Google Goggles traduz textos a partir de imagens

2
241

O dicionário Houaiss define comunicação, entre outras coisas, como ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta. Uma singela e perfeita definição.

Com o advento da internet, e, consequentemente, da facilidade com que ela nos permite entrar em contato com pessoas de diversas partes do mundo, mesmo sem sair de casa (seja através das redes sociais, trocas de e-mail, fóruns de discussão…), a preocupação com a nossa capacidade de comunicação com pessoas de outras línguas ganhou uma importância inimaginável alguns anos atrás.


Segundo um levantamento feito pela revista Veja, em sua edição de número 2163, um curso completo de inglês de primeiro nível, não sai por menos de R$ 50 mil reais. Hoje, tal valor foge da realidade da grande maioria da população brasileira.

Hoje, ainda segundo a revista, 1,7 bilhão de pessoas fazem uso da internet. Como seremos capazes de nos comunicar, havendo 6.909* línguas diferentes pelo mundo?

Disponível, atualmente, em 52 idiomas, o Google Translate (ou Google Tradutor) é, de longe, a ferramenta de tradução mais utilizada na internet mundial. A aplicação permite, além de textos inseridos pelos usuários na página do serviço, que usuários traduzam qualquer página da internet e qualquer tipo de arquivo de texto.

Fazendo uso de todo o poder de processamento dos servidores do Google, o serviço é capaz de traduzir, em menos de um segundo, todo e qualquer texto que o usuário desejar, para uma das 52 línguas suportadas.

Além de uma biblioteca mundial à disposição dos usuários, o Google conta, ainda, com uma versão móvel da ferramenta, que possibilita a tradução de textos através de celulares e tablets. Assim, se o usuário estiver em um restaurante, em um país cujo idioma não domine, pode sacar seu gadget, digitar as opções do cardápio, e saber escolher o que deseja comer.

Mas não seria muito mais fácil se o usuário pudesse, simplesmente, apontar a câmera do celular para o cardápio, selecionar a parte do cardápio que quer saber o significado, fotografá-la e ter, na tela do celular, o texto traduzido?

Como havíamos anunciado em fevereiro, o Google acabou de lançar, através do Google Goggles, o Goggles translation. Ele faz exatamente o que acabei de descrever acima. Aponte, selecione, fotografe e leia. :D

Utiliza o OCR (reconhecimento óptico de caracteres), o sistema converte o texto da imagem para sua língua original e, depois, fazendo uso do Google Translate, efetua a tradução para a língua desejada.

Na primeira versão pública disponibilizada, o sistema é capaz de reconhecer textos em Inglês, Francês, Italiano, Alemão e Espanhol. Mas, segundo a equipe de desenvolvimento, há um grande empenho para adicionar o reconhecimentos de outros idiomas à funcionalidade.

O Goggles translation está disponível para usuários de celulares com o Sistema Operacional Android 1.6 ou superior. A instalação pode ser feita através do Android Market, pesquisando por “Google Goggles”.

Segundo a Veja, em 2020 haverá aproximadamente 3,8 bilhões de usuários de internet. Até lá, o Google planeja disponibilizar o Google Translator para 250 idiomas. Boas traduções para você… :)

* Ethnologue: Languages of the World

2 COMENTÁRIOS

  1. Nos meus testes (Nexus One), o OCR acertou pouquissimas palavras, mesmo com uma foto muito boa.

    Dá nem pra reconhecer que o texto está em portugues.

  2. Olá pessoal.. gostaria de saber se possui algum lugar para fazer o download do Google Goggles para o computador ou para o meu celular…

    Obrigado.
    Fico no aguardo.
    P.S: Quanto que é o android mais barato no mercado, hoje em dia?

Comente!