Ops! Adobe Flash Player faz Nexus One travar duas vezes durante demonstração

13
66

flash-logo.pngNós já sabemos que a Adobe está passando por momentos difíceis em relação ao Flash, que está sendo duramente criticado devido a sua estabilidade e necessidade de uso, principalmente em dispositivos móveis.

Em meio a uma batalha contra a rejeição da tecnologia pela Apple no sistema operacional que equipa os iPhones, iPod touches e iPads, acontecimentos assim só fazem com que as pessoas reflitam sobre os argumentos levantados por Steve Jobs e, mais tarde, apoiados pela Microsoft e Opera, que põe em xeque a confiabilidade e desempenho do Flash.


Um evangelista da plataforma Flash, Ryan Stewart, estava na última semana demonstrando em Seattle, no FlashCamp, um aparelho Nexus One rodando o Flash 10.1. Durante a apresentação de abertura as coisas não ocorreram muito bem: como reportado pelo ZDNet ele abriu em seu Mac um site chamado Eco Zoo, que faz uso intensivo da tecnologia, e então foi demonstrá-lo em seu Nexus One quando o navegador simplesmente travou e fechou. Stewart comentou: “ops, ainda é beta e este exemplo é intenso – vamos tentar novamente”. Ele então realizou uma nova tentativa de abrir o site quando o navegador travou e fechou mais um vez.

Ryan desiste de abrir tal site e pergunta à plateia: “esse site não está funcionando, mas alguém tem algum site em Flash que gostaria de ver rodando?”. Sugeriram o Hulu e receberam a resposta: “o Hulu não funciona”.

Pelo visto nem a plataforma Android está livre de problemas em relação ao plugin da Adobe. No vídeo abaixo é possível ver outro exemplo, com o Flash rodando num protótipo de tablet multi-touch – o navegador trava e fecha executando um simples vídeo no YouTube.

Diante disso podemos pensar melhor: qual seria a verdadeira função do Flash em dispositivos móveis, que possuem hardware bastante limitado em relação aos computadores para rodarem o plugin de forma realmente decente? Será que o “suporte a Flash” nesses dispositivos não passa de jogada de marketing dos fabricantes?

Antes da popularização dos dispositivos móveis os efeitos causados pelo Flash não eram tão percebidos como hoje, quando as pessoas querem somente assistir a seus vídeos do YouTube, checar e-mails, twittar e consultar informações rápidas onde estiverem, sem ter seu navegador travado ou sua navegação comprometida por limitações de hardware na execução de plugins de terceiros.

13 COMENTÁRIOS

  1. Nem sei porque os fabricantes insistem tanto em demostrar que os dispositivos rodam flash. Todo mundo sabe que o flash tranca, inclusive em ambientes onde ele não deveria trancar.

    Melhor mesmo colocar o suporte a flash e deixar os usuários se virarem com os bugs.

  2. 1. Acho que assim como o HTML 5 tem muito a evoluir, o próprio flash 10.1 também tem em termos de implementação, muito dos problemas encontrados podem (e devem estar) sendo resolvidos. Dizer “não presta” é diferente de dizer “não está prestando ainda”.

    2. Cada um na sua. Pessoalmente entendo que conteúdos deveriam buscar o uso de padrões abertos como HTML 5, mas há toda uma gama de aplicativos/cenários que ainda se beneficiam do Flash, vide http://www.picnik.com . Não curto “verdades absolutas” ou “imposições tirânicas”, parece-me que a demonização do Flash por parte da Apple é motivada mais por esse conflitar com seus planos de apps fechados e controlados do que outras coisas. Vejo que estamos numa época onde ainda há situações onde o Flash se adequa melhor (e/ou ainda é bastante usado) que o HTML 5 e vice-versa. Simples assim. Como disseram em um comentário lá no Jovem Nerd, quero ver o HTML 5 fazendo isso: http://www

    (pause para carregar 100% antes).

  3. Froyo ainda está em desenvolvimente o o plugin do flash para Android ainda é beta…

    HTML5 é a tendencia e o futuro mas flash, infelizmente é o presente e vai continuar sendo enquanto o Internet Explorer dominar.

    O browser do android já tem suporte a HTML5, suportar flash é uma vantagem estratégica.

  4. Bem lembrado,
    a maioria das vezes o “Suporte” à tecnologia não é decente e ocasiona problemas

    tive um celular com suporte a java que não roda quase nada em Java, só aplicações levíssimas e insignificante
    a maioria texto

    Mas é só saber quanto de memória e do processador é dedicado ao flash quando executado e comparar outro aplicativo não-flash para sabermos realmente onde esta a falha
    Valeu Raphael

  5. Cara,

    Dizer que o flash ainda tem muito a evoluir. Pelo amor de Deus, se ele não evolui até agora, ao ponto MÍNIMO de ser estável. Pode parar… já ta na versão 10 caramba!

    Quanto ao HTML5… ele ainda tem MUITO o que evoluir, mas tem caminhado a passos largos…

  6. XIclets, e se eu te disser que muito código do Flash teve que ser refeito nos últimos tempos por razões de portabilidade (Linux)? Enfim, a impressão geral que se tem do Flash hj não é de toda injusta, mas em tecnologia as coisas sempre podem mudar…

  7. Me desculpe mas acho que isso é mentira mesmo. Eu uso o flash LITE 2.1 no Windows Mobile e roda esses sites sem fechar, youtube leve como pena.

    Isso estou falando da versão LITE 2.1, imagine o 10.1.

    E flash vai durar até qando o Internet Explorer durar? você está TOTALMENTE errado, a Microsoft é concorrene do flash, nunca ouviu falar do SilverLight? (O ‘flash’ da Microsoft)

    A versão vai ser lançada até junho! E se isso fosse verdade a Adobe não deixaria ser divulgado.

    O povo fala cada coisa …

  8. Meu amigo Luciano. Mentira não é,
    o próprio Ryan Stewart falou sobre o fato (vide http://blog.digitalbackcountry.com/2010/05/examples-of-flash-content-running-on-android/)
    ele mesmo fala:
    “While it won’t make up for my mistake at Flash Camp, I recorded a video so people could see an experience that will be much closer to the final experience with Flash Player on Android.”
    pt-BR:
    “Isso não irá compensar meu erro no Flash Camp, eu gravei um vídeo que as pessoas possam ver uma experiência que será muito mais próximo da experiência final com o Flash Player no Android.”

    E imagine o tanto de pessoas que estavam na platéria que são geeks, que tem celulares que gravam videos de áudio de qualidade, não teria nem como “esconder” isso.

    Aliás o setor mais honesto com seus profissionais é a informática, pq não há como esconder fatos

    E Silverlight não é flash, mas isso já é outra história

    Lulu! Você é que esta TOTALMENTE ERRADO!

  9. Claro que silverlight não é flash, mas é concorente dele !

    Pq não há como esconder os fatos? Difícil acreditar que o Flash Lite 2.1 ver youtube e esses sites e o 10.1 dá problemas. Então que libere o 2.1 para o Android.

    E o Flash 10.1 vai ser liberado até junho, então não será liberado se não ver vídeos no Youtube, não serve para nada.

    “Lulu” ?

    Comentário editado pela moderação. Ofensa retirada.

  10. Froyo ainda está em desenvolvimente o o plugin do flash para Android ainda é beta…

    HTML5 é a tendencia e o futuro mas flash, infelizmente é o presente e vai continuar sendo enquanto o Internet Explorer dominar.

    O browser do android já tem suporte a HTML5, suportar flash é uma vantagem estratégica.

Comente!