Gmail ganha assinatura nativa em HTML [atualizado]

A possibilidade de customização da assinatura, permitindo aos usuários a inserção direta de imagens, além da alteração da cor, tamanho e tipo de fonte, é um dos recursos mais solicitados no Fórum do Gmail. Acredito que só perca para a possibilidade de solicitar a confirmação de leitura de mensagens enviadas.


Em meados de abril, publiquei, aqui no Google Discovery, uma vídeo-aula onde eu ensino, além de inserir imagens no corpo das mensagens, como os usuários do Gmail poderiam fazer uso do recurso Respostas predeterminadas, disponível no Labs, para a criação de assinaturas utilizando formatação HTML.

A opção era, na verdade, uma maneira alternativa de contornar essa deficiência do Gmail.

Mas, para a alegria de todos, o Google acaba de anunciar a implementação da possibilidade se editar as assinaturas através de um editor rich text.

Para personalizar a assinatura, o usuário deve acessar Configurações e localizar a opção Assinatura. O editor rich text das assinaturas é o mesmo utilizado, pelo Gmail, na edição das mensagens do webmail. Nele, é possível, além de modificar a cor, tamanho e estilo da fonte, o usuário pode inserir marcadores, links e imagens, dentre outras opções. Após personalizar a assinatura, basta clicar em Salvar configurações.

A única diferença, em relação a confecção de uma mensagem, é em relação a inserção de imagens. No caso da assinatura, somente é possível inserir uma imagem via link. Não se pode fazer o upload de uma imagem do computador do usuário.

Quando o usuário for editar uma nova mensagem, a assinatura definida por ele será exibida automaticamente. Mesmo assim, caso queira, o usuário pode fazer qualquer tipo de alteração nela. Lembrando, é claro, que tal alteração não será gravada em suas configurações. Valerá somente para a mensagem atual.

Para os usuários que, como eu, têm várias contas configuradas no Gmail (será tema, em breve, de um novo post), há, também, a possibilidade de se personalizar as assinaturas de todas as contas extras.

Se você também tem alguma sugestão para o Gmail, utilize a página especial Sugerir um recurso para Gmail.

ATUALIZAÇÃO:

Inicialmente disponível somente para o Gmail, o Google acaba de liberar a novidade, também, para usuários do Google Apps.

19 Replies to “Gmail ganha assinatura nativa em HTML [atualizado]

  1. Fraga,

    É possível configurar a assinatura via HTML? Por que muitas vezes a utilização de imagens ao lado do texto é necessária e tabelas resolveriam o problema que o rich text não permite.

  2. Quando a gente pensa que o Google está deixando o Gmail de lado, é justamente quando eles lançam uma feature nova. Fico feliz que o Gmail seja ainda o serviço nº2 do Google, só perdendo para as buscas. :)

  3. Legal! Pena que ainda não ativaram no Google Apps for Domaines. Sabe se tem alguma previsão?

  4. Descobri um bug!
    Quando agente faz uma assinatura parecida com essa dai do Ricardo Fraga e copiamos a mesma assinatura em todos as conta configuradas do Gmail, na hora de mudar de conta quando se vai escrever um email, a imagem se repete em baixo da outra… (No exemplo do poste a imagem discovery apareceria duas vezes…)

    Não sei se é porque coloquei um link na imagem, mas enfim…

    1. Olá, Adriano.

      Como você pôde ver no post, tenho 4 contas configuradas no Gmail.

      Repliquei, para as outras 3, a assinatura utilizada no post. Ao editar uma nova mensagem, e alternar entre as 4 contas, não tive a duplicação das imagens.

      Caso o problema continue a ocorrer, me informe que tentarei verificar se há mais relatos parecidos. ;)

  5. Percebi esse bug também.

    Alias, se você está com uma assinatura que tem imagem e troca para outra sem imagem, a imagem fica do mesmo jeito.

    1. Vejam, no vídeo abaixo, como está funcionando a alteração entre três das minhas assinaturas:

      Não sei se é alguma questão de nevegador. Utilizo a versão Dev 6.0.458.1 do Google Chrome.

  6. Uso o GChrome 5.0.375.99 e ao trocar de uma assinatura sem imagem para outra sem imagem acontece sem problemas, mas ao trocar de uma com imagem para outra sem imagem a imagem é deslocada em uma linha para baixo, e o resto da assinatura é atualizada.

  7. Maisáááá…. Até que enfim.

    Era somente este recurso que faltava para que eu abandonasse aplicações clientes de e-mail.

Comente!