Google implementa nova interface para o Google Search

23
670

Na era da Web 2.0, dinamismo e inovação devem nortear as empresas que se preocupam com a qualidade de seus serviços e produtos, e que se importam com a experiência obtida por seus usuários.

Ao longo dos últimos meses, pudemos verificar a grande preocupação que o Google teve em estar, constantemente, atualizando seus serviços com o que há de mais modernos no que diz respeito a tecnologia e usabilidade.


Dentre as atualizações do Google, eu ressalto: a nova interface do Orkut; o lançamento do Google DNS; as grande evoluções e revoluções do Google Chrome; a chegada do Google Nexus One ao mercado; o surgimento do GDrive; a integração entre vários serviços da empresa; o lançamento do Google Buzz; até a reformulação do Docs.

Sentiram falta de algum serviço? Seria ele o Google Search? É claro que o Google não deixaria o carro-chefe da empresa de fora.

Em novembro do ano passado, mais precisamente no dia 25, a empresa começou a liberar, para seletos usuários, a nova interface do sistema de buscas. Recebendo e analisando os feedbacks, ao longo de quase seis meses a interface foi sendo lapidada até chegar ao que o Google entendeu como a perfeição. Ontem, o Google fez seu lançamento oficial e permitiu que todos os usuários pudessem gozar do novo Google Search.

Para facilitar a compreensão, vou dividir o novo sistema de buscas em várias partes, explicando detalhadamente cada uma delas.

Logotipo

  • O novo logotipo traz cores mais brilhantes, além de ter perdido a sombra e o ™. As modificações deram, assim, um ar mais jovial e moderno à marca da empresa.

Página inicial

  • Apresenta uma caixa de buscas relativamente maior que a anterior.
  • Os botões de pesquisa ganharam um style em CSS. Assim, a aparência deles será a mesma em todos os navegadores.

Página de resultados

  • Como na página inicial, a opção do teclado virtual aparece no final da caixa de buscas.
  • O contador de resultados passou a ser exibido abaixo da barra de pesquisas.
  • Na frente do link para o site, além da opção Cache, foi incluída a opção Similar, que leva o usuário a sites que falam sobre o mesmo assunto.

Menu lateral

  • O menu ganhou destaque na nova interface. Além de possuir imagens, que ilustram cada uma das opções, ele é exibido por padrão e não possui uma opção para ocultá-lo.
  • Além da opção Todos, que não faz nenhum tipo de filtragem, o menu lateral ainda é dividido em oito assuntos, que servem como um sistema de filtragem.

Menu lateral – Imagens

  • Além de já efetuar uma filtragem na busca original por somente imagens, ainda permite que se escolha o tamanho da imagem pré-definido pelo Google (médio, grande e ícone) ou que o usuário especifique o tamanho da imagem desejada (Maior que… e Exatamente…).
  • Permite a filtragem por imagens que possuam rostos, por fotos, clip arts e desenhos lineares.
  • Possibilita, também, que se busque apenas imagens que sejam, predominantemente, de uma determinada cor.

Menu lateral – Vídeos

  • O usuário pode fazer uma filtragem pela duração do vídeo, através de 3 padrões: Curto (0-4 min), Médio (4-20 min) e Longo (20 min ou mais).
  • Ainda pode, através de um período pré-determinado de tempo, que vai desde a última hora até o último ano, filtrar os resultados. Ainda é possível determinar um intervalo de datas.
  • Pode-se classificar o resultado por relevância ou data, além de poder escolher apenas filmes com legenda ou em alta definição.
  • Por último, o usuário pode escolher a fonte do vídeo dentre vários sites de compartilhamento mundialmente conhecidos.

Menu lateral – Notícias

  • Faz uma filtragem somente por notícias divulgadas na internet, permitindo, ao usuário, selecionar o tipo de conteúdo (Imagens e Blogs).
  • Também permite que se filtre apenas por notícias em português, além do período, da mesma forma que ocorre nos Vídeos.
  • Ainda é possível alterar a ordem de classificação dos resultados entre relevância e data.

Menu lateral – Livros

  • Exibe conteúdos, do Google Livros, relativos ao termo pesquisado, incluindo resenhas, trechos e informações sobre onde comprar o livro.
  • Permite filtrar o resultado da busca por livros que permitam a visualização parcial ou completa, além do tipo de publicação (Livros e Revistas).
  • A filtragem também pode ser feita por uma data pré-determinada (Séculos 19 e 20) ou por um intervalo de datas especificado pelo usuário.

Menu lateral – Blogs

  • Exibe os resultados relativos a busca realizada pelo usuário que estejam ligados, única e exclusivamente, a blogs.
  • A filtragem pode ser feita, como nas outras opções, por espaços de tempo. Mas no caso dos Blogs, há também a opção de ver os resultados publicados nos últimos 10 minutos.

Menu lateral – Atualizações

  • Exibe somente atualizações, em tempo real, de microblogs como Twitter, FriendFeed, Jaiku e outros.

Menu lateral – Discussões

  • Permite que o usuário veja o que as pessoas estão dizendo em grupos de discussão, fóruns e sites de perguntas e respostas, através do termo pesquisado.
  • A filtragem pode ser feita pelo tipo de discussão (Fóruns e Perguntas e respostas), além de pelo comprimento delas (Curto, Médio e Longo)

Barra de navegação de páginas de resultados

  • O famoso e único sistema de paginação do Google recebeu apenas alguns retoques estéticos. As letras, obviamente, seguem o estilo da logo da empresa, além de a numeração das páginas ter perdido o sublinhado.

A reformulação da nova página do Google Search foi algo muito bem estudado pela empresa.

Após o lançamento do Bing, da Microsoft, Sergey Brin teria ordenado um estudo sobre o concorrente, liderando a equipe de especialistas em um esforço para determinar as possíveis vantagens do concorrente.

A finalidade do artigo é de apenas informar sobre a nova home, bem como sobre suas funcionalidades.

Ele foi feito da forma mais detalhada possível pois, certamente, muitos usuários do serviço de buscas desconhecem a ferramenta de uma maneira mais profunda.

Em momento algum me propus a fazer uma comparação minuciosa entre as duas versões pois, certamente, detalhes passariam desaparcebidos. Mas sintam-se à vontade para debater sobre os pontos fortes e fracos dessa mudança.

Gostaria de agradecer, em nome da Equipe do Google Discovery, todos os usuários que nos enviaram informações sobre a mudança, desde que a nova interface começou a ser disponibilizada.

Aproveito, também, para me desculpar pela demora em publicar o post, mas, como podem ver, deu um trabalhão para escrevê-lo. ;)

23 COMENTÁRIOS

  1. O Google é uma grande fonte de inspiração para toda uma geração que busca romper os paradigmas da velha forma de se constituir e levar uma empresa, aka Microsoft. Vida longa ao Google e seus apps

  2. Nossa que bom saber que temos tantos recursos na busca do google. Dificil é utilizar todos…

  3. Sinceramente, essa barra lateral deveria ser movel, não consigo me acostumar a ver os resultados no meio, perco sempre algum tempo olhando para a esquerda até perceber que o resultado está em outro lugar.

    Custava colocar uma setinha clicavel semelhante ao google reader?

  4. Concordo. Essa barra deveria ser móvel.
    Acho que perdeu o estilo Clean e Minimalista que era o Google Search.

  5. porque alguns selecionáveis,para mim já aparece essa página há uns 3 / 4 dias.será que é porque tenho e uso o igoogle diariamente?

  6. Olá, Luis.

    No início, apenas alguns usuários puderam acessar a nova interface. A idéia é que esses poucos usuários possam dar feedbacks de possíveis melhorias ou de grande bugs. Com o passar do tempo, mais e mais usuários eram adicionadose podiam ter acesso à nova interface.

    Na última quarta é que o Google decidiu liberar a nova interface para todos os usuários.

  7. tava ate achando estranho.. tudo que muda no google eu venho logo ca para entender melhor sobre a atualizao.. mas esses dias todos eu vinha entrando no googlediscovery e nada sobre as mudanaças.. valeu.. o post ficou manero!! parabens!!

  8. Achei tão ruim que troquei meu provedor de busca, a pagina fica estreita e poluida demais, o visual “clean” das pesquisa Google é o que mais me atraia, pratica e rápida. Estragaram e não feram o direito do usuário escolher se quer o não a mesma. Lixão.

  9. Muito poluido, muito ruim, muito cheio de frescuras. Imitação barata do Bing.
    Estou usando o Yahoo! e o Bing.

Comente!