Twitter lança incorporador de tweets [atualizado]

Eu, enquanto leitor, acho muito cansativo ler artigos, principalmente os grandes, que possuam somente texto. Além de insossos, eles se tornam pouco atrativos… pouco cativantes…

Nos dias atuais, raros são os blogs e sites que publicam artigos sem complementos, como imagens e vídeos. E vão desde blogs grandes e conceituados, como o GD, até bloguinhos, como o meu. :(

Com os famosos CMSs, como WordPress e Joomla, a inserção de qualquer tipo de mídia nos artigos ficou muito simples. Com alguns cliques, podemos ter ótimas imagens ilustrando um post. A inserção de vídeos também é muito fácil, apesar de alguns (eu, por exemplo) preferirem adicioná-los “na mão”, fazendo uso dos script disponibilizados pelos sites de compartilhamento, como YouTube e Vímeo.

Com o advento do Twitter (eu sei que ele não nasceu ontem, mas popularizou-se mais recentemente), inserir um tweet interessante de uma celebridade, ou uma gafe daquelas (os #EpicFails) de um simples usuário, tornou-se comum.

O padrão para adicionar um tweet em um post é capturar a tela do Twitter, jogá-la e recortá-la em um editor de imagens qualquer, fazer o upload da imagem e postar. Um trabalhão para os preguiçosos. :p

Pensando em facilitar a vida de todos os blogueiros, o Twitter acabou de lançar o Blackbird Pie.

Com a simples inserção da URL do tweet no campo de texto do site, e clicando no botão “Bake it“, um código HTML é gerado. Para utilizá-lo, basta copiá-lo e colá-lo no seu post, usando sempre o modo de edição. O resultado você pode ver a seguir:

@GoogleDiscovery Por que eu sou apaixonada pelo google? Porque ele sempre me dá todas as respostas que eu preciso. #oráculoless than a minute ago via web

Agora, quero ver alguém dizer que vida de blogueiro é difícil. :p

ATUALIZAÇÃO:

Como alguns leitores puderam notar, a visualização do post, no Google Reader, não fica muito bacana. Caso o blog possua uma quantidade considerável de leitores via Feed, há de se pesar os prós e contras quanto a utilização do recurso. ;)

O tweet utilizado no post foi o vencedor da promoção feita pelo @GoogleDiscovery.

7 comments
  1. Boa pergunta. :D

    Diferente de outros sistemas de incorporação, que utilizam, normalmente, JavaScript, o Twitter nada mais faz que gerar um código HTML pronto do Twitter.

    Por não ser um script dinâmico (o HTML é estático), independente do que ocorra com o tweet original, as informações serão sempre as mesmas. Assim, se o tweet é de uma hora atrás, ou de 5 meses atrás, a informação não será atualizada nunca. ;)

  2. Ao Twitter: De boa, isso aí qualquer um faz melhor usando as suas APIs e sem usar algo dinâmico como Python ou PHP.

    PS: no feed ficou todo deformado…

  3. Foi uma ótima sacada do Twitter, mas (como o gsctt disse) o GReader não reconhece (e possivelmente outros agregadores), o que é uma pena.

Comente!

You May Also Like