Gmail com mais espaço de armazenamento?

Mais de 7485.704716 megabytes (e continua crescendo) de armazenamento gratuito.

Tenho certeza que você já viu essa frase na página de login do Gmail.


Talvez você já tenha notado, também, a imagem abaixo que fica no rodapé do Gmail. Nela, você pode acompanhar como está a utilização do espaço da tua conta. A barra de progressão mostra quanto dos atuais 7.485MB você está ocupando no momento.

Notou algo de estranho? Não? Então repare a imagem abaixo e me diga onde foram parar as opções de gerenciamento e upgrade das contas que não possuem espaço extra? Pois é, eu também não sei. Só sei que elas estavam ali tempos atrás…

Quer mais um fato curioso? Em agosto de 2008, o Gmail atingiu 7.000MB de espaço de armazenamento. Acredito que você concorde que é um espaço razoável ( sem comparações com outros serviços, ok? :p ). Mas, ao longo dos últimos dois anos, o serviço ganhou apenas 485MB? Não seria um aumento de espaço insignificante tendo em vista o tempo que se passou?

Ficou com a pulga atrás da orelha? Não? Então vou te dar mais um motivo. Como tenho espaço extra na minha conta, eu consigo acessar, através da opção Manage exibida na segunda imagem, a página de gerenciamento de armazenamento. Nela, tenho o controle do quanto estou utilizando do meu espaço básico (gratuito) e do meu espaço extra (pago).

Você pode estar se perguntando: mas é daí que você consegue acessar a página de gerenciamento? E daí que há, lá, uma informação que contradiz os valores informados na tela de login e no rodapé do Gmail. Se você notar bem, nela sou informado, na parte do armazenamento básico, que estou usando 100% dos meus 8,18GB.

Mas peraí, como eu posso estar utilizando 8,18GB (8.376MB) se o Gmail me dá apenas 7.485MB? Pois é, essa é a pergunta que não quer calar.

Eu vejo três possibilidades:

1 – o contador da página de gerenciamento está errado e, no lugar de exibir 7,3GB (que corresponde a 7.485MB), exibe 8,18GB;

2 – os contadores da página de login e do rodapé estão errados, exibindo os tais 7.485MB quando, na verdade, deveriam exibir 8.376MB (que corresponde a 8,18GB);

3 – o sumiço das opções Manage e Upgrade da página dos usuários que não têm espaço adicional ter sido proposital, indicando que, em breve, os usuários do Gmail terão um grande upgrade no espaço de suas contas. Quem sabe armazenamento ilimitado?

De qualquer maneira, eu vou tentar obter alguma informação com a equipe de suporte do Gmail e, conseguindo alguma coisa interessante, atualizo o post. ;)

Ah, você também quer acessar a página de gerenciamento da tua conta? Então clique aqui e veja com os teus próprios olhos! :D

Agradecimentos ao leitor Fabricio pela dica!

13 Replies to “Gmail com mais espaço de armazenamento?

  1. Agora tá mostrando 8,19 no meu oO
    Qualquer mega é mega, oras!
    Acho que pode ser que o espaço continuou crescendo como antes, mas por causa de algum bug a contagem parou…

  2. No meu também aparece 8,19 GB.

    Uma pergunta (perdoe-me se ela for burra): a barra de progresso do armazenamento só aparece para quem usa google apps ou adquire + armazenamento? eu uso o gmail normal e ela não aparece.

    vlw

  3. Ta na hora do Gmail aumentar o espaço. Acredito que não tenha (e não vá deixar) ilimitado por causa dos que compram espaço a mais. Mas aumentar não iria ferir ninguem. Quem quer 10GB levanta a mão, hehehehhe. o/

  4. Não parei para calcular.. mas acredito que a explicação seria que foi utilizado unidades de medidas diferentes para converter os espaços para GB, assim como acontece em HDs

    Ex:
    8,19 GB
    7,3 GB = 7.475,2 MB = 7.654.604,8KB = 7.838.315.315,2bYTE ..

    HEHE.. tentei.. e não bateu… rsrsrs
    SEM EXPLICAÇÃO!!!!!

  5. Entrei no gerenciamento da conta tanto GMAIL, quanto Gdocs e ambos mostram 8,24 GB. Certamente já aumentaram o espaço, porém não fizeram o anuncio oficial.
    O google é cheio disso. muda a estrutura, mas as informações não ficam visíveis.

  6. segundo disse paga um extra ao gmail e tem mais espaço na sua conta
    esse espaço pago por si será por tempo ilimitado ou temporário?

Comente!