Google Chrome é o terceiro navegador mais utilizado

12
112

Segundo relatório recente, divulgado pela Net Applications, o Google Chrome manteve a terceira colocação no ranking dos navegadores mais utilizados.

Em um ano, o Chrome elevou sua participação no mercado de 2,18%, em maio de 2009, para 6,73%, em abril de 2010. Isso representa um aumento de 208% na penetração do navegador no mercado.


O navegador da Mozilla, Firefox, também teve um aumento no market share, mas infinitamente inferior ao browser do Google. Ele pulou de 22,75%, em maio de 2009, para 24,59%, em abril de 2010. Um tímido aumento de 8% na participação.

Em compensação, o Internet Explorer continua sua queda vertiginosa. O navegador da empresa de Redmond sofreu uma diminuição de 12% em sua participação no mercado, caindo de 68,10%, em maio de 2009, para 59,95%, em abril de 2010.

Já o Safari, da Apple, que perdeu a terceira colocação para o Chrome em dezembro do ano passado, também aumento sua parcela de mercado, mas de uma forma bem acanhada. Apesar de ter conseguido mais mercado que o Firefox, o navegador da Apple aumentou em 27,56% sua participação, saltando de 3,70% para 4,72%.

Duas questões me chamaram a atenção nos dados divulgados:

  • A queda acentuada e constante na participação do navegador da Microsoft no mercado, apesar de ter havido o lançamento do Internet Explorer 8 recentemente;
  • A dificuldade de angariar mercado que o Safari está tendo, apesar da disseminação de dispositivos Apple equipados com o navegador e a versão para Windows.

Agora, só nos restar observar, de perto, os próximos capítulos dessa guerra, na qual o usuário só tem a ganhar.

A pesquisa completa poder ser vista no site da Net Marketshare.

12 COMENTÁRIOS

  1. O Chrome era muito ruim, mas agora está ótimo! As extensões também estão melhores do que no (ainda ótimo) Firefox.

    Na minha opinião, o maior problema do Safari é que ele é muito sem graça. O segundo maior problema é que ele não é metade do que os fanáticos por ele, alardearam. O Firefox é mais rápido que ele, e até o Chrome é mais compatível (nisso o Chrome… ou os sites, vai saber… ainda tem que melhorar).

  2. Quando mais usuários do IE ou Firefox pararem com o medo de testar algo novo, o chrome só tenderá a crescer, pois a qualidade dele é algo marcante até para os comodistas mais ferrenhos.

    Você não precisa desinstalar um browser para instalar outros, então não doi tanto tentar antes de defender sua bandeira.

  3. o Chrome só tem a crescer, pois é leve, rápido e simples. E ainda contra com um forte marketing do Google, eu uso desde o dia do lançamento, e agora ele já é meu navegador padrão.

  4. Isso ai Edw, no começo pensei que não trocaria o firefox pelo chrome nunca, mas hoje é o navegador que mais uso. Sem deixar de lada, é claro, o Firefox, porque ele ainda tem mais plugins do que o Chrome.

  5. Eu Uso Na Maioria Das Vezes O Chrome, E Estou Satisfeito, Todas As Vezes Que Acessei O IE Achei Pessim, Scripts Num Funfa, Lento, Muitos Arquivos Temporarios, Acho Que Não Vou Sair Do Chrome Ate Algum Supera-lo- E Pode Escrever, Logo O Google Chrome Estara Em 1 Nessa Parada Aeew

Comente!