Discovery SEO: melhore os títulos de suas páginas

Da série Discovery SEO

Depois que o Google faz a localização de uma página, vem o processo de análise do conteúdo encontrado.


O Google, claro, não usa pessoas para fazer o processo analítico de página por página; isso demandaria toda mão de obra disponível no mundo. Ele usa procedimentos automatizados, que são feitos por robôs. Daí o nome do programa usado nesse processo, o Googlebot.

Rôbos não têm a compreensão humana e são limitados ao tentar determinar o valor de algo, ou interpretar obras feitas por mãos de homens. Todo o procedimento de “compreensão” do conteúdo fabricado por nós é feito de maneira mecânica pelo Googlebot, através de seu complexo algoritmo. Ele entende apenas o HTML das páginas.

Mais uma vez, podemos ser amigos dos robôs do Google e ajudá-los a entender melhor as nossas páginas e aumentar os cliques quando elas aparecerem nos resultados de pesquisas.

Nesse post, começaremos a mostrar como fazer isso.

Otimizando títulos

O primeiro passo é a melhoria dos títulos das páginas.

O título é um fator muito importante a ser considerado na hora de criar uma página (ou um post para seu blog). Ele é o que fica marcado na barra superior do seu navegador e, na maioria das vezes, é o que aparece como destaque nos resultados de busca do Google.

Título nas buscas
Identificação da página pelo título nas buscas e no navegador

Para criar um bom título, o ideal é que palavras-chave sejam unidas a uma frase, formando algo como:

Discovery SEO – Dicas de SEO para otimização de blogs

Assim, usamos palavras importantes (em negrito) dentro de uma frase de fácil assimilação para quem lê e que estará fortemente relacionada com o conteúdo da página. Aí entra outra questão essencial: sempre mantenha o título da página bem relacionado com o seu conteúdo.

Exemplo: se você quiser oferecer uma música que acabou de gravar, seja direto no título:

Minhas Canções – Download do samba “Salve nosso mundo”.

Cuidado com o número de caracteres

O Google apresenta até 70 caracteres nos títulos listados pelo resultado. Use seu poder de síntese e descreva a sua página dentro desse limite, para que o usuário veja nos resultados o título completo feito por você. Isso faz esse título mais atraente do que vagos pontos de reticências colocados pelo Google, quando há excedente de caracteres.

Título longo
Um título longo pode não atrair um clique por oferecer definição vaga do conteúdo

Seus títulos formam a apresentação de seu site nos resultados das buscas. Seja cuidadoso ao criá-los.

3 Replies to “Discovery SEO: melhore os títulos de suas páginas

Comente!