piloto" andando a 100 por hora na estrada?!

  7. Bem legal, agora quem trabalha aqui em SP na região da Paulista pode ir de carro e estacionar em sua própria casa, se gastar uma fortuna com estacionamento.rs

  8. Realmente, uma dúvida curiosa, isso é permitido por lei? Chega a ser bizarro. Apesar de eu não acreditar que isso vá impedir alguma coisa, é uma duvida engraçada. Mas realmente, o Google me surpreende cada vez mais. Isso será uma evolução e tanto. Já posso ter minha visão futurística de carros voando por aí? hehehe, melhor não.

Comente!