Google implementa círculos sociais no Orkut

O Orkut já está no dia-a-dia dos brasileiros há 6 anos, desde que foi lançado em janeiro de 2004. A busca pela inovação na forma como os usuários interagem com seus amigos e a preocupação com a privacidade sempre pautaram a evolução da rede. A partir desta semana, o Orkut recebe uma funcionalidade que responde a um antigo e crescente desejo dos usuários de redes sociais: como organizar e definir os diversos círculos de amigos e conhecidos que tenho em meu perfil, compartilhando com eles apenas o que quero – do mesmo jeito que faço na vida fora da Internet?

“O Orkut segue forte em seu caminho de inovação, iniciado ano passado e agora com uma mudança completa de DNA que torna possível às pessoas conversarem de forma simples com seus diferentes grupos sociais, da mesma forma que fazem em sua vida off line”, afirma Victor Ribeiro, Diretor de Produtos do Google da América Latina. “Essas inovações, além de facilitar ainda mais a comunicação entre as pessoas, também deve fazer o usuário compartilhar cada vez mais, já que ele sabe exatamente quem terá acesso a seus updates”.


Agora, é possível tornar suas fotos da festa de Natal visíveis apenas para sua família (e não para seus colegas de trabalho), convidar as pessoas da faculdade para um happy-hour (e não a turma do futebol) ou ainda compartilhar seus vídeos de música prediletos apenas com seus amigos de gosto parecido.

Os algoritmos dos grupos “automágicos” do Orkut, em teste desde janeiro, vão sugerir grupos para cada usuário que podem ser confirmados individualmente na medida que fizerem sentido para os usuários. Além disso, também é possível que cada um forme seus próprios grupos, de acordo com seus interesses. Esta nova funcionalidade pretende dar ainda mais controle de privacidade ao usuário para compartilhar seus conteúdos, permitindo que ele saiba sempre com certeza quem está autorizado a ver e interagir com aquele conteúdo específico.

Scraps para várias pessoas

Agora você pode mandar scraps para seus amigos sem ter que sair da sua página inicial do orkut. E mais, você pode mandar um mesmo scrap para várias pessoas ao mesmo tempo, ou até mesmo para todos os seus amigos – isso mesmo, adeus “copiar e colar”!

Privacidade também em grupo

Você pode escolher a privacidade que quiser para seus recados. Por exemplo, você pode enviar um scrap privado para um grupo de 4 pessoas e somente essas 4 pessoas vão poder ver e responder ao seu scrap. Se eles responderem, vocês terão uma conversa em grupo completamente privada, visível apenas para você, seus 4 amigos e mais ninguém. Se preferir fazer mais barulho, você pode enviar um scrap visível para todos seus amigos, ou até mesmo público para qualquer pessoa do orkut. Quem escolhe é você.

Grupos de amigos

Para você interagir com seus grupos de amigos com muita facilidade, agora você pode abrí-los diretamente na sua página inicial. Seus grupos estarão sempre listados no topo da página, a um clique de distância. Quando você clicar em um grupo específico (por exemplo, “turma da faculdade”), você verá apenas as atualizações, fotos, vídeos e atividades das pessoas que fazem parte desse grupo. Se você quiser escrever algo para eles, a caixa onde escrevemos scraps já estará marcando essas pessoas como destinatários, e a mensagem já vai estar marcada como “privada” para que você tenha todo o conforto e a privacidade para falar e compartilhar as coisas que fazem sentido apenas com o grupo específico de amigos que você escolheu. E claro, se você preferir, você pode trocar essa privacidade antes de enviar a mensagem.

Às vezes, convidamos alguém do trabalho para uma festa em família, ou chamamos um colega da faculdade para jogar com a turma do basquete. Assim, nossos grupos às vezes se misturam. Por isso, mesmo que você tenha escolhido um grupo para enviar uma mensagem, você ainda pode facilmente adicionar ou remover quantas pessoas quiser em cada novo scrap.

Ah, e lembre-se de que seus grupos são somente seus, ninguém mais saberá o nome de seus grupos de amigos. Sempre que você enviar alguma coisa para um grupo, as pessoas vão saber quem mais pode ver essa mensagem, mas elas nunca vão saber o nome que você deu para esse grupo de pessoas dentro do seu orkut. Dessa forma, você pode mudar ou editar os seus grupos quando quiser e como quiser.

Grupos “automágicos”

Você até pode criar seus grupos manualmente mas, como você sabe, aqui no Google nós adoramos simplificar problemas difíceis para facilitar a vida das pessoas. Pensando nisso, criamos os grupos “automágicos”: o orkut vai sugerir automaticamente para você alguns grupos de amigos, e esses grupos sugeridos já vão estar prontos para você usar. Além disso, você pode editar os seus grupos a qualquer hora para dar um toque final e deixá-los como você quiser.

Como geralmente novas amizades vão aparecendo ao longo do tempo, o orkut também vai sugerir novos membros para os seus grupos ao longo do tempo, para que seus grupos fiquem sempre atualizados com o menor esforço possível.

Outras novidades e o que vem por aí

Aniversários: Também estamos melhorando a forma que os aniversariantes do dia aparecem na sua página, e você poderá enviar os seus parabéns sem ter que sair da sua página. Você também vai poder interagir com as outras pessoas que também estão enviando seus parabéns. Se a idéia for organizar uma festa surpresa, lembre-se de que você pode enviar um recado privado para seus amigos ;-)

Sugestões de Amigos: Estaremos sempre melhorando as sugestões de amigos que o orkut faz para você, e essas sugestões agora vão fazer parte das suas atualizações, descendo na sua página ao longo do dia, como qualquer outra atualização. Quando tivermos uma nova sugestão, ela aparecerá no topo novamente.

A Sorte do Dia e os Visitantes Recentes também aparecerão todos os dias como atividades, no topo da página, descendo a medida em que seus amigos façam outras atualizações.

Jogos e Aplicativos: dezenas de milhões de pessoas estão jogando e usando diversos aplicativos no orkut todos os dias. Em dois meses, mais de 6 milhões de pessoas criaram seu café no jogo CafeMania. 22 milhões de pessoas cuidam de suas fazendas no jogo ColheitaFeliz, e outras 14 milhões no MiniFazenda. Para facilitar o acesso aos seus jogos e aplicativos, agora você pode encontrá-los na sua página inicial, logo abaixo das suas comunidades. Além disso, todos os aplicativos ganharam uma nova página.

Comunidades: as comunidades do orkut são uma ótima forma das pessoas estenderem seus círculos sociais e conhecerem outras pessoas que gostam de uma mesma coisa, torcem para um mesmo time ou querem saber mais sobre um lugar ou evento. Há alguns dias, começamos a testar uma nova plataforma para as comunidades do orkut, e logo pretendemos trazer essas novidades para todo mundo.

Se você ainda não consegue ver todas essas mudanças no seu orkut, não se preocupe, pois nos próximos dias, todos poderão aproveitar essas novidades.

As mudanças que serão implementadas a partir de hoje no Orkut resultam da pesquisa desenvolvida por Paul Adams, Pesquisador de Experiência de Usuário no Google, cujo título é A Rede Social da Vida Real.

Nele, Adams mostra alguns problemas e soluções que existem quando ocorre a necessidade de transportar a rede de relacionamentos da vida real para a virtual, e além disso, tem o foco também de mostrar o quão é importante que o designer que constrói a experiência do usuário de redes sociais entenda de verdade como são as relações das pessoas na vida real e o que poderia ser feito pra representar de verdade uma rede social na internet.

Com informações do Press Release e do Blog Oficial do Orkut.

30 Replies to “Google implementa círculos sociais no Orkut

    1. Parece bagunçado mas é fato que o Orkut agora apresenta o melhor modo de compartilhar coisas. Talvez seja até a base para o Google Me.

  1. Eu li no site Oficina da Net que o Facebook pretente abrir um escritório no Brasil, e que isso depende de uma série de fatores.
    Sou usuário do Orkut e penso o seguinte.:
    O Orkut é um serviço fraco no resto do mundo e só faz sucesso em 2 países que é Brasil e India. Agora imaginem o Facebook fixando bandeira no nosso território… seria uma ameça?! =/

    :D Todas essas novidades anunciadas seria uma forma de fazer com que os usuários continuassem a mostrar preferência pelo serviço e não migrassem para a outra rede.

    Depois de tantos rumores que surgiram sobre o Google-ME eles foram calados pelas novidades e atualizações do Orkut, sobre o Google ME muito se falou que ele seria a junção de outros serviços inclusive do BUZZ, bem… nesse vídeo a postagem de atualização do novo Orkut me lembrou a mesma do Google BUZZ, mas com algumas diferenças. Enfim, depois de atualizar bastante penso que no final o Google só vai tirar o logotipo do Orkut e colocar outro escrito GOOGLE-ME e já estaremos todos usando o novo serviço sem saber.

    O orkut tem que melhor muito, uma das melhores coisas que o Twitter e Facebook tem de interessante é a integração com outros sites, dá pra acessar muitos outros sites usando o Facebook , já com o orkut isso ainda não é possível. :S

  2. Ficou bacana a versão nova sobre REDE SOCIAL da vida real.
    Mas a opção da SORTE DO DIA e VISITANTES RECENTES deve permanecer no TOPO da PÁGINA INICIAL.
    Se mudarem isso pra ficar junto dos grupos de amigos e aí somem a medida que aparecem novas atualizações, vai ficar chato… Eu já acho que a atualização de visitas recentes ao perfil tinha que ser instantânea.
    Ficar em outro lugar que não o TOPO da tela, é muito ruim.
    Espero que vejam meu pedido e arrumem isso. Senão, a VERSÃO ANTIGA me aguarda… de novo!!!

    1. Eu acho que as visitas recentes não deveriam estar na página principal mas sim num separador. Tal como a parte das actualizações de jogos que acho deveras horrível. Não suporto lixo. E isso das actualizações de jogos e aplicações é, para mim, lixo.

  3. Curioso…
    Fui um dos primeiros brasileiros a ter Orkut, e sou um dos últimos a ter as atualizações implementadas em minha conta. :-/
    Ainda não estou com a nova versão.

  4. Sinto cheiro de Google Wave..

    Implementaram o Google Wave dentro do Orkut, para ser utilizado da forma que eles queria que fosse usado.. mais um pouco, não com todas as funções.. Google Wave, sabor Rede Social.. !

  5. Existem alguns BUGS nesta versão do Orkut como podem ver nessa poll abaixo. E ainda faltam umas coisas poderem acontecer neste Orkut. Uma delas é a famosa partilha de links do Facebook.
    Contudo vamos ver o que vai acontecer depois de implementarem a alteração nas comunidades.
    Será que vão colocar as comunidades com um widget tipo Google Friend Connect? É pena que o Google crie imensos projectos paralelos em vez de os juntarem todos num só. Esperamos o Google Me ansiosos. E como disse o #Leandro Lima, pode ser que seja essa a base do Google Me. É claro que ainda falta muita coisa. Mas pode ser que estejam a testar os códigos porque o Orkut tem uma base de usuários enorme que permite perceber a amplitude dessas alterações. Se elas ficam ou não a funcionar sem bugs.
    [polldaddy 3671462 http://answers.polldaddy.com/poll/3671462/ polldaddy]

  6. Achei interessante!
    Parece que estão querendo organizar aquela bagunça de pessoas e dar a possibilidade (enfim!) de enviar recados pra várias pessoas e deixar a opção de grupos realmente boa.
    Esperro que seja possível também "mutar" os aplicativos do orkut… Vamos ver…
    Se derem um jeito de a interface nova ficar leve como a do facebook pelo menos, e sem bugs, talvez eu volte a usar o orkut como rede social primária.

    1. podemos agora ocultar atualizações de aplicativos, ou excluir todas atualizações de determinados amigos no orkut

      1. Nossa, mesmo? eba! vou fuça lá pra fazer isso! Obrigado! antes era oito-oitenta… ou bloqueava de tudo ou não bloqueava de nada =)

  7. Ridículo. Agora o orkut ficou complicado e usuários novos se perdem. Eu não posso mandar recado que os outros podem comentá-lo e ele aparece na home. Isso é péssimo. Infelizmente vou usar a versão antiga do orkut. Ou acabarei desistindo e indo para o Facebook!

  8. Bixo, vocês podem mudar tudo, tudo mesmo, fazer grupos que eu achei até interessante, mas uma coisa que eu odeio quando encostam é o tal dos scraps, eu tenho Facebook e eu acho aquele site uma tremenda porcaria, porque vocês escreve algo e aparece no seu também!

    ai o orkut fez essa pequena burrada de copiar, e voltou atrás! amém. Mas ai agora, eles mudam mais uma coisa, se eu mando um recado, ok, não aparece no meu, mas se a pessoa responde, aparece o recado que eu enviei e a resposta, ai se eu respondo, e apago do meu, apaga tudo lá (ja fiz o teste, e está acontecendo isso)

    eu sinceramente só fico no orkut mais por causa dos scraps, que parece até meu e-mail, quando está escrito SCRAPS (1) eu sei que tem algum recado pendente, respondo e apago, não quero ter que esperar a pessoa ler pra apagar, eu quero deixar o meu scrapbook vazio, só com coisas não lidas, mas a equipe do orkut custa em entender isso, uma pena!

    mas as outras atualizações ficaram maneras, mas uma pergunta, só hoje eu recebi de amigos meus 3 mensagens sobre uma festa sei la da onde, ou seja, vai virar um grande centro de anuncios o scrapbook do pessoal, pra falar a verdade, serão milhares de spam disfarçados =D

  9. Acho que esse vai ser um dos suicídios mais famosos de todos os tempos.Aguarde e confira…

  10. Boa pergunta, cadê os visitantes recentes?

    Achei bom os novos recursos, principalmente de mandar recado pra vários amigos, mas enquanto estiver bagunçado desse jeito eu vou continuar no orkut antigo.

  11. Cara, achei a atualização muito boa. Ela só apareceu pra mim na sexta, apesar que só sábado apareceu uma opção de fazer um tour e entender como a bagaça funciona.

    E como o @superdereck falou, os spams realmente vão rolar. Atéporque não tem a opção de apagar um srcrap, mas só de ocultar. Só que o problema é que toda vez que alguém escreve algo novo, ele aparece de novo. Tem dois que me mandaram que sempre reaparecem. Tinha que ter uma opção de “ocultar definitivamente”, onde não apareceria de novo.

  12. Bugs bugs bugs…
    E q não existiam antes…Ex: Excluí o Latitude mas nade dele sumir. Atualização dos amigos não estão aparecendo, somente poucas e do dia de hoje. Se for pra "facebookizar" que se faça direito, ou então que deixem como estava (funcionando).
    Ah, e parabéns pelo site!

  13. A idéia dos grupos é boa. Demora até o pessoal se acostumar, mas acho que agora acertaram na mosca. Primeiro os recados eram totalmente públicos e começou a moda de apagar os recados. Depois veio a questão de ocultar o recados. Agora visiveis para certas pessoas, definidas anteriormente, é o meio termo ideal… Abraços

  14. Os comentario ficam mais divertidos depois de 10 anos, Orkut da google descanse em paz.
    Obs:4516245612456152 dia de quarentena

Comente!