Do you speak Google?

A matéria de capa da revista Veja desta semana aborda o espetacular avanço dos tradutores digitais que atualmente promovem uma verdadeira revolução na comunicação humana, além de contribuir para um futuro “comunicador universal”.

Nascido para ajudar na interpretação de textos e páginas da internet, o Google Translate é hoje um dos principais serviços da empresa de Mountain View. Com um motor adaptável – que permite sugestões humanas – o Translate está presente em diversos outros produtos, incluindo o Chrome, Gmail, Android, Google Talk e outros.


Ao contrário de outros serviços de tradução como o Babel Fish, AOL e Yahoo que usam SYSTRAN, o Google utiliza seu próprio software de tradução.

<< O sistema mais eficiente opera nos computadores do Google, o gigante da internet. Hoje, ele permite a tradução instantânea de textos escritos em 52 idiomas. Para o leitor, é como colocar-se diante de uma biblioteca infinita e descobrir que todas as publicações estão em português.

Estima-se que em dez anos já sejam 250 as línguas contempladas. E, nesse ponto, a inclusão de aplicativos de tradução simultânea em computadores e telefones celulares permitirá que bilhões de pessoas se entendam – sem jamais ter de abandonar a própria língua. >>

Agradecimentos ao leitor Fábio Souza pela dica!

Loading comments...