Google Search ganha conexão segura via https

Com o aumento significativo no número de usuários de internet, as empresas têm se preocupado em tornar seus serviços mais seguros, além de garantir a privacidade de seus usuários.

O Google não foge à regra. No começo do ano, a empresa reforçou a segurança do Gmail, tornando padrão a conexão via https. Assim, a comunicação do navegador do usuário com os servidores da empresa passou a ser criptografada, impedindo que pessoas entre as duas pontas da comunicação tenham acesso indevido ou falsifiquem os dados que estão sendo transmitidos.


Em mais um passo na direção da segurança de seus clientes e usuários, o Google acaba de implementar a conexão segura no Google Search.

Ao acessar o endereço https://www.google.com, a mudança mais perceptível é visual. Além do famoso cadeado, na barra de endereços, o logotipo do serviço foi alterado, ganhando um cadeado azul e as incrições SSL e beta. Segundo o Google, o serviço traz a etiqueta beta pois, inicialmente, para evitar mal-entendidos, contempla somente a pesquisa web, descartando as buscas no Images e Maps, que, na maioria das vezes, não oferecem suporte SSL.

Além disso, uma vez que as conexões SSL necessitam de mais tempo para configurar a criptografia entre o navegador e o servidor, a experiência com a pesquisa segura pode ser ligeiramente mais lenta do que a busca padrão. O que não muda é que você ainda vai ter os mesmos resultados de pesquisa de antes.

Em nota, a empresa informa que continua coletando os dados de pesquisas realizadas em seu serviço com a finalidade de aperfeiçoar os resultados exibidos aos usuários. A empresa lembra, ainda, que, ao clicar em qualquer um dos resultados exibidos, o usuário poderá ser levado para fora do ambiente seguro. O Google afirma, ainda, que espera que mais sites e serviços adicionem suporte para conexões seguras, criando uma experiência melhor e mais consistente para os usuários.

Inicialmente, apenas o buscador em inglês possui a criptografia. A empresa não divulgou quando o Search em outros idiomas contará com a conexão segura.

Caso queira acessar a versão americana do Search, mas em português, clique aqui.

3 Replies to “Google Search ganha conexão segura via https

  1. Boa! Segurança nunca é demais!

    Ah, pessoal, vocês perceberam uma leve mudança no favicon do Gmail? Ele ficou com um vermelho mais forte… nem sei explicar direito. ^^

Comente!