Confirmado: busca por imagens ganha novo layout!

22
811

Hoje pela manhã, a Cléo Morgause publicou um rumor, que surgiu no Twitter, de que o Google estaria reformulando as páginas de buscas de imagens.

Mas pelo visto não era somente um rumor. Agora à noite, ao fazer uma pesquisa para um artigo, dei de cara com a nova página de resultados. Ela é simplemente fascinante.


A primeira grande mudança fica por conta dos resultados em si. De cara, o usuário somente consegue visualizar as miniaturas, todas juntas, sem o nome, tamanho e URL da mesma. Ao passar o mouse sobre uma das miniaturas, tais informações são exibidas.

Se você achou isso bacana, é porque ainda não viu nada. Ao clicar sobre a miniatura, o usuário é levado à página que hospeda a imagem, mas em vez do antiga e, sejamos sinceros, arcaico frame superior, a imagem buscada é carregada sobre a página de destino, e suas informações são exibidas em um menu lateral direito. Clicando no X, no canto superior direito da imagem, ela é fechada, e a página de destino carregada.

Para mim, a nova página está dispoínvel somente em inglês. Ao tentar acessar a página de resultados em português, o layout antigo é exibido.

Vocês devem estar se perguntando: com tanta imagem nesse mundão virtual, por que o Ricardo escolheu logo a imagem dessa morena?

Alto lá! Ela não é qualquer uma dessas morenas que você encontra pela internet. Ela é a Morena Baccarin, a musa da Família Fraga. Né, Renê? :D

ATUALIZAÇÃO:

O Google acaba de confirmar a mudança no layout do sistema de buscas por imagens.

Além da perceptível melhora no tamanho das miniaturas exibidas, e do efeito de ampliação ao passar o mouse sobre as mesmas, o novo sistema de buscas ganhou um sistema de paginação completamente diferente do anterior.

Ao fazer uma busca, diversas páginas são exibidas na vertical. Após rolar a página até o final, o usuário visualizará a opção More Results, semelhante ao sistema utilizado pelo Twitter. Clicando na opção, mais resultados da pesquisa são exibidos, mas sempre na mesma página, num limite de 1.000 imagens.

Além disso, a empresa anuncia, em conjunto, um novo formato de anúncio chamado de Image Search Ads. Esses anúncios só aparecerão no Google Imagens, e exibirão uma imagem em miniatura ao lado do texto do anunciante.

Abaixo, veja um vídeo do funcionamento do novo layout.

22 COMENTÁRIOS

  1. Google a caminho da Binglização.
    Primeiro foi a barra lateral, depois a opção de customizar a página com uma imagem de fundo e agora a pesquisa por imagens com lista de miniaturas, que ao passar o mouse por cima mostra as informações da imagem, igualzinho como é no Bing.
    Afinal, o Bing não foi um #fail tão grande, como dizia alguns.

  2. Quanto mais mudanças e melhor usabilidade para os usuário melhor para nós, blogueiros. Já recebo uma quantidade de visitas do google imagens muito boa e com essas mudanças a tendência é crescer ainda mais.
    abraço.

  3. Desculpe-me dizer, mas o Bing, apesar de não ter um ‘engine” melhor que o Google Search, trouxe ideias muito interessantes que fizeram a equipe do Google repensar o modo como o site funcionava.

    Estou muito feliz com as novidades!

    Toda empresa deveria ter humildade para aprender com os concorrentes, ainda que seja Mamon, digo, a Microsoft.

  4. So relatando que pra mim tambem nao aparece nem logado, nem sem logar, .com ou .br mas nao sei se apareceria antes pois so fui testar agora.

  5. A pagina de resultados da pesquisa e bonito mas eu não achei tão interessante assim, prefiro quando me mostra diretamente as informações em fez de ter que deslizar com o mouse para obte-las.
    Agora a parte quando se seleciona e clicar em um dos resultados é mostra a imagem a frete do site que ele pertence essa sim eu adorei.

    Espero que o usuário possa escolher qual layout de busca ele queira.

  6. Não tem nada de bing, já vi o Google testar uma interface parecina muito antes do Bing existir. Bing que corre atrás do Google.

    Mas essa interface é melhor que a primeira que eles testaram.

  7. É sempre assim, se a Microsoft se inspira em alguma coisa muita gente cai em cima dizendo “Ahh, copiou de fulano…”, principalmente por parte dos Linuxers ou Mac’ers. Agora quando algo “novo” é criado a partir de criações da Microsoft a conversa muda, raramente alguém diz “Copiou da Microsoft…” ou “O da Microsoft é melhor…”.
    Eu prefiro não pensar em quem copiou de quem, mais que seja cada vez melhor. Isso faz com o mundo evolua cada vez mais depressa. É uma pena que exista as tais patentes; elas são um atraso para evolução do mundo.

  8. Eu odeiei,no meu q é rede discada,demora de+ pra abrir as imagens por ser maior,,,eu quero de voltaaaa o layout antigoooo.

  9. Por um lado gostei, mas para quem tem internet com banda à rádio de 300kbs, quando chega na página 5 em diante já demora de carregar, as vezes chega até 30s, outro lado também não gostei, porque levo algum tempo perdendo colocando o mouse sobre a imagem e esperando carregar para ver de onde é o link, sendo que já mostrando antes seria mais rápido consultar os links de cada imagem, finalizando não gostei.

  10. No final da página tem um link para voltar à versão básica (a antiga), mas na próxima busca, volta ao novo esquema. Não tem como memorizar para ficar só na antiga? É que minha conexão não é muito veloz e demora muito pra carregar todas as imagens. O novo sistema ficou muito melhor mas tem este inconveniente…

  11. Eu prefiro a antiga versão, pois já na página de resultados já se mostrava a resolução e o tamanho da imagem. Para mim que procuro sempre por imagens que tem muitas reproduções (capa de álbuns, por exemplo), ter essa informação na tela é vital pois acelera qual imagem irei utilizar… Com esse mecanismo novo tenho de ir imagem por imagem verificando a resolução de cada uma!!! O pior é que agora o tamanho do arquivo não é mais exibido… Odiei.

Comente!