Google altera domínio para buscas criptografadas

No final de maio, com o intuito de aumentar a privacidade e segurança de seus usuários, o Google anunciou uma nova funcionalidade do Google Search: a busca criptografada.

Assim que foi lançada, a novidade gerou um grande buzz na internet, pois ela ia diretamente contra o Google Analytics, serviço de medição de tráfego da própria empresa. Com as buscas criptografadas, não é possível identificar quais foram as palavras-chave que levaram o usuário até um determinado site.


Já não bastasse o problema com o Analytics, a empresa viu-se envolvida em mais uma questão complicada: com as buscas encriptadas, os filtros de segurança, principalmente de intituições de ensino, deixaram de funcionar satisfatoriamente, pois não é mais possível identificar por quais palavras o usuário está pesquisando.

Sentindo-se pressionado, o Google anunciou que começou a migrar o domínio utilizado nas buscas seguras de https://www.google.com para https://encrypted.google.com.

Assim, basta que as instituições de ensino e empresas passem a bloquear pesquisas feitas através do novo subdomínio, para que voltem, em teoria, a ter o controle sobre o que é pesquisado e acessado em suas redes.

Via: ReadWriteWeb.

Agradecimentos ao amigo Newton Mota pela dica!

6 Replies to “Google altera domínio para buscas criptografadas

  1. Diariamente… descobrindo novas formulas para melhor utilizar os produtos Google. Hehehe! :)

  2. Que solução horrível! A Google tem tantos gênios que esta solução foi no mínimo, medíocre… Digna de um estagiário!!! Vamos queimar a mufa aí, minha gente!!! Eu acredito na capacidade de vocês!!!

  3. Engraçado é que a Google vai esbarrar em outra coisa com esta nova ferramenta: o seu próprio ganha-pão AdSense, que usa justamente os dados colhidos na navegação para mostrar propagandas relevantes àquela pessoa! A não ser que a Google use o Chrome para fazer isso!

Comente!