Google ajuda a encontrar solução do Cubo Mágico

Com a ajuda de 35 anos de tempo ocioso de computador doado pelo Google, uma equipe de pesquisadores essencialmente resolveu todas as posições do Cubo Mágico e mostrou que não há qualquer posição que exiga mais de vinte movimentos.

O objetivo da pesquisa era permitir que todas as 43.252.003.274.489.856.000 combinações do quebra-cabeça pudessem ser resolvidas em cerca de 20 movimentos. “Foi preciso 15 anos de estudo até chegar a esse resultado”, explicou a equipe envolvida no projeto.


Conhecida como o “número de Deus”, a menor sequência de movimentos para resolver o quebra-cabeça é baseada nos algoritmos mais eficientes. Em 1981, o menor número de movimentos chegava a 52. Em 2008, o estudo revelou que eram preciso 22 movimentos.

Para chegar ao novo cálculo, os pesquisadores e um engenheiro do Google dividiram o problema em 2.217.093.120 partes. Em seguida, utilizaram a infraestrutura do Google para processar os dados e chegar a nova conclusão.

Fonte: Veja

8 comments
  1. hahahaha….

    Vai revolucionar a história da humanidade essa descoberta, ah se vai…

    Não compreendo porque perdem tanto tempo com coisas inúteis, sendo que há problemas de maior relevância para a humanidade a serem resolvidos.

    1. Aposto que tu perde bem mais do que 15 anos da tua vida na internet lendo e fazendo besteira.. Deixa os caras pesquisarem o que eles querem.

    2. Dá uma olhada na série de Fourier desenvolvida em 1807, e que não tinha nenhuma aplicação que justificasse tanto esforço sua descoberta, ou nas descobertas de Isaac Newton e Maxwell. A série de Fourier quase 150 anos depois é o DNA das telecomunicações. Existem coisas pequenas que um dia serão partes de algo bem maior. Felizmente os cientistas do século 17 para cá não pensam igual a você, senão estaríamos ainda montados em cavalos e olhando para o céu em noites de lua cheia.

  2. Impressionante!!! Será que algum dia chegaremos a uma combinação perfeita menor do que 20 movimentos? Ou é impossível isso??

  3. É impossível. Em janeiro de 2005, Michael Reid provou matematicamente que o menor número de movimentos para resolver a combinação do cubo onde todas as peças de meio estão invertidas é 20: http://www.math.rwth-aachen.de/~Martin.Schoenert/

    O que foi provado é que o número máximo de movimentos para resolver qualquer combinação também é 20.

    Para nós, reles mortais, o jeito é aprender o método básico mesmo. Quem tiver interesse em aprender a resolver o cubo, é só acessar: http://www.cubomagicobrasil.com

    Não vou dizer que é super fácil, mas com um pouco de paciência qualquer um pode aprender a resolver. :D

You May Also Like