A Apple já lançou o iAd; logo lançará o iSearch

apple_chrome_logo.pngCom o sucesso o iPhone e com a perspectiva de lançamento do iPad, a Apple comprou recentemente a agência de publicidade on-line Quattro Wirelles e, logo depois, anunciou, a criação de uma plataforma de publicidade para o iPhone para o segundo semestre de 2010.

Depois disso, o que se espera é que a Apple crie o seu próprio serviço de buscas na Internet (um iSearch), seja desenvolvendo internamente ou comprando serviços de concorrentes.

Eu, particularmente, acredito que seria muito correto pensar que estariam na mira da empresa de Cupertino a Ask e o próprio serviço de buscas do Yahoo!, que agora está inativo.

Hoje, surgiram fortes rumores de que a Apple estaria comprando a ARM, empresa que desenvolve chips de baixo consumo de energia. Isto pode prenunciar tanto que ela quer turbinar seus iPhones e iPads, quanto criar suas próprias fazendas de servidores, para o seu futuro iSearch.

Eu não me espantaria se a Apple buscasse adquirir também a Akamai, empresa especializada em prestação de serviços na nuvem de Internet, que tem a própria gigante de Cupertino como cliente.

Curiosamente, todo este movimento da Apple em direção á nuvem é benéfica para a Google, que está enfrentando processos por formação de monopólio e poderá ser impedida de comprar a adMob. A chegada da Apple, que é focada no mundo móvel ao mercado de buscas, pode convencer os agentes regulares dos Estados Unidos a permitir a compra. Isto porque nos próximos anos as buscas por dispositivos móveis serão maiores que por dispositivos fixos. Assim, teríamos dois competidores de peso no mundo da publicidade móvel.

Esta briga é interessante e vale acompanharmos.

6 comments
  1. Eu gosto muito do Google, mas tenho que afirmar se a Apple lançar um “iSearch” seria muito legal, a briga entre Google e Apple ficaria mais quente, e que melhoraria os serviços de ambas empresas; no qual ia ser muito bom para nós, consumidores. Ótimo post !

  2. hehe, conteúdo ótimo, Google, Apple e Microsoft estão se municiando em todos os campos de batalhas, mas não sei se em questão de buscas a Apple seria tão eficiente, buscas ainda é sinônimo de Google, mesmo após Bing… Já o “iAd” é preocupante…

  3. Sinceramente, para que eu deixe de usar o Google tem de ser um buscador que, quando eu pensar no que eu quero, já aparecer a resposta na tela!

Comente!

You May Also Like