De acordo com o Financial Times, o Google passou a eliminar o uso do sistema operacional da Microsoft pelos seus empregados, oferecendo, no lugar, o Mac OS X ou o Linux. A justificativa da empresa é a preocupação com a segurança, após a falha que permitiu que hackers tivessem acesso às contas do Gmail na China, tendo como pivô o navegador Internet Explorer, presente em todas as versões recentes do Windows.
“Não acho justo dizer que o Mac OS X ou o Linux são mais seguros que o Windows”, disse o consultor de tecnologia Graham Cluley, “mas é razoável afirmar que existe um número de ataques muito menor ameaçando essas plataformas”. Em comunicado, o Google afirmou estar sempre trabalhando para melhorar a eficácia de seus negócios, embora não comente questões operacionais específicas.
Enquanto as atuais máquinas que rodam Windows também podem rodar Linux, optar pelo Mac OS X significa a compra de novo hardware, já que a licença da Apple não permite a instalação de seu sistema operacional em PCs. O Google possui mais de 20 mil licenças do Windows que não deverão ser renovadas no futuro. De acordo com um funcionário, apesar de algumas insatisfações, o sentimento não está sendo negativo, considerando as alternativas propostas: “Mais pessoas teriam ficado chateadas se tivessem proibido Macs ao invés de Windows”, disse.
Para obter uma nova máquina com Windows agora será necessária uma autorização do diretor de informação (CIO). O Google já havia proibido antes a instalação do Windows em computadores desktop desde uma violação de segurança ocorrida em janeiro, apesar de estar liberado em notebooks até então. Muitos funcionários já estavam migrando para Macs como medida de segurança.
O sistema operacional da Microsoft está presente hoje em 9 a cada 10 computadores pessoais no mundo.
Com informações do O Globo e do TUAW | Agradecimentos ao leitor Newton Mota pela dica!
12 comments
Que decadência, agora até o google não quer usar mais o windows.
Engraçado que vocês nem sequer citam que a versão do Internet Explorer atacada foi a 6, lançada em 2002. Isso não justifica a atitude do google.
Pessoal o que a Google baniu foi o uso do IE6 e não do windows. Rumor de twitter da nisso.
http://www.businessinsider.com/microsoft-spokesman-mocks-ft-over-google-dumps-windows-story-2010-6
Eles precisam de bastante segurança para guardar bem os dados que eles “sem querer” captam das redes Wi-Fi.
Resumindo, os funcionário do Google são tão irresponsáveis que são obrigados a utilizarem outros sistemas operacionais para não haver mais danos. Mas isso será temporariamente, o que se vê é o Mac OS no futuro dividindo mercado com windows, e ambos com as mesmas falhas.
Que bom que o Google tomou essa atitude, aff Windows é muito pior do que Mac, mais sugeito a falhas….
se for homem proíbe usuário windows de usar o google. engraçado que o software pra usuários do google primeiro são privelegiados os do windows, por exemplo só agora é que sairam versões estáveis pra chrome pra linux e mac.
Não Krys, o Google baniu o uso do Windows. Você leu o link que acabou de postar? O porta-voz da Microsoft está sendo irônico quanto a decisão do Google.
Acho engraçada a reação dos usuários de Windows… Eles ficam chateados por uma escolha que tem motivo de segurança, mas não ficam chateados com as atitudes de Microsoft que constantemente faz seus usuários de tolos, como por exemplo quando uma atualização de segurança fez “sem querer” do Bing a página inicial dos navegadores (a fim de fingir, pelas estatísticas, que haviam muitos interessados no site).
Ter um Mac ou não é uma questão pessoal, o mais caro é melhor nesse caso, mas admitir que o Mac é melhor que Windows, é questão de bom senso. Se você não quer pagar por uma Ferrari, não venha dizer que um Fusca é melhor.
Nem questionemos quem é melhor, isso sempre foi uma onda e modismos que arrastam massas, mas, com certeza, trabalhando para melhorar, cada um a seu modo. Entretanto, a questão do que é melhor para nós é coisa muito particular e, mexe com intimidades e particularidades das nossas profissões e até de lazer, mexe também, com os bolsos e cacife de cada um. Até dentro das melhores famílias brigam por isso, é quase como times de futebol e partidos políticos.
Sou fã incondicional (muito tempo, lá no seu princípio), do Google e todas suas ferramentas, mas, não posso deixar de notar e sentir o mesmo cheiro das jogadas de marketing, às vezes, infames da Microsoft. Claro, se hoje tenho um carro melhor, porque preciso do antigo amigo para me dar carona, com isso, até de maledicência posso fazer uso nas minhas palavras, desfazendo, para levar de carona a gatinha que ia conosco nos meus tempos de miséria e lenta escalada de sucesso!
Entendam assim, ganhar mais e mais parcelas de poder, lobistas e, entusiastas ferrenhos que, tudo rola (até o “Tiririca” ficou famoso com a mídia), e espere que, lá vem o golpe!
Por enquanto o Google é nossa mãe boaziiiinhaaa, soltando amorosamente centelhas mil de horas infindáveis de gente esperta e tecnológica, gastando fosfato em coisas inteligentes, espetaculares e perfeitas tudo “de graça”, mas, por quanto tempo?
Quando sua vida estiver toda dependente?
Como muitos estão ou estiveram com a Microsoft, logo a seguir vem o abuso, aceite isso.
E acredite! Cegamente, você é o alvo e o propósito de tudo isso! Nas nuvens! Mas não a “utopia digital” do reino dos céus!
O Google coloridamente apenas está mostrando a força do código aberto (Linux até na raiz), e estrategicamente mostrando como ele (o pingüim e suas variantes…), estão se entrelaçando cada vez mais nas nossas vidas!
Antes, o sinônimo de Mountain View te ajudava a buscar, hoje, te busca com Android’s até nos confins do infinito. Rezemos que não se transforme num Alien perseguindo com tentáculo e babando, a pobre e deliciosa zumbi Sigourney, até na morte.
Portanto, não veja inocência e despojamento nisto! Pé no chão e, nem toda sua vida nas nuvens!
O preço pode ser mais caro que uma Ferrari!
Tem um Jornal em minha cidade que, como proposta inicial de recuperação (e que a maioria não entendeu), dava, de graça, suas edições e até assinaturas, maravilha!…depois de um tempo vc, já acostumado a receber bem cedinho seu jornal na porta e, “de grátis”e, também já bastante interessado nas noticias e tudo, até mais que os outros concorrentes publicavam. Adivinha o que aconteceu…!? Adivinhou né!
Quantas empresas a Microsoft comprou, grandes empresas! Só para tirá-las do páreo.
Pois é isso, ilusão meus caros! A realidade é uma só nos negócios, ninguém dá nada de graça que não venha após a tão esperada cobrança; a Microsoft agradece em oração fervorosa todos os dias e em absoluto silencio à bendita pirataria, pois, sem ela, nunca teria chegado aonde chegou!!!
E, acreditem! Quem defende hoje coisas assim, amanhã vai ser o primeiro a jogar pedras, foi assim desde o princípio do mundo e milhares de profetas e gente de bom coração, foram feitos em pedaços sabes-se lá por que. Todavia, o ser humano é chegado em ilusões e fábulas, adora estórias e, é fissurado na desgraça alheia, mas, quando a coisa o atinge, cai na real, se indigna como fosse um otário, mas aí é tarde demais. Outros, simplesmente pelo prazer de ver o circo pegar fogo ou a triste azia da inveja!
Aguardem e aproveitem enquanto dá, e, para ver no que dá! Mas, sem ilusões e fissuras!
Uno
Acho que é normal a gente ter medo de grandes empresas, porque estamos sempre sofrendo com as arbitrariedades delas (principalmente nesse país maravilhoso). Mas… não por bondade, o Google entendeu que a lógica mercadológica da informática e do mundo web são diferentes. Há maneiras secundárias de ganhar dinheiro sem passar o ônus para o usuário (como a TV aberta já fazia). Essa coisa de algemar o usuário no serviço é bem Microsoft… e está em decadência (veja a Apple passando a Microsoft em valor de mercado).
Hoje, grandes projetos são open source e definitivamente bons para todos independentemente do que se ocorrer dalí para frente (pq a licença continua valendo ao menos para aquela versão) e também hoje o capital humano, intelectual, é mais importante do que o financeiro (fãs trabalham de graça). Isso de tentar monetizar tudo é muito old school (o dinheiro é uma das representações da força-de-trabalho, não a única). Não há futuro para esse tipo rasteiro de pensamento, creio eu. O Google está sendo “bonzinho” porque é mais esperto ser bonzinho nesse novo mercado. Simples assim.
Todos, eu disso todos funcionários da empresa onde trabalho prefeririam um MAC. O problema que estamos "amarrados" ao Windows porque aquele aplicativos só roda nele?!?!?
Então se o MAC se popularizar ainda mais e ter um MAC de preço mais acessível e claro o milhares de desenvolvedores pararem de vangloriar o Windows e desenvolveram aplicativos similares do Windows para MAC ou até mesmo para Linux, o Windows já era… O Windows não é e nunca foi o melhor sistema operacional. Sua estrutura é fraca em relação ao MAC ou do Linux.
E como os aplicativos são disponibilizados na net também é arcaica os problemas vem de pencas de bananas… Seria preciso um controle rígido para baixar, instalar os aplicativos como a Apple faz.
Todo sistema está sujeito a pragas virtuais, mas a política de uso, instalação de aplicativos no MAC e Linux é que faz estes sistemas bem mais seuguros. Contas administrativas totalmente isoladas das contas comuns, coisa que não entendi, que apesar de ter como fazer no Windows, mesmo assim as pragas conseguem conta de "System" coisa que mesmo você tem conta de Administrador não tem…
Windows é porcaria mesmo…