Startup demonstra motor de pesquisa que prevê o futuro

A startup chamada Recorded Future desenvolveu uma ferramenta que analisa dados em tempo real da internet para encontrar pistas do que vai acontecer no futuro. A ferramenta de pesquisa compila os resultados em um cronograma que se estende para o futuro, assim como no passado.

Com apenas 18 meses de existência, a empresa ganhou a atenção da mídia após receber dinheiro do Google e da CIA. Agora, a empresa oferece um vislumbre de como a tecnologia funciona.


Os motores de busca convencionais, como o Google, usam linkspara classificar e conectar diferentes páginas da web. O software que prevê o futuro vai um nível mais profundo, analisando o conteúdo das páginas para acompanhar as conexões “invisíveis” entre pessoas, lugares e eventos descritos online.

“Isso torna procurar padrões específicos, como um produto aguardado da Apple em um futuro próximo, ou para identificar quando uma empresa planeja investir ou expandir para a Índia”, diz Christopher Ahlberg, fundador da empresa sediada em Boston.

A busca de informações sobre a empresa farmacêutica Merck, por exemplo, gera uma linha do tempo mostrando não apenas notícias recentes sobre os ganhos, mas também os vários testes de drogas serão registradas na site clinicaltrials.gov nos próximos anos. Outra pesquisa revelou que informações de várias agências de notícias podem prever quando o Facebook irá fazer sua oferta pública.

Tradução Livre do Technology Review

4 Replies to “Startup demonstra motor de pesquisa que prevê o futuro

  1. Este buscador me pareceu uma loucura aos meus olhos,

    E pelo visto está sendo bastante acediado, se até mesmo a CIA procurou este serviço, então quer dizer que o negócio é sério!

    Ainda vamos ver um grande reboliço sobre este assunto, pode apostar!

  2. Acho que prever o futuro é uma coisa muito Heroes para ser dita assim, talvez esse programa faz uma previsão quase exata do que pode acontecer, de acordo com a ligação de certa empresa com certos sites e desenvolvedores. Foi o que me veio na cabeça quando li "A busca de informações sobre a empresa farmacêutica Merck, por exemplo, gera uma linha do tempo mostrando não apenas notícias recentes sobre os ganhos, mas também os vários testes de drogas serão registradas na site clinicaltrials.gov nos próximos anos." Acredito que esse site, clinicaltrials.gov, faça certas verificações com certas frequências e em certas empresas. Tudo o que o programa faz, acredito eu, seja compilar esses dados e prever com muita exatidão o desempenho da empresa farmacêutica Merck no site clinicaltrials.gov.

    Mas enfim, isso é só coisa minha, não sou programador (mas quem sabe um dia…) e nem sei o que se passa no código fonte dessa ferramenta.

Comente!