Este foi mais um sábado tumultuado para os usuários do Orkut. Comunidades criadas na rede social do Google começaram a espalhar links encurtados que direcionavam os usuários à uma cópia da página de autenticação do serviço. Ao digitar suas informações, os dados dos usuários eram capturados. Uma das comunidades que iniciou a disseminação do link foi a LUTO – TIRIRICA [ETERNO], que supostamente anunciava o falecimento do humorista.
Diferente do caso da semana passada, quando uma brecha de segurança foi explorada por usuários da rede, desta vez os usuário mal intencionados contavam apenas com a falta de informação e atenção dos usuários.
Logo em seguida, outras comunidades também começaram a espalhar o link, como a Não DELETE meu Orkut ! OFICIAL e RECADASTRE O SEU ORKUT AGORA !.
Vale ressaltar que, no caso das últimas duas comunidades, há uma referência a uma corrente de e-mails, na qual é divulgada a informação de que o Orkut está desativando perfis de usuários que não acessam mais o serviço e solicitando o recadastramento. Ratifico: o Google não desativará o perfil de qualquer usuário, independente do fato de o mesmo ser ou não ativo.
A única coisa que posso sugerir é que os usuários não cliquem em qualquer link destas comunidades.
A assessoria de imprensa do Google não foi encontrada para comentar a questão.
Atualização 21h52 – As comunidades denunciadas neste post foram excluídas do Orkut. Mas lembramos que outras comunidades, de donos diferentes, ainda podem estar ativas e espalhando links fraudulentos. Ao que tudo indica, o dono das comunidas listadas acima teve seu perfil excluído pelo Orkut.
8 comments
E Veja quantos membros tem! Depois do goo.gl ficou mais fácil deles praticarem isso! E tem muita gente que eu conheço fazendo isso, tento avisar mas não dá pra avisar todos! :/
Notem… O usuario criador das comunidades é sempre o mesmo… Porque não resolvem isso banindo esse usuario? Falta de interesse dos resposáveis por manter o serviço em bom estado é imensa
E o Google que disse que o goo.gl já analisava os links e prevenia o pishing hein…
Mas ele analisa.
O que ocorre é que, para o Google marcar um site como sendo de phishing, há a necessidade de os usuários o denunciarem como tal.
Assim sendo, após a denúncia de vários usuários, as URLs utilizadas nas comunidades foram desativadas pela empresa.
Apenas para deixar claro, o procedimento adotado pelo Google no caso do goo.gl, é o mesmo adotado pelo bit.ly ou migre.me. Os encurtadores necessitam da denúncia de seus usuários para poder tratar e corrigir possíveis problemas como o ocorrido hoje. :)
O Orkut está recheado de comunidades como essas.
Fui olhar a descrição da comunidade "LUTO – TIRIRICA [ETERNO]" e vi o link que "mostrava" as fotos da morte, local, etc; ao clicar percebi que o link pedia o login e senha do Orkut e logo desconfiei.
Um pouco mais de informações aqui: http://bit.ly/aUDS7E
E isso é fraude, cuidado!!
Avisei as minhas sobrinhas (uma delas tinha "me passado" a bandeirinha do Brasil) sobre isso. Pedi que elas trocassem a senha tanto do Orkut como do e-mail (hotmail).
Se alguém com mais de 18 anos cai nessa é pq é muito desatento. (digo 18, pq é uma idade bem avançada para perceber essas coisas).
Sempre que poso tento avisá-las para não clicar em links nem acreditar nessas historinhas, mas elas, com 12 e 13 anos, ainda, graças a Deus, não vê maldade em tudo e acaba acreditando.
Ainda bem que o Google já tirou essas comunidades do ar, eu mesma denunciei todas e o perfil do criador, que por sinal tinha erros de ortografia grotescos numa frase de status antiga).
Se as pessoas procurassem ler mais, se informar mais, não teria esse tipo de problema.
E já disse bem claro a elas, que se elas só continuariam a acreditar nesses "scraps-correntes" se elas fossem burras. Espero que tenham entendido o recado. rsrsrs