Funcionário alega ter sido demitido do Google devido a idade

Foi aprovado, pela Suprema Corte da California, o pedido de julgamento de uma ação movida pelo ex-Diretor de Operações do Google, Brian Reid.

Reid, de 54 anos, alega ter sido desligado da empresa por não se enquadrar ao seu “padrão cultural”. Ele afirma que era tratado por colegas da empresa por “confuso” e “lerdo”, além de ser criticado por sua “falta de energia” e “falta de senso de urgência”. Ainda segundo Reid, suas idéias eram tidas como obsoletas e antiquadas.


A empresa de Mountain View diz que os comentários dos demais funcionários eram brincadeiras irrelevantes, além de afirmar que a demissão do funcionário nada tem a ver com sua idade.

Se Reid realmente era confuso, lerdo, e sem senso de urgência, o Google tinha mil e um motivos para demiti-lo que não pela idade.

Via: G1

15 Replies to “Funcionário alega ter sido demitido do Google devido a idade

  1. Se "lerdo" se entende por "trabalhar em seu próprio ritmo" e "sem senso de urgência" se entende por "facilmente manipulavel para ser explorado" então realmente ele não tem nenhum motivo pra ser demitido. Agora "brincadeiras" são complicadas, e pode ser bullying, agressão não-física e assédio moral. Se o Reid se sentiu dessa forma o mais certo é processar a empresa.

  2. Concordo com o Dainsu.

    Gosto desse blog e entendo que é feito por gente que gosta do Google, mas achei o último parágrafo dispensável. Parece tomar partido da empresa em um caso que ainda vai ser julgado.

    1. A respeito do parágrafo, o Ricardo questionou a possibilidade dele não ter comprometimento com com os prazos e colegas dentro do ambiente trabalho. Em qualquer empresa, se você não demonstra responsabilidade junto as suas tarefas, você pode acabar sendo demitido de forma natural.

      Em nenhum momento o blog tomou partido, apenas promovemos questionamentos para serem debatidos.

    2. partindo da fonte do artigo, o site G1, eu acho o último parágrafo do post do ricardo resume mto bem, inclusive foi o que eu pensei enquanto lia. se o cara era isso td msm – como está no site G1 – tlz o Google até tenha mantido o cara por mto tempo. claro, podemos ir a fundo e questionar, mas se vamos fazer isso, façamos pros dois lados.

      ou o cara realmente estava sendo mal-interpretado e foi demitido injustamente, como alguns falaram.

      ou o cara tá sendo um oportunista e tentando ganhar uma grana processando uma empresa que ele sabe que tem bastante dinheiro.

      sinceramente, acho mto improvável que alguém que é criticado pelos colegas dessa forma seja o extremo oposto disso. ñ tem como vc criar uma nova interpretação pra cada uma das "qualidades" do cara. só falta falar que por "confuso" podíamos entender "visionário", que o cara era tão foda que ninguém entendia. sério, pq alguém vai ser demitido apenas por ser velho se o cara é bom no que faz? só lembrando, td isso segundo as informações que temos, repassados do site G1.

      se formos mais a fundo: eu li que o cara foi demitido aos 54 anos em 2004 e havia sido contratado em 2002. e ñ era um cara qqr, era phd e tinha ajudado a desenvolver e o search engine do finado alta vista. mas eu acho contraditório, se eles realmente ñ querem velhos, como o cara diz, pq contrataram ele "já velho" aos 52? li mta gente falando que os mais velhos são realmente discriminados e outras que disseram que os realmente existem velhos em TI que ñ conseguem se adaptar as novas exigências de mercado e que isso ñ deveria ser desculpa. ou seja, só indo no julgamento pra saber se o cara foi realmente discriminado ou se realmente ñ atendia as exigíencias da empresa.

  3. Eu acho que algumas brincadeiras no trabalho acabam sendo mal interpretadas e influenciam na confiança que as pessoas depositam umas nas outras. Mas grande falha é de funcionarios fazerem brincadeiras assim dentro de um ambiente de trabalho com alguem que acabaram prejudicando, ai, não dá pra saber se o cara era lerdo mesmo ou se era influencia de brincadeiras, isso que me preocupa na empresa onde estou, o ambiente é bem relaxado, mas as vezes a gente acaba brincando demais com gente de mais idade e isso já deu problema, o que compromete a confiança de todos.

  4. Todo e qualquer texto que escrevo ao Google Discovery tem, única e exclusivamente, a minha posição sobre o assunto. Não necessariamente o blog compartilha da minha opinião. Neste caso não é diferente. Eu expus a minha opinião sobre o ocorrido.

    Logo, não foi o GD quem tomou partido da empresa. Na verdade, nem eu fiz isso. Só acho que, se o cara era tudo o que falaram, o Google teria todos os motivos do mundo para demiti-lo, menos a idade, como foi alegado por ele.

    Além disso, nenhuma empresa é obrigado a manter, em seu quadro de funcionários, qualquer indivíduo que ela entenda não se enquadrar em seus requisitos. Assim sendo, independente do motivo, o Google tem, a meu ver, total liberdade para contratar e demitir os integrantes de suas equipes.

    Como bem disse Zuenir Ventura, "não viemos à Terra para julgar, nem para prender ou condenar, viemos para olhar e depois contar. Não somos juízes, não somos promotores, somos jornalistas, somos testemunhas de nosso tempo, uma testemunha crítica, não necessariamente de oposição, mas implacavelmente crítica".

    Abraços e bom final de semana a todos.

  5. Acho que tem pessoas muito mais velhas lá no Google, que ninguém nem pensaria em demitir.

    Estamos em um tempo em que só se pode demitir quem está estritamente na média. Fora isso, é preconceito. Ou porque é velho, ou porque é gay, ou porque é negro, ou porque qualquer outra coisa.

    Duvido que uma empresa séria demita alguém só por causa da idade.

    1. Acho que o comentário tem tudo a ver. Primeiro porque há um "SE", então ele não está dizendo que o Reid é lerdo, confuso ou que não tem senso de urgência. Em toda empresa (acredito eu) se uma pessoa não trabalha no mesmo nível em que a empresa está, ele fica passível de ser demitido. Se o cara não atendia os interesses do Google, por ser desse jeito que falaram, tinha mais é que ser demitido mesmo. Acho que ele está usando a idade como argumento, pra tirar algo do Google. Mas, por outro lado, se ele provar que trabalhava certo, em prol da empresa, nos prazos certos e tudo mais, aí complica a vida do pessoal de Mountain View. :)
      Essa é minha opinião.

Comente!