Baixando arquivos do Gmail via “Drag and Drop”

Que sou fã do Gmail, acredito não ser surpresa para ninguém. Sendo meu e-mail principal há mais de cinco anos, pude acompanhar sua evolução ao longo deste tempo. Evoluções, estas, que fizeram com que eu me apaixonasse ainda mais por ele.

Fazendo uma breve retrospectiva de suas atualizações desde o início deste ano, verificamos que sua segurança foi reforçada [1] [2] [3], a organização de seus marcadores foi aperfeiçoada, permitiu a inserção de imagens diretamente no corpo das mensagens, facilitou o ato de anexar um arquivo com a opção “arraste e solte”, ganhou assinaturas em HTML, além de permitir, agora, que múltiplas contas sejam acessadas, ao mesmo tempo, a partir de um mesmo navegador.


Apesar de todas essas novidades, reconheço que o Gmail não é perfeito. E, graças ao fórum, tenho a oportunidade de vivenciar as dificuldades e reclamações de seus usuários. Sim, são muitas. Irrisórias se compararmos com o universo de aproximadamente 200 milhões de usuários, mas não menos importantes à equipe do serviço. Posso garantir, inclusive, que todas as reclamações dos usuários são levadas em conta. Havendo uma grande demanda por uma feature, por exemplo, a possibilidade de sua implantação é estudada e, sendo viável, ela é adicionada ao Gmail (mesmo que via Labs).

Mas não é somente em cima de reclamações que a equipe do Gmail trabalha. Inovar e manter o serviço o mais atualizado possível é o que norteia seus desenvolvedores.

Pensando em inovação, o Gmail acaba de ganhar a opção de o usuário salvar, em seu computador, arquivos anexados nas mensagens. Para isso, bastas que o usuário acesse a mensagem com o anexo, clique sobre o link Baixar ou sobre o ícone do arquivo, e o arraste à Área de trabalho ou pasta desejada. Da mesma forma que em um download normal, a barra de progressão será exibida e, após sua finalização, basta acessar o arquivo desejado.

A novidade está disponível, também, para os usuários do Google Apps, mas somente usuários do Google Chrome podem fazer uso da nova opção.

E vocês, que novidades gostariam de ver no Gmail?

Agradecimentos ao amigo Newton Mota pela dica!

4 Replies to “Baixando arquivos do Gmail via “Drag and Drop”

  1. A cada melhoria fica cada vez mais indispensável. São pequenas coisas, mas que fazem a diferença na hora de escolher o serviço de e-mail usado.

    Eu me acostumei rápido ao drag-and-drop na hora de anexar, porque facilita muito o processo.
    Vamos ver agora como é esse recurso via download.

    E sempre de olho no Labs, hein galera, tem muitas novidades lá também!

  2. O que me faz muita falta é um melhor gerenciamento de contatos.
    No sincronismo com o celular ele perde a qualidade das fotos, por só poder ter imagens em baixa resolução, não há integração para buscar dados de outros serviços, Aniversário, Fotos do orkut, mensagens do twitter ou dados do Facebook, é muita informação redundante e desagregada.
    Tem muito o que melhorar nesse aspecto.

  3. Uma coisa que eu gostaria muito era poder adicionar um marcador à mensagem no momento da digitação, antes de enviá-la. No meu trabalho preciso muitas envio um e-mail e depois tenho que clicar no link “Visualizar a mensagem” que aparece no topo após o envio, e adicionar um marcador. É algo simples, mas imagina ter que fazer isso com cada e-mail enviado, um após o outro…

Comente!