Google Tradutor agora fala português

Recentemente, fizemos dois posts [1] [2] falando sobre como o Google Tradutor pode facilitar a vida dos usuários. Traduzir páginas de internet inteiras, ou grandes arquivos de textos, pode ser feito em alguns segundos.

Além da exibição da tradução, o Tradutor conta com um sistema que fala (text-to-speech) a frase, auxiliando os usuários a entender melhor a pronúncia.


Ontem, o Google ampliou, no serviço de tradução, a possibilidade de os usuários ouvirem a pronúncia das palavras para 27 idiomas. A grande novidade, para nós, brasileiros, foi a adição do português entre as línguas suportadas.

Conforme explicado por Fergus Henderson, engenheiro de software do Google, “você pode perceber que a qualidade de áudio desses idiomas não está no mesmo nível da que as línguas lançadas anteriormente. Tornar mais limpa e apurada a tecnologia de fala até ser considerada perfeita é difícil, mas vamos continuar a melhorar a performance e o número de idiomas que são suportados“.

Além do português, atualmente o sistema suporta os seguintes idiomas: africâner, albanês, catalão, chinês (mandarim), croata, checo, dinamarquês, holandês, finlandês, grego, húngaro, islandês, indonésio, letão, macedônio, norueguês, polonês, romeno, russo, sérvio, eslovaco, suaíli, sueco, turco, vietnamita e galês.

Loading comments...