Nova versão beta do Google Chrome 5.0 é lançada

17
118

Depois de conquistar a terceira colocação entre os navegadores mais utilizados, o Google lançou, na tarde desta terça-feira, a versão beta 5.0.375.29 do Google Chrome.

A nova versão traz um desempenho 30% superior em relação a versão beta anterior. Se comparada com a primeira versão beta disponibilizada, a versão atual chega a ser 300% mais eficiente que a primeira. Os testes realizados foram V8 e SunSpider Benchmarks.


Além do ganho extraordinário de performance, a versão lançada hoje traz recursos já existentes na versão de desenvolvimento, como a sincronização de favoritos e das preferências dos usuários (temas, configurações de página inicial e linguagem). Também é possível, na nova versão, instalar e usar extensões no modo anônimo.

Recursos do padrão HTML5 também estão disponíveis no novo beta, como APIs de Geolocalização, App cache, sistema de drag and drop de arquivos, além de uma integração nativa do Adobe Flash Player com o navegador. A integração será tão completa que as atualizações de segurança e estabilidade do player serão feitas diretamente pelo sistema de atualização automática do navegador.

Além dos testes padrões, a equipe do Chrome resolveu fazer alguns testes… digamos… mais originais. Veja, no vídeo abaixo, o making of de como foram feitos os testes. Os resultados serão divulgados em breve.

Para experimentar todas as novidades, baixe o Chrome beta para WindowsMac ou Linux.

Agradecimentos à Rosana Hermann pela dica!

17 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ricardo, é interessante quando ouvimos que “as versões mais novas são 20 ou 30% mais rápidas” É uma porcentagem considerável!

    Grande abraço!

  2. Não consigo reproduzir essa performance do SunSpider. Pra mim está o mesmo desde o Chrome 3. Talvez seja específico para algum hardware. No momento o Opera se sai melhor nesse teste.

  3. Verdade, Calebe.

    Difícil encontrar, no mercado, um software que tenha um ganho de performance tão expressível em uma atualização.

    .

    Aproveitando a oportunidade e recomendo, aos usuários que estão iniciando no Google Chrome, as extensões oficiais disponibilizadas pelo Google. ;)

  4. Olá, Caio.

    Não, ainda não é possível criar perfis no Chrome.

    Eu espero três grandes funcionalidades para ele:

    1 – sincronização de extensões;
    2 – criação de perfil;
    3 – proteção de perfil via senha.

  5. Só espero que eles voltem com as funções gráficas do ante-penúltimo dev(fundo acinzentado; ícones no lugar invés de http, https, fpt; estrela a direita, ect).

    Mudanças ótimas, não deveriam ser desfeitas.

  6. Mas aaaaaaaaah Ricardo! O post veio rapidão, hein!
    Parabéns, ficou com a qualidade “RicardoFraga”.

    @ddragoonss, as modificações que você viu naquela versão dev foram prorrogadas para a versão 6.0 do navegador. Provavelmente porque os desenvolvedores entenderam seria melhor testá-las com mais calma, em uma versão diferente.

  7. @Ricardo, pois é, quando tiver perfis e a extensão TabMixPlus, eu migro na hora.

    Alguém mais sente uma leve tontura usando o Chrome? Acho que estou acostumado com a barra de abas do Firefox, à 3 dedos do topo da tela, e quando fui para o Chrome a barra está no topo! xD

  8. Bom é quando não precisa suas atualizações anteriores antes de instalar a suposta final! sendp a última já se considerar a final…

Comente!