Google lança extensão de captura de tela para o Chrome

16
5790

Desde que migrei do Firefox para o Chrome, uma das extensões das quais mais sentia falta era da Screen Grab. Fazer capturas de tela de páginas web era coisa de dois cliques. Muito simples. Como o Chrome era capenga nesse sentido, o jeito era recorrer aos editores de imagem.

Mas, para a minha felicidade, e a de muitos outros usuários do Chrome, o Google resolveu acabar com esse problema e lançou a extensão Screen Capture.


Após sua instalação, um ícone aparecerá ao lado da omnibox do Chrome. Ao ser clicado, três opções são exibidas: capturar conteúdo visível, capturar região e capturar a página completa.

No caso da opção de selecionar apenas uma região da página, um retângulo é exibido, permitindo que o usuário o arraste sobre a página. Achei interessante a exibição do tamanho da área selecionada. Dependendo da finalidade da captura, é uma mão na roda.

Após capturada a página, o usuário tem a opção de editar a imagem, inserindo um retângulo, uma tarja preta, ou um texto.

Após editar a imagem e clicar em Done, a barra da extensão será alterada, dando a possibilidade de o usuário salvá-la, continuar editando-a, ou cancelar a captura.

Além disso, é possível customizar a extensão, alterando a cor do retângulo, além de definir se ele terá ou não preenchimento. No caso do texto, o usuário pode alterar a cor e tamanho da fonte.

A Screen Capture pode ser instalada clicando aqui. O formato de saída da imagem é PNG. Segundo sua página, 10.100 usuários já fazem uso da extensão.

E você, já instalou? Conte-nos o que achou da Screen Capture. ;)

16 COMENTÁRIOS

  1. Tem o “Excelente captura de tela” (sim, é o nome da extensão) que era o melhor enquanto não saia esse, vou dar uma olhada ;) vlw

  2. Acho muito legal a ferramenta, um pouco complicada a primeira vez de uso, até porque ela ainda é só em inglês e isso torna mais complicado sua utilização, mas achei bem completa.

  3. Genial!
    Eu uso este recurso o tempo todo no meu blog para criar as thumbnails dos posts. Ter essa ferramenta direto no browser talvez facilite a vida!
    Obrigado por compartilharem!

  4. Ótimo recurso, eu já tinha uma extensão aqui mas ela não funcionava direito.
    O único contra que encontrei é que em alguns textos as letras ficam borradas.

  5. Concordo com o Jorge em relacao ao Awesome Screenshot. Hoje testei esta nova do Google e realmente eh muito boa principalmente pelo fato de podermos selecionar uma parte da pagina logo de inicio, algo que o Awesome nao nos permite (apesar disso ser realmente bem facil de corrigir cortando a figura com o excelente editor). Contudo um dos pontos fortes do Awesome eh que nao eh necessario fazer o download da imagem e voce pode envia-la direto ao seu email ou publicar no buzz, tudo nas nuvens. Este conceito eh realmente bem bacana e nao consigo entender o pq do Google, apesar de falar tanto nas nuvens, nao cria coisas pensando nas nuvens. Voce sempre precisa fazer o download e depois o upload. Enfim, apesar disso bem bacana o app.
    Abraco. Muito boas sempre as materias. Parabens pelo aniversario!!!
    Abraco.

  6. Ele apresenta problema com o flash.
    E não copia pra área de transferência..

    O FireShot do firefox é muito melhor.

  7. Obrigado Tiago, este Ligthshot eh realmente incrivel. Pensa nas nuvens. Copia qualquer parte da tela e envia para um editor on line muito bom. Seria bem bacana se houvesse um que se integrasse com o Picasaweb ou Picnic.
    Obrigado.
    Abraco.

  8. Costumo usar a “Excelente captura de tela” mas vou dar uma olhada nesta e na Lightshot…

Comente!