Google Tradutor ganha nova interface

Melhorar e inovar. Estas parecem ser as palavras de ordem do Google. Os leitores assíduos do Google Discovery têm visto, ao longo dos últimos meses, a quantidade e qualidade das novidades implementadas pelo Google em seus produtos e serviços. Elas vão desde pequenas melhorias de interface, até a reformulação total de um serviço, como ocorreu com o Search.

O produto da vez foi o Google Tradutor, que acaba de ganhar uma repaginada total (merecida, diga-se de passagem). O Tradutor, que tem uma notória qualidade técnica, carecia há muito tempo de uma interface mais robusta, intuitiva e elegante.


Na tela principal do tradutor, o usuário tem a possibilidade de digitar/colar qualquer texto, e obter a tradução em tempo real do mesmo. Da mesma maneira que ocorria antes, o usuário pode definir o idioma de entrada, ou deixar que o próprio serviço o identifique.

Clicando nas opções Do e Para o, no lugar da gigante listagem de idiomas, aparece um simpático menu, no qual é apresentada em colunas as opções de idiomas de origem e destino.

Caso o usuário clique na opção traduza um documento, no lugar da caixa de texto aparecerá a opção de o usuário selecionar o documento a ser traduzido. Após selecioná-lo e clicar em Traduzir (a tradução não ocorre de maneira automática), uma nova guia será aberta com o resultado da tradução.

Além disso, a empresa elaborou uma página especial, na qual lista aos usuários todas as possibilidades de utilizar o valioso serviço de tradução da empresa. Nela, há todas as informações sobre a integração do Tradut com o Google Search, a integração com a barra de ferramentas para navegadores, a tradução de mensagens recebidas no Gmail, o site mobile e o aplicativo para Android, bem como ferramentas profissionais, comerciais e de desenvolvedor que utilizam a tecnologia da empresa.

O Tradutor pode ser acessado em http://translate.google.com.br. Se você quiser saber como o Google Tradutor funciona, clique aqui. Caso queira, o usuário também é convidado a acessar a página Partilhe a sua história e contar sua história com o serviço. Se a história for interessante, ela pode vir a ser publicada no blog do Tradutor. :)

Agradecimentos aos leitores Fabio Ferrante e vitor_np pela dica!

8 Replies to “Google Tradutor ganha nova interface

  1. Sensacional agora tem até o idioma Hindi que é da India. Certa vez fui traduzir um texto la´ no Google tradutor não tinha essa opção.
    Sobre a nova interface ficou excelente pois o texto fica na 1º dobra da pagina ao lado um do outro, isso causa uma melhora na velocidade da leitura.

  2. Aqui está congelando os navegadores. Chrome 5.0 e o e IE 8. Depois que congela o Gmail não abre mais as conversas. #FAIL.

  3. O mal é que o comportamento da página e as fontes (letras) utilizadas estão um caos.
    Estou usando o Chrome, o preferido do Google, e apresenta erros chatos. No texto traduzido, se coloco o mouse sobre, a página fica subindo e descendo sozinha. Não dando nem pra selecionar.
    E a formtação, ou a fonte, ou seja lá o que for, fez com que as linhas ficassem muito juntas, fica uma poluição tremenda.

    Tomara que consertem logo…

Comente!