Linha Defensiva colocará os usuários do Google em risco

20
128

O site Linha Defensiva, conhecido por investigar falhas de segurança e avisar a equipe responsável das empresas, anunciou que irá abrir uma exceção em sua política editorial após os ataques que afetaram o Orkut e YouTube neste final de semana.

“A partir da publicação deste editorial, a Linha Defensiva passará a dar prioridade aos valores jornalísticos em detrimento da preocupação com a segurança dos usuários de serviços do Google, como Orkut, Gmail, YouTube, entre outros” anunciou nesta madrugada a equipe da revista eletrônica.


Na prática, a mudança significa que qualquer vulnerabilidade envolvendo os produtos do Google, e na qual o site tiver contato, será imediatamente divulgada sem antes comunicar a empresa Google. Com essa atitude, o site Linha Defensiva escolhe a opção de colocar todos os usuários do Google em risco, esquecendo seus valores próprios de segurança para incentivar o transtorno online.

*Artigo editado às 07h05.

20 COMENTÁRIOS

  1. "O Google Discovery, o maior blog independente sobre Google em português"

    iéééééé!!! Quero ver o pau entre o Google Discovery e o Under Google comendo solto!! iéééé

    :p

  2. Porque nao exibem os fatos reais e deixam de tentar moldar a opniao alheia? Porque, antes de divulgar notas como essas, nao citam que foi devido à demora no setor medíocre de relacionamento com aqueles que procuraram melhorar os servicoes de vcs que a Linha Defensiva decidiu tomar tal postura. Falta lucidez em seus argumentos, disculpe-me.

    • Olá Felipe, o artigo do Linha Defensiva está linkado no texto. O leitor tem liberdade de ir visitar e ler o texto de vocês.

  3. Nossa, o Google deve estar tão preocupado com isso… Jesus, vão arrumar o que fazer vão.

  4. Eu acho que o Linha Defensiva ficou brabinho porque alguém chegou na frente deles informando a falha de segurança. Por acaso só eles tem direito de reportar erros? E os reportados têm obrigação de responder o email, se a casa está caindo e toda a internet já sabe?

    Sinceramente, espero que o GoogleDiscovery nunca se acometa desta arrogância jornalística que muitos sites e "blogueiros" assumem depois que ganham certo número de seguidores e se acham a cereja do bolo. Informações na internet se conseguem por meio de uma rede de trabalho colaborativo, e não fazendo chantagens infantis, e querendo aparecer mais do que os outros.

    Espero que o pessoal do Linha Defensiva esteja lendo isso, pois eles não têm sequer a decência de abrir um espaço para comentários dos leitores. E eu não faço parte da equipe do GD, bem entendido.

  5. Dá uma chupeta pro pessoal do Linha Defensiva, senão eles irão chorar que o Google não deu atenção para eles!

    KKKKKKKKKKKK

  6. Se o Linha Defensiva realmente adotar esse tipo de atitude,
    eles vão demonstrar o seguinte:
    1- não respeitam a comunidade de usuários de serviços do google
    nem preciso explicar essa

    2- não compreendem matemática
    Eles desejam um engenheiro de segurança para quantos milhões de usuários? Qualquer número maior que 1 é absurdamente grande.

    3- não sabem o que é programação
    Se tudo fosse fácil de implementar não haveriam bugs.
    Quando se pretende resolver um problema, a solução deve ser testada para não criar outras piores.
    Isso toma tempo.

    4- não tem noção a mínima noção do tamanho e da arquitetura de um serviço GG (Google Global )
    Os serviços e produtos do Google funcionam a nível mundial, e logicamente
    toda a logística de manutenção é exponencialmente mais difícil que ficar escrevendo blogzinho por aí.

    5- despreparo emocional ao lidar com situações críticas
    Esse tipo de atitude que eles anunciaram parece muito com a daquele tipo de pessoa mimada que vive reclamando quando ninguém faz o que ele quer.
    Será que eles preferem que os googlers trabalhem pra corrigir o problema ou que eles parem para redijir cartinha de muito obrigado ?

    Ainda bem que eles não buscam falha de segurança em carros.
    Senão os ladrões de carro estariam rindo adoidado.

  7. Lendo este post e os RTs, é isso que entendo: "Salvem-se quem puder! O site Linha Defensiva irá divulgar falhas dos serviços do Google para que explorem e infectem os usuários! Corram para as colinas!".

    – O Linha Defensiva não é um packetstorm, não estamos divulgando como explorar as falhas. O LD é um dos sites que tem a finalidade de informar os usuários, da mesma forma que o seguinte post deste site: "Bug no Orkut afeta milhares de usuários [atualizado]". A informação foi divulgada antes da falha ser corrigida. Isso é informar com a finalidade de ajudar (prevenindo ou corrigindo).
    – Linha Defensiva não está preocupado em "como os serviços do Google estão preocupados para com os usuários", já que, diante dos acontecimentos da última semana, se vê que a empresa não preza pela segurança dos usuários. Subentende-se por este post que o Linha Defensiva não está preocupado "com os usuários". Intepretação fail.
    – Tem usuários apoiando, uns imaginando situações (monopólio de informações?) e outros debochando. Os que debocham provavelmente ainda não tiveram um problema grave em decorrência de uma falha comunicada ao Google (ou qualquer outra empresa) e não corrigida. No dia que tiverem provavelmente pensariam: "Se tivessem me avisado antes, eu teria mais cuidado" ou "Essa empresa poderia ter feito algo para nossa segurança". O descaso que a empresa possui para com os usuários (usuááários, e não para com quem notifica as falhas) foi o motivo de tal editorial.
    – Gostaria de saber como você pensa a respeito deste descaso do Google, pois o que vi no post é apenas uma interpretação falha de uma notícia de outro site. Será que o Google é uma 'empresa fantástica' que não possui falhas? Muita interpretação e pouco ponto de vista.
    – Não vim com o intuito de tornar a questão polêmica (mais do que já tornaram), mas apenas dizer que houve uma má interpretação. Com isso espero que os leitores deste site também não interpretem da mesma forma errônea. PS.: Existe um espaço para os leitores comentarem, e é um link chamado "Comentários" no fim do editorial.

  8. Sou a favor da Linha Defensiva, há muito que leio as notícias deles e participo do fórum, eu fui lá e li o texto e concordo com a Linha Defensiva de publicar as falhas sem notificar a empresa.
    Do meu ponto de vista o Orkut já não é tudo aquilo que foi 3 anos atrás, hoje em dia tem muitas falhas e brechas de segurança, além de estar se tornando uma rede social muito confusa. Já larguei mão do Orkut e fui para o Facebook, espero que a Google dê mais atenção a esta ferramenta que muito ajudou na expansão da empresa aqui no Brasil.

Comente!