Discovery SEO: Tipos de busca na Internet

Agora, aqui no Google Discovery, Renê Fraga nos abriu espaço para falar de SEO (Search Engine Optimization). Com prazer, postarei aos poucos algumas técnicas, dados de pesquisas e indicações de ferramentas que vão ajudar você a entender melhor o tema.

Nada está mais relacionado ao Universo Google como as buscas. Aqui vamos ficar mais familiarizados com elas.


Quem já possui conhecimentos avançados, pode me ajudar nos posts com idéias mandando e-mails para [email protected], ou no meu twitter @lucasjim.

Introdução

Nossa curiosidade aumenta a cada dia e o uso dos mecanismos de busca se torna tão regular que nem nos damos conta. Cresce também a quantidade de conteúdo espalhado pela internet – ora desorganizado.

Se encontram nas buscas as melhores oportunidades para acertar em cheio consumidores, além de aumentar o círculo de relacionamento de qualquer site com seu público potêncial. O SEO ajuda transformar o potêncial em real.

É tarefa de um praticante de SEO entender os mecanismos de busca e trabalhar junto com eles para oferecer ao seu site (ou o de seu cliente) uma melhor visibilidade nas páginas de resultado das pesquisas, e a partir daí atrair a atenção do usuário para seus produtos ou conteúdo informativo. Existe consenso sobre “maneiras certas” para organizar seu conteúdo e apresentá-lo na internet, objetivando melhores resultados nas buscas, e essas de maneiras certas são muitas! Se você se interessa pelo tema, fique pronto para ser apresentado a elas (ou parte delas) ao longo desta nova série de posts.

Ressaltando que o SEO trabalha com os resultados orgânicos (ou naturais) das pesquisas, que, diferente dos resultados patrocinados, são organizados de acordo com diversos fatores (relacionados também com as “maneiras corretas” citadas) criados pelos buscadores para oferecer a quem pesquisa resultados mais satisfatórios.

Tipos de busca

Quem usa as buscas na internet pode estar procurando:

  • Um site especifico

Como exemplo, podemos citar um usuário que esqueceu a URL de determinado blog, e que vai às buscas para localizar o endereço correto. Neste tipo de busca o usuário está bem focado no resultado e já tem uma boa noção de onde vai clicar, porém SEO pode ajudar a atrair este usuário para um site de conteúdo similar àquele que é procurado.

  • Um produto ou serviço

Aqui mora a mina de ouro das buscas. O usuário faz uso das pesquisas para chegar em algum site que atenda sua solicitação, para então realizar uma compra on-line ou contratar algum serviço. Não acabou. Nessa categoria, podemos incluir aqueles que fazem buscas para obter informações sobre um produto que posteriormente será comprado off-line. Aqui o campo é grande e será tratado com mais calma posteriormente.

  • Informação

Esse usuário procura saber algo. E ele quer respostas rápidas. Quer saber qual o valor de PI e também quer saber qual a escalação da seleção brasileira de 1970. Aqui está o maior volume de buscas e neste ponto os sites de nicho podem se destacar.

Conhecer e entender bem seu público é um passo importante para se trabalhar com SEO. É um bom caminho andado para você fazer seu planejamento e verificar quais medidas serão mais eficazes para todo procedimento de otimização. Classificar o tipo de busca que seu público faz é o primeiro passo para que um entendimento mais profundo sobre ele seja criado.

Durante essa semana, todos os dias faremos introduções sobre o mundo SEO. Fique ligado!

4 Replies to “Discovery SEO: Tipos de busca na Internet

  1. Só uma correçãozinha rápida—> “Se encontram nas buscas as melhores oportunidades para acertar (em cheio em cheio) consumidores…”

    Ótimo post.

Comente!