Google compra site de viagens Ruba

5
25

O site de guias de viagens Ruba anunciou em seu blog que foi vendido para a Google e que, a partir desta segunda-feira, dia 24/05/2010, transferirá suas operações para a estrutura da gigante de buscas.

O valor do negócio não foi divulgado.


Eu não conhecia este serviço. A partir da notícia, busquei conhece-lo minimamente. A empresa é sediada em Palo Alto, California. Pude ver que se trata de um guia de viagens, que usa amplamente os recursos visuais e sociais. Permite comentários de usuários e, inclusive notas, por meio de estrelas. Segundo o próprio site, tem estreita integração com o Twitter, o Facebook e o Google Maps.

Esta integração com redes sociais deve lhe dar um grande potencial de crescimento, porque dissemina o conhecimento.

Acredito também no potencial de integração com o Google Search, Google Earth, iGoogle, Picasa, Panoramio, YouTube, serviços para a plataforma Android, Google Translate e Google Goggles.

Suas características, a meu sentir, competem diretamente com o excelente serviço TripAdvisor, que pertence à gigante das vendas de serviços de viagens on-line Expedia. A diferença é que o TripAdvisor oferece mais serviços (hoteis, por exemplo) que o Ruba.

Esta aquisição prova que a Google quer mesmo entrar no milionário negócio de viagens e que, provavelmente, o que se tem falado acerca da possível compra a Ita Software não são apenas rumores.

Afinal, a compra do Ruba deixa claro que a Google realmente está entrando no mercado de viagens, mas o Ruba não faz seleções de horários e preços de bilhetes aéreos, o que é muito bem feito pelo sistema QPX, da Ita Software. Logo, as duas empresas são complementares e muito úteis à Google.

5 COMENTÁRIOS

Comente!