O Google anunciou, na semana passada, o lançamento do Google Font Directory que permite navegar e utilizar fontes disponíveis no diretório do Google Font API.
De acordo com a empresa, todas as fontes disponíveis possuem licensa de uso aberta e são servidas diretamente dos servidores do Google.
“Por muito tempo, a web sofreu junto a outros meios eletrônicos em sofisticação tipográfica. Para aproveitar a riqueza visual de diversas fontes, webmasters têm recorrido a soluções alternativas, como inserir texto em imagens. Graças ao suporte de navegadores para fontes da web, isto está mudando rapidamente. As fonte voltada para a web, ativadas pelo padrão CSS3 @font-face, são hospedadas na nuvem e enviadas aos navegadores quando necessário, “explica o Google.
O Google Font Directory não somente hospeda as fontes como tona simples a adição de fontes a uma página. Para isso, basta adicionar uma simples linha de código HTML. Por exemplo, se você estiver pensando em usar a fonte Droid Sans, do Android, adicione este código no elemento <HEAD> da sua página:
<link href='http://fonts.googleapis.com/css?display=swap&family=Droid+Sans' rel='stylesheet' type='text/css' />
Depois, você deve adicionar esta regra ao CSS:
h1 { font-family: 'Droid Sans', arial, sans-serif; }
A novidade se apresenta muito útil para uso em aplicativos voltados para a web, agilizando assim a velocidade. Entretanto, vale lembrar que interrupções – ligado a queda dos servidores do Google – podem ocorrer.
4 Comentários
Muito bom o artigo, mas… licensa é com Ç né? Coisas que acontecem!
Pingback: BLOG – TreinaWeb » Blog Archive » Google Font Directory
Pingback: Melhorando a tipografia de interfaces web com o Google Font Directory | Giuliano Rodrigues de Souza
E o google querendo e conseguindo ajudar mais ainda a vida dos desenvolvedores web. Ideia maravilhosa.