Segundo relatório recente, divulgado pela Net Applications, o Google Chrome manteve a terceira colocação no ranking dos navegadores mais utilizados.
Em um ano, o Chrome elevou sua participação no mercado de 2,18%, em maio de 2009, para 6,73%, em abril de 2010. Isso representa um aumento de 208% na penetração do navegador no mercado.
O navegador da Mozilla, Firefox, também teve um aumento no market share, mas infinitamente inferior ao browser do Google. Ele pulou de 22,75%, em maio de 2009, para 24,59%, em abril de 2010. Um tímido aumento de 8% na participação.
Em compensação, o Internet Explorer continua sua queda vertiginosa. O navegador da empresa de Redmond sofreu uma diminuição de 12% em sua participação no mercado, caindo de 68,10%, em maio de 2009, para 59,95%, em abril de 2010.
Já o Safari, da Apple, que perdeu a terceira colocação para o Chrome em dezembro do ano passado, também aumento sua parcela de mercado, mas de uma forma bem acanhada. Apesar de ter conseguido mais mercado que o Firefox, o navegador da Apple aumentou em 27,56% sua participação, saltando de 3,70% para 4,72%.
Duas questões me chamaram a atenção nos dados divulgados:
- A queda acentuada e constante na participação do navegador da Microsoft no mercado, apesar de ter havido o lançamento do Internet Explorer 8 recentemente;
- A dificuldade de angariar mercado que o Safari está tendo, apesar da disseminação de dispositivos Apple equipados com o navegador e a versão para Windows.
Agora, só nos restar observar, de perto, os próximos capítulos dessa guerra, na qual o usuário só tem a ganhar.
A pesquisa completa poder ser vista no site da Net Marketshare.
12 Comentários
O Chrome era muito ruim, mas agora está ótimo! As extensões também estão melhores do que no (ainda ótimo) Firefox.
Na minha opinião, o maior problema do Safari é que ele é muito sem graça. O segundo maior problema é que ele não é metade do que os fanáticos por ele, alardearam. O Firefox é mais rápido que ele, e até o Chrome é mais compatível (nisso o Chrome… ou os sites, vai saber… ainda tem que melhorar).
Lançamento do IE 8 RECENTEMENTE? Em que ano vc ta, cara?
Tá bom. Não foi tão recente assim. :p
Mas, desde março de 2009, o IE só caiu. Na teoria, o resultado deveria ter sido o inverso.
Quando mais usuários do IE ou Firefox pararem com o medo de testar algo novo, o chrome só tenderá a crescer, pois a qualidade dele é algo marcante até para os comodistas mais ferrenhos.
Você não precisa desinstalar um browser para instalar outros, então não doi tanto tentar antes de defender sua bandeira.
o Chrome só tem a crescer, pois é leve, rápido e simples. E ainda contra com um forte marketing do Google, eu uso desde o dia do lançamento, e agora ele já é meu navegador padrão.
Pingback: Nova versão beta do Google Chrome 5.0 é lançada - Google Discovery
Ricardo Fraga, porque você não publica um artigo contando das novidades do Chrome 5 Beta?
Provavelmente as novidades ali testadas estarão presentes em breve na versão estável do browser.
O melhor artigo sobre o assunto que encontrei na internet foi esse: http://googlesystem.blogspot.com/2010/05/10-things-to-try-in-google-chrome-5.html
Olá, gsctt.
Serve esse:
http://googlediscovery3.wpcomstaging.com/2010/05/04/nova-versao-beta-do-google-chrome-5-0-e-lancada/ :p
O Chrome era lerdo, hoje é o meu principal. E pensei que meu ¨caso¨com o FF era eterno.
Pingback: Nova versão beta do Google Chrome 5.0 é lançada. « Mercearia Digital
Isso ai Edw, no começo pensei que não trocaria o firefox pelo chrome nunca, mas hoje é o navegador que mais uso. Sem deixar de lada, é claro, o Firefox, porque ele ainda tem mais plugins do que o Chrome.
Eu Uso Na Maioria Das Vezes O Chrome, E Estou Satisfeito, Todas As Vezes Que Acessei O IE Achei Pessim, Scripts Num Funfa, Lento, Muitos Arquivos Temporarios, Acho Que Não Vou Sair Do Chrome Ate Algum Supera-lo- E Pode Escrever, Logo O Google Chrome Estara Em 1 Nessa Parada Aeew