Desde seu lançamento, no início de fevereiro, o Google Buzz vem gerando muitas discussões entre seus utilizadores.
Talvez a principal delas seja sobre a sua utilidade. Ao mesmo tempo que muitos usuários não conseguem encontrar uma utilidade para o serviço, outros fazem uso dele como um agregador de redes sociais, compartilhando com seus seguidores notícias de blogs, Twitter, atualizações do Picasa Web e as preferência do YouTube.
Com a possibilidade de se publicar, em um único lugar, informações das mais variadas fontes, o Buzz acabou imputando, aos usuários, um grande dilema: pagar pela omissão de algumas fontes, ou correr o risco de inundar seus seguidores com informações duplicadas?
O melhor exemplo sobre a duplicidade de conteúdo ocorre com usuários do Twitter. Muitos dos seguidos por mim no Buzz também são seguidos no Twitter. No caso de eles quererem compartilhar novamente suas twittadas no Buzz, eu seria obrigado a ler o conteúdo duas vezes.
Muitos usuários, assim como eu e alguns amigos, optaram por não compartilhar, no Buzz, os tweets. No meu caso, que publico uma média de 100 tweets por dia, meus seguidores seriam inundados por informações muitas vezes desnecessárias. Afinal, nem tudo o que eu twitto é interessante, diferente do conteúdo compartilhado por mim via Google Reader, que é mais selecionado.
Como este problema gerou um buzz bem negativo, o Google decidiu resolver a questão, adicionando a possibilidade de os usuários decidirem quais fontes de informação irão seguir de cada um de seus amigos.
Há basicamente duas maneiras de selecionar o que seguir de cada usuário.
A primeira, e mais simples, é através da própria postagem. Clicando na setinha para baixo, ao lado de Comentar, o Google Buzz passa a exibir a seguinte mensagem: Ignorar postagens de nome_do_compartilhamento enviadas por nome_do_usuário.
A segunda, e mais completa, é através do perfil do próprio usuário, que pode ser acessado clicando em seu nome. Ao acessá-lo, o usuário poderá escolher, na lista Sites conectados, quais conteúdos quer receber. Para deixar de seguir um dos compartilhamentos, basta clicar em Ignorar. Para desfazer tal opção, basta clicar em Parar de ignorar.
Eu achei sensacional a novidades. Como puderam ver, optei por não ler os tweets do Ghedin no Buzz. :p
E vocês, o que acharam? O que gostariam que fosse melhorado no Google Buzz?
3 comments
Também gostei muito desse novo recurso no Buzz. Passo muito tempo lendo e compartilhando com meu amigos e tenho no Buzz minha principal ferramenta de disseminação de conteúdo. Tudo que compartilho no Buzz é ecoado para minhas outras redes sociais. Para isso uso algumas "gambiarras" de terceiros. Bem que a Google poderia disponibilizar algo nativo só pra isso!
No google buzz o filtro de conteúdo provavelmente vai ser bem aceito, essa implementação é muito importante!