Roubo de comunidades gera caos no Orkut

22
85

Desde o seu lançamento, o Orkut vive entre o amor e o ódio de seus usuários. Por tratar-se da rede social mais utilizada no país, qualquer novidade, instabilidade ou vulnerabilidade no serviço impacta diretamente milhões de brasileiros.

Já não bastasse todas as polêmicas envolvendo a falta de privacidade, roubo de perfis, processos por ofensas, injúrias e difamações, o Orkut se meteu em mais uma encrenca.


No último domingo, começaram a pipocar, no fórum de ajuda do serviço, dezenas e dezenas de relatos dos usuários de que comunidades estavam sendo roubadas. Uma delas, por mais incrível que possa parecer, foi a Stanford University, de propriedade de ninguém menos que Orkut Buyukkokten. Não, você não se enganou. A comunidade roubada é do criador do Orkut, mas já foi devolvida.

Até pouco antes de este post ser publicado, o tópico no fórum recebeu nada menos que 575 interações dos usuários. Nele, há relatos desesperados de usuários que alegam ter excluído varias de suas comunidades com o receio de as mesmas serem roubadas pelos hackers. Há, também, a URL de centenas de comunidades que foram apropriadas de maneira indevida pelos usuários mal-intencionados.

Em uma rápida olhada no tópico, a única interação feita por um funcionário da empresa chamado Rodrigo, dentre as quase 600 visíveis, foi ainda no domingo, cujo conteúdo foi: “Oi pessoal, Já estamos investigando. Obrigado pelo aviso, Rodrigo”. Depois desta interação, o silêncio da empresa reinou.

Hoje, ao ser questionada pelo Google Discovery, a empresa se limitou a dizer que “o time de desenvolvimento do Orkut detectou uma falha que permitia a usuários mal-intencionados sequestrar comunidades do Orkut (ou seja, transformar-se em dono). Esse defeito já foi consertado, e as comunidades serão devolvidas a seus respectivos donos nos próximos dias”.

Não preciso dizer que a resposta oficial da empresa tenta tapar o sol com uma peneira. Ela simplesmente não dá maiores satisfações aos donos das comunidades, os reais prejudicados com a vulnerabilidade do serviço.

Algumas perguntas ficaram no ar:

  • O que foi, na prática, a tal falha?
  • Quando ela foi corrigida?
  • Quantas comunidades foram afetadas/roubadas?
  • O que acontecerá com os usuários mal-intencionados?

Tendo em vista a grandeza da rede social, a estrutura e tecnologia ao alcance da empresa, e a qualidade técnica de seus funcionários, fatos como este são inaceitáveis e inadmissíveis, ainda mais nas proporções que ocorreram desta vez.

Falhas ocorrem. Como dizemos com frequência no Brasil, “errar é humano”.

Mas esta não foi a primeira vez, e provavelmente não será a última, que falhas graves de segurança são descobertas no Orkut.

22 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Ricardo

    Realmente, o Orkut não tem mais solução.
    Ainda mantenho minha conta por causa de amigos que estão longe, mas estou pensando em excluí-la desde março, mais ou menos. O interessante é que fico pensando, pensando e não consigo desativá-la. Talvez, pelo fato citado acima.
    Qualquer dia desses tomo coragem!
    Fico sabendo de cada coisa do orkut de arrepiar os cabelos. Tenho uma pergunta: por que o (a) Google não usa os mesmo critérios do Blogger? Se usa, por que nunca fiquei sabendo que excluíram a conta de usuários desse tipo?

    Abraços

  2. Olá, Ricardo

    Acho que deu falha no primeiro comentário.
    Se não foi o caso, desconsidere esse.

    Eu mantenho a minha conta no orkut apenas para não perder contato com um pessoal que está longe. E ponto!
    Realmente, não vejo mais a menor graça. Qualquer dia tomo coragem e excluo a conta.

    Pergunta: O Orkut não é da Google? Por que não usam a mesma política adota no Blogger? Pelo menos nunca fiquei sabendo de que alguém que tivesse a conta excluída.

    Abraços

  3. Aqui tem uma lista com as comunidades mais importantes que foram roubadas http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=29755&a

    o takeback não funciona se o ladrão banir os co-proprietários e adicionar novos ao gosto dele, o que torna a opção de co-propriedade uma grande furada!

    é uma pena ver que o orkut esteja preocupado em criar "novidades" desnecessárias e não procurar corrigir problemas antigos, que são inúmeros. Além de não dar opções de novos recursos, mas sim de imposições.

    Quem não sabe que grande parte da interação do orkut são as comunidades criativas que geram comentários em qualquer ambiente fora da rede.
    Pois o orkut nem se quer manda uma mensagem ao usuário dizendo que ele foi bloqueado ou expulso de X comunidade. Lamentável.

  4. É isso ae Dona Geo, o orkut cria cada coisa inútil e nem se preocupa em ‘terminar’ as coias incompletas que estão em uso a mais tempo.

    O negócio é contratar os programadores fodas, tipo.. bom, ainda não conheço ninguém kk daqui 2 anos chamael orkut!

  5. Para mim, apesar das falhas, o Orkut tá cada vez melhor com as inovações. Ficou com um visual mais elegante e tem mais funcionalidade. Eu, na verdade, o uso mais para debater nas comunidades

  6. Quando que o Orkut vai ficar sem falhas?, tento ficar no menos de comunidades possíveis, direto alguma delas mudam de nomes, outra coisa, parei a muito tempo de participar de comunidades, por causa de membros que não sabem respeitar ninguém. Pelo menos melhoras estão vindo, e esses membros chatos não estão gostando, espero que eles deletem seus Orkuts e não façam contam e mais nenhuma rede social. xD

  7. Até onde eu sei não é mais possível mudar o nome da comunidade. Outra coisa, privacidade só pra quem não quer… Porque nas novas funcionalidades, você tem a opção de mandar mensagem privada ou mensagem para ser vista só pelos amigos ou então para todos.

    Se eu mando um recado para ser visto pelos meus amigos, nada mais justo que eles fiquem sabendo dele, por isso a atualização na página inicial, mas se mando privado, obvio que só os escolhidos verão os recados. Não consigo ver, sinceramente, a falta de privacidade que tanto batem a tecla dizerem…:|

    Um abraço.
    :D

  8. É exatamente o contrário Ramon. Conheço dos engenheiros do Google que me afirmaram que o Orkut caminha para deixar de ser beta.

    ———-

    Cláudio, se você entrar em comunidades bem moderadas nada disso ocorre (e, como disseram, não é mais possível mudar o nome dos fóruns).

    Para mim, como coloquei antes, o Orkut tá cada vez melhor. O Twitter é ridículo (quem quer microblogagem de respeito deve ir ao Tumblr) e o FB é mais parado que enterro de indigente (é só uma modinha entre gente "in").

  9. Orkut é para a massa, não tem como colocar politicas mais duras como no Blogger, até porque o Blogger é algo mundial e o Orkut é mais Brasil, apesar de ainda fazer sucesso na India, o que está acabando, já que o Facebook parece que já tá tomando o lugar.

  10. Duvido. O FB é uma rede social muito tosca. O povo faz um perfil ali e some. Não há interação (por isso faz sucesso entre gringos morgados).

  11. Não concordo com você Thiago,
    Utilizo facebook a anos, isso antes dele ter essa fama no Brasil.
    E não acho ele inferior ao orkut, pelo contrário, acho ele muito mais organizado.
    Até porque essa nova cara do orkut ta horrivel vamos falar a verdade.
    Estragou tudo, você tem até medo de digitar algo e não saber pra quem está indo a msg.

  12. Pois eu acho exatamente o contrário, a nova cara do Orkut está esteticamente elegante e bem funcional. Agora é que sabemos mesmo para onde vai a mensagem com a nova função "grupos" (que foi uma grande sacada).

  13. Pois estou adorando a nova cara do Orkut. Agora mando facilmente um recado para meus familiares ou meus alunos de uma vez só. Fiquei no FB duas semanas e depois exclui meu perfil (naquela modalidade que exclui tudo mesmo), ele é um saco, sem interação nenhuma e, por isso mesmo, faz sucesso entre povos sem graça.

  14. A própria comunidade Stanford University (de quem é proprietário o Orkut Buyukkokten) foi roubada. Depois de esperar dois anos para ser incluído (ela é moderada) o fato do roubo e depois devolução fui aceito. rsrsrs

Comente!