Google China deixa de redirecionar serviços para Hong Kong

Desde meados de março deste ano, temos acompanhado, aqui no Google Discovery, o desenrolar do conflito entre o Google e o governo chinês.

O ápice do conflito ocorreu em 22 de março, quando a gigante das buscas começou a redirecionar, de forma automática, todos os usuários que tentavam acessar o endereço google.cn para o endereço google.com.hk, hospedado em Hong Kong.


Entretanto, como seu certificado ICP – Internet Content Provider – venceu no último dia 30, e como a China tinha como inaceitável o redirecionamento automático de seus usuários de internet, o Google se viu obrigado a rever sua postura.

Agora, ao acessar o endereço google.cn, uma página muito simples é carregada. Nela, além de uma caixa de pesquisas desabilitada, o usuário pode visualizar uma mensagem informando que “já nos transferimos para google.com.hk” e “por favor salve nosso endereço em seus favoritos”. Ao clicar em qualquer parte da página, o visitante é redirecionado ao endereço google.com.hk.

Deixando de efetuar o redirecionamento automático dos usuários, o Google espera ter seu certificado renovado. Sem o ICP, a empresa não pode operar um site comercial como o google.cn, o que deixaria o Google literalmente fora da China.

Agora, só nos resta aguardar o próximo episódio deste lamentável conflito, onde os usuários chineses são os maiores prejudicados.

2 Replies to “Google China deixa de redirecionar serviços para Hong Kong

Comente!