Recados privados no Orkut: a novela

Vocês devem ter acompanhado, aqui no Google Discovery, a saga dos comentários privados no Orkut. Em 9 de junho, o Google implementou o recurso do Orkut, permitindo que os usuários enviassem recados que somente poderiam ser lidos pelo destinatário.

Mas a novidade desagradou tanto os usuários que, no dia 12, apenas 3 dias após a novidade ter sido colocada no ar, o Google a removeu, dizendo que voltaria à prancheta para poder remodelar a funcionalidade e, ao mesmo tempo, agradar os usuários.


Você acha que a história acabou por aqui? Não mesmo…

No último dia 27 de julho, a gigante das buscas voltou a implementar os recados privados, mas de uma maneira um pouco diferente da anterior.

Agora, os usuários têm três níveis de privacidade:

  • Privado: significa que apenas a pessoa que escreveu e a pessoa que recebeu o recado podem vê-lo. Outras pessoas não vão ver absolutamente nada.
  • Amigos: tanto os amigos de quem enviou como os amigos de quem recebeu esse recado poderão vê-lo. Outras pessoas simplesmente não vão ver nada.
  • Público: significa que qualquer usuário do orkut pode ver esse conteúdo.

Além dos níveis, o Google não voltou com a publicação dos recados públicos nos perfis. Esta foi, sem dúvida, a maior rejeição dos usuários.

Qual será o próximo capítulo dessa novela? Só o tempo nos dirá…

Agradecimentos ao leitor Renato Garcia pela dica!

23 Replies to “Recados privados no Orkut: a novela

  1. Fim das cag**** via depoimento (ou não). O que realmente não agradou mesmo foi a publicação do recado na timeline. Porém, essa nova forma é bem vinda pra mim. :)

    1. Fala Rodrigo!

      Por enquanto, olhando a realidade das redes sociais no Brasil, o Orkut ainda tem muito mais relevância que o Facebook. :)

      Obrigado pela visita!

  2. Existe convite mesmo pro Google Me?
    Eu gostaria ter um.. hehehehe
    Otimo post.. continue assim.
    Abrass!

  3. Eu gostei quando implementaram, o ruim é que o povo compreendeu mal, agora que voltou achei ótimo até porque eu queria passar alguns endereços de email ou telefone pra um determinado contato e até algumas informaçoes sigilosas mas queria que fosse confidencial, imagine só um spammer capturar meu e-mail numa página dessas e encher minha caixa de lixo…, agora que tem a oportunidade de enviar privado sei que só a pessoa em questão iá visualizá-los

  4. Entramos no dilema Tostines: é vazio porque ninguém usa, ou ninguém usa porque é vazio? :-)

    Sem dúvida alguma o orkut é mais relevante por aqui, mas por causa das pessoas. Analisando objetivamente as duas redes, porém, o Facebook é melhor em vários aspectos (só perde, feio, no sistema de fotos).

    []’s!

  5. De que adianta o orkut ser relevante no Brasil e IRRELEVANTE para o resto do mundo. ´Brasileiro adora lixo. kkkkkk

  6. Paulo, alguém te mandou cagar hoje?

    Você tbm é brasileiro então se considere o próprio lixo.

    Não sei o motivo de tanta rejeição do Orkut por parte dos “pseudo-intelectuais”.
    Tenho conta no Facebook desde quando ele foi “lançado” e confesso não me sentir atraída por ele devido a complexidade.

    O Orkut, como qualquer outra rede social, pode ser usada de maneira boa ou ruim, depende da pessoa que usa.

    Tenho perfil no Orkut desde quando ele era em inglês e privado a quem tinha convites e gosto dele pela facilidade de uso, pela quantidade de comunidades sobre os temas que eu gosto.

    Cada um usa da maneira que lhe satisfaz. Não culpe O ORKUT pelas pessoas toscas que usam o site da maneira deles.

    Não importa se o resto do mundo ignorou ele, o importante é que ele ainda continua vivo e que permaneça assim por um bom tempo.

    E aqueles que falam M, que vão morar na Cuba então.

  7. Bom sobre o tema do artigo, acho valida a nova função de privacidade. ( Se bem que o que fez o orkut ser o sucesso que é, por um lado era a possibilidade de um ficar fuçando a vida do outro rsrsrs ).

    Agora para mim o orkut precisa de uma vez por todas resolver alguns problemas que fica perdurando a tempos. A questão da versão por exemplo… algumas configurações são disponíveis apenas na versão antiga então te força a voltar apenas para fazer a alteração na configuração… Outra questão são os pequenos mais incômodos bags como número de amigos, de comunidades e a estabilidade tbm deixa a desejar bastante. Acho que todos jah estamos cansados da frase “Que feio servidor, você não pode fazer isso”.

    O orkut é bacana, a grande maioria dos meus amigos estão por lá e isso que importa para mim. Mais como profissional (programador) fico um pouco irritado com esses problemas.

    Bom. Essa é apenas a minha opinião, abraço a todos.

  8. @ Luiz Fernando. Substitui os “mais” por “mas”… Inicialmente o Orkut era muito interessante, com muitas comunidades que acrescentam algo. O problema é que neste momento são mais, infinitamente mais, as coisas pouco interessantes que se encontram. Isto para ser simpático, porque estamos quase na presença de um grande caixote de lixo onde raramente se encontra algo válido. Sai dessa Google!

  9. Muito bom e necessário esse recurso. Que bom que reconsideraram sua retirada e trouxeram de volta após a reação contra. É tudo questão de costume e logo verão a utilidade!

  10. Porque que o Google invés de fazer um novo rede social não relança o Orkut para o mundo, com tais melhorias que este rede social vai ter. Se quer concorrer com o Facebook tudo indica que será uma rede social boa, porue não ser o Orkut que precisa de boas melhorias. Transformando o Orkut nacional em internacional. Me responda, não é melhor começar uma rede social com grande adesão em um país, líder no Brasil, do que começar do zero, sem a mínima popularidade??

    Quero ter voz no Google e dizer minhas sugestões. É só eles falarem comigo, via orkut, e-mail, twitter, o que for!
    Uma sugestão já dei na Ajuda do Google, um cara passara para os desenvolvedores.

  11. Foi uma péssima idéia de colocar os recados privados no orkut.
    Vai virar fofoca sem tamanho, uns vão falar dos outros sem que o vejam .
    Quero o antigo de volta!!!!!

  12. I love you Google. I love you Orkut, but I’m very disappointed:
    (Eu te amo Google. Eu te amo Orkut, mas eu estou muito desapontado):
    ———————————————-

    Porque vocês (Google) invés de fazer uma nova rede social não relança o Orkut para o mundo, com tais melhorias que este rede social vai ter. O que os brasileiros mais querem é que ele melhore, para maioria a nova versão foi um retrocesso tremendo em visual (muito poluído de informações – ficando desorganizado) e organização (amigos e comunidades sem organização por páginas, se perdendo entre tantos na rolagem de mouse, ou seja, em ambos não se dá para ter uma noção de quantos há, quem são – as comunidades não tem descrição e amigos não tem a opção de passar para grupos logo que se adiciona, “como antes” (adorava isso!).
    Agora todo processo demora o dobro para ser feito!!
     Houve muitas coisas boas na nova versão (também pioras):
    – Poder ver vídeos e fotos sem ter que entrar no perfil.
    – Aplicativos.
    – Amigos sugeridos com Sim e Não.
    – Amigos em Comum (estar único em uma única caixa) e Comunidades em Comum (Ficar embaixo de Comunidades dele, única caixa, como Amigos em Comum). Mas sem a indicação Ver Todos; como deve ser feito em Amigos dele/Meus Amigos, Minhas Comunidades (Comunidades dele), como na versão antiga.
    – Atualizações ficou bom com rolagem. Grupos estarem embaixo de Meus Amigos. Gerenciar Minhas Comunidades melhorou, mas atualizações ser do lado de Atualizações de amigos e minhas atualizações, atualizações de comunidades. mas minhas comunidades piorou por o rolar não funcionar, devia ter o Ver todas (invés de gerenciar) com um rolar único mostrando tudo de uma vez.
     Retrocessos:
    Entre os já listados:
    Se quiser concorrer com o Facebook tudo indica que será uma rede social boa, porque não ser o Orkut que precisa de boas melhorias. Quem mais quer essas melhorias que os próprios brasileiros que estão descontentes na nova, continuarão na versão antiga ou sairão por desgosto por na velha não haver os novos recursos como poder ver fotos sem entrar no perfil do outro?

    Porque não transformar o Orkut nacional em internacional. Não é melhor começar uma rede social com grande adesão, líder, em um país, Brasil, do que começar do zero sem a mínima popularidade?? Ainda mais, o Google fazer uma nova rede social vai destruir sua imagem brasileira. Demais o Google fez uma nova rede social, e o Orkut como fica? Porque não melhorou? Porque não foi aproveitado?

    Já dei na Ajuda do Google, passarão para os desenvolvedores fiquei bem feliz, a executarão: agora as comunidades tem atualizações no perfil, até que escondidas (algo a ser melhorado). Por sua vez porque o Google não põe as atualizações que o orkutiano tanto quer: álbuns de fotos e de vídeos nas comunidades? (principalmente)

    Além do mais, Google fazer uma melhor, as pessoas poderão sair do Orkut, e com isso vai haver duas alternativas: escolher ficar na rede social do Google ou no Facebook (em alta), o que é mais provável pois terão mais amigos, enquanto o Google Me, terá nenhum.

    Esquecer o potencial do Orkut, que precisa ser melhorado, e fazer outro do zero, pode-se ser visto como um tiro no pé. Vai haver duas alternativas: escolher ficar na rede social do Google ou no Facebook (em alta), o que é mais provável, pois terão mais amigos, enquanto o Google Me, terá nenhum. Logo, se o Orkut for melhorado com as funções sugeridas no Ajuda e do Google Me, pessoas antigas voltarão e novas pessoas poderão entrar; voltando a ascender no Brasil, e agora no mundo.

    Google, passe esse amor dos brasileiros pelo Orkut pelo resto do mundo. Nada mais os brasileiros querem que o Orkut seja melhorado, o mundo virtual 0“tremeu” de posts quando o estava lançando uma nova versão do Orkut, todo mundo queria convite. Faça voltar os dissidentes do novo Orkut para um Orkut forte, destemido e bom!! Tudo que nós brasileiros de todo mundo queremos. Além do mais, a principal razão por brasileiros estarem no Facebook é por ele ser internacional e com visual limpo (como no antigo).

  13. Felipe, o orkut não é “nacional”. Na verdade, ele foi lançado com a intenção de ser o que o Facebook é, mas só fez sucesso no Brasil (e na Índia também)

    Sobre os recados privados, gosto da ideia, o que não tinha me agradado mesmo era o fato dos recados aparecerem na timeline (Atualizações dos amigos)
    Sobre o orkut vs. Facebook: Não acho que a rede social que os brasileiros usam precise ser usada pelo mundo todo… Mas, acredito que o Google poderia integrar mais suas apps (Gmail, Orkut, Buzz, Latitude, etc) para criar uma rede social grande e forte o suficiente pra bater de frente com o Facebook (que independente de ser melhor ou não, é muito mais usado)

  14. @Leaudro

    Você acabou de estragar o barato do Felipe. Agora é que ele vai ficar confundido:
    _ “Como o Orkut não é nacional?!?!?”

  15. Eu enviei um recado como privado,somente eu e a pessoa que recebeu podemos ver. .Agora todas as vezes que envio um recado para essa pessoa sai privado… não me dá o opção de enviar como público e nem amigos para ver, como proceder para ter outras opção?

  16. Quero tirar outra dúvida? sempre que alguém me mandar um recado privado que eu responder abaixo de recado do amigo vai permanecer o retorno privado também?
    Aguardo retorno!

  17. Eu odeio os Recados Privados! (principalmente quando namoro, ai me bate a preocupação) ..
    OEIEOEIEOEIEOEIO'
    Acho isso muito errado!
    Podem estar falando mal da gente, que nem vamos ficar sabendo =/
    ABSURDO TUDO ISSO!

Comente!