Descoberto primeiro Trojan-SMS para Droid Phones [atualizado]

A Kaspersky Lab divulgou, no último dia 9, que foi detectado o primeiro Trojan-SMS para smartphones que rodam o Sistema Operacional Android.

A praga, denominada Trojan-SMS.AndroidOS.FakePlayer.a, infecta os equipamentos através da solicitação de instalação de um simples Media Player.


O Trojan, que possui apenas 13KB e cuja extensão é .APK (padrão do Android), começa a enviar mensagens sem o conhecimento do usuário para serviços que cobram por sua utilização (algo parecido com o Torpedão Campeão), sendo que o valor cobrado vai para o criminoso.

Para Denis Maslennikov, Mobile Research Group Manager da Kaspersky Lab, com o aumento nas venda de equipamentos rodando Android, “podemos esperar um aumento correspondente na quantidade de malwares que terão a plataforma como alvo”.

Vale lembrar que há casos isolados de Droid Phones infectados com spyware desde 2009.

Via: Kaspersky

ATUALIZAÇÃO:

Segundo o site guardian.co.uk, o Google divulgou o seguinte comunicado sobre o Trojan:

“Nosso modelo de pedido de permissão protege contra esse tipo de ameaça. Ao instalar um aplicativo, os usuários verão uma tela que explica claramente quais informações e recursos do sistema o aplicativo tem permissão de acesso, tais como o número do usuário do telefone ou do envio de um SMS.

Os usuários devem aprovar explicitamente esse acesso, a fim de continuar com a instalação, e podem desinstalar aplicações a qualquer momento. Nós sempre aconselhamos os usuários a instalar apenas aplicativos de confiança. Em particular, os usuários devem ter cuidado ao instalar aplicativos fora do Android Market.”

2 Replies to “Descoberto primeiro Trojan-SMS para Droid Phones [atualizado]

Comente!