Carros do Google Street View estão mapeando redes Wi-Fi

De acordo com jornal The Register, o Google estaria utilizando seus carros do Google Street View para mapear pontos de rede sem fio privadas e catalogar endereços Mac (Media Access Control) de usuários enquanto promove a captura imagens para seu serviço de Maps.

A prática controversa foi revelada por Peter Schaar, Comissário para a Proteção de Dados na Alemanha, que disse aos jornalistas estar “horrorizado” com a descoberta. “Estou chocado, peço ao Google que apague todos os dados pessoais coletados de forma ilegal e pare com a condução do Street View”, disse a emissora alemã, ARD.


Investigações locais mostraram que os carros do Google foram equipados com scanners para mapear redes wireless (WLAN) e gravar endereços Mac. No entanto, informações mais antigas já revelavam indícios do mapeamento de torres de telefonia celular e hotspots Wi-Fi desde 2008.

Em resposta, a gigante de Mountain View afirmou que as informações sobre a localização de pontos Wi-Fi é por sua natureza própria uma transmissão pública e coleta para fins de geolocalização não é nova ou original para o Google.

4 Replies to “Carros do Google Street View estão mapeando redes Wi-Fi

  1. Ainda não entendi o por que da coleta desses registros, bem como o quão úteis podem ser.
    De qualquer maneira, é uma informação privada, que feio em Google?

  2. Mapeamento de redes wireless não é exclusividade do Google!
    Sem você saber a Microsoft sabe se você usa uma rede wi-fi!
    Aliás,ninguém está livre na internet!
    Então,portanto,deixem de hipocrisia!

  3. Em até certo ponto o Google tem razão, porque pra quem tem um celular/tablet equipado com Android, você sabe que, quando o GPS está indisponível, o Google tenta localizar você através da rede Wi-fi que você está conectado ou pela torre que você está registrado. Se o Google soubesse o endereço MAC de TODAS AS CONEXÕES, teria como ele te dizer onde você está apenas usando o Wi-fi! E, se pensarmos bem, o endereço MAC das redes Wi-fi são sim de propriedade pública, pois estão sendo distribuídos no ar, para qualquer pessoa que consiga captar o sinal, e, portanto, como qualquer pessoa pode obter o endereço MAC dessa rede, o endereço meio que torna-se público! Mas isso é na minha opinião…

Comente!