Oracle acusa Google de violar patente no Android

Em um processo encaminhado a um tribunal da Califórnia, a Oracle alega que o Google infringiu sua patente e direito autoral do Java no desenvolvimento do Android.

Segundo Karen Tillman, porta-voz da Oracle, o Google “conscientemente, diretamente e repetidamente infringiu a propriedade intelectual da tecnologia Java, da Oracle” ao desenvolver o Android. “Esse processo busca soluções apropriadas.”


O processo pode sinalizar uma postura mais agressiva da Oracle sobre o licenciamento do Java, tecnologia comprada pela empresa quando adquiriu a Sun Microsystems por US$ 5,6 bilhões.

Segundo analistas, o Android, o sistema operacionais móvel que mais cresce em número de usuários, faz uso de partes da tecnologia Java.

O Google não comentou o processo por ainda não ter se inteirado por completo do mesmo.

Via: Reuters

ATUALIZAÇÃO:

Segundo o TechCrunch, o Google se pronunciou sobre o processo da Oracle:

“Estamos decepcionados com a Oracle por ter optado por atacar o Google e a comunidade open-source Java com esta ação sem fundamento. A comunidade de código aberto Java vai além de qualquer uma das sociedades, e trabalha diariamente para tornar a web um lugar melhor. Nós vamos defender energicamente os padrões de código aberto e vamos continuar a trabalhar com a indústria para desenvolver a plataforma Android.”

11 Replies to “Oracle acusa Google de violar patente no Android

    1. a VM Dalvik é propriedade Google, o processo, vem do fato que, para desenvolver no Android a codificação usada é Java ME, e antes de entrar na VM o código é recompilado, para que o hardware limitado não seja sobrecarregado, ou seja, transformando propriedade Oracle em "propriedade Google"… da pra entender o processo, mas realmente é um grande tiro no pé da Oracle. (se estiver errado, me corrijam por favor :) )

  1. Estou tentando me inteirar apropriadamente do assunto ainda, mas isso é estranho. Espero que a Sun/Oracle esteja sendo responsável em considerar o impacto disso na comunidade, pois pode significar um motivo sério para que geeks abandonem Java em favor de algo mais "aberto". Go (golang.org), por exemplo. Está parecendo um tiro no pé.

    Vamos ver…

    1. Duvido muito que abandonem o JAVA. Principalmente empresas que já possuem projetos rodando.

      Portar um sistemas de uma linguagem para outra linguagem é um investimento alto que dúvido que muitas empresas vão querer pagar só por causa de uma briga entre a Google a Oracle.

      1. Não, não é só por causa disso. Nem disse dizendo que iriam traduzir programas já existentes. Digo, vc tem alguma dúvida de que isso será levando em conta na hora de escolher em que linguagem realizar um projeto? Java tem prós e contras… agora mais um contra.

  2. Olá pessoal. Bom, eu como programador sempre admirei a comunidade JAVA™ por seu comprometimento com o mundo open-source. Claro que não posso simplesmente associar este decisão da empresa Oracle / Sun com a comunidade JAVA. Mais acho que isso pode prejudicar muito a comunidade, porque com esse tipo de atitude o JAVA começa a se tornar uma tecnologia proprietária (já é pelo jeito).Eu acredito, assim como colega @Daniel Mazza falou, que isso pode vir a pesar na hora da escolha da tecnologia para novos projetos e estudos.

    Começo eu a pensar até que ponto essa compra da Sun pela Oracle vai prejudicar ou beneficiar o JAVA e o MySQL.

Comente!