Lançado o Fennec, o Firefox para Android

Se você está cansado do navegador padrão do Android, baseado no WebKit, o mesmo utilizado pelo Google Chrome, tenho uma ótima notícia para você.

A Fundação Mozilla acaba de liberar a versão pré-alfa do Fennec, o Firefox para Android.

O navegador, que está disponível, inicialmente, para a versão 2.0 ou superior do OS, e foi testado no Motorola Droid e HTC Nexus One e pode ser utilizado em 30 idiomas.

Segundo a equipe de desenvolvimento, por tratar-se de uma versão embrionária, alguns erros podem fazer com que os celulares parem de responder, exigindo a reinicialização dos mesmos.

Além disso, a equipe afirma haver um alto consumo de memória e que somente é possível instalá-lo na memória interna do aparelho, e não no cartão SD. Por enquanto, também não é possível abrir links de outros aplicativos utilizando o Fennec.

A versão pré-alfa não possui um sistema de atualização automática. Segundo a equipe de desenvolvimento, a real intenção da Mozilla é ter o feedback dos usuários para melhorar as próximas versões do navegador.

Algumas features do Fennec:

  • Weave Sync – permite sincronizar abas, históricos, favoritos e senhas com o Firefox desktop;
  • Add-ons – como no irmão mais velho, será possível adicionar funcionalidades ao navegador, como leitor de feed e jogos;
  • Location-Aware Browsing – obtenha informações relevantes e mapas em cima da sua localização;
  • Tabbed browsing – exibição de miniaturas das abas abertas, facilitando a identificação e navegação entre elas;
  • Safe Browsing – evite golpes online, transações inseguras e fraudes utilizando a identificação simplificada de sites.

A instalação do aplicativo pode ser feita clicando aqui ou acessando, diretamente do celular, o endereço bit.ly/fennec-android.

Temporariamente, a Mozilla está recebendo o feedback dos usuários através do Google Grupos.

Se você já utilizou o Fennec, conte-nos o que achou da novidade. :)

3 comments
  1. Instalei no meu milestone, gostei da pre-visualização de abas, achei dificultoso o zoom, mas no geral mto bom sim

  2. Achei muito bom, apesar de ser um pre alfa, ele esta rápido, nao trava, inteligente, claro que ainda falta funções básica, e ele nao aceita digitar numero,….pois nao reconhece as teclas alt e tab no teclado físico.
    Mas pra mim ele ja supero o browser que vem com o android. Fiz o teste no Acid 3 e ele tiro 96 oque é espetacular pra um Smartphone. imagina entao quando chegar a versão final.

You May Also Like