Brasil lidera o ranking de requisições ao Google

O Brasil lidera o ranking de requisições de informação e remoção de conteúdo ao Google.

Segundo levantamento de dados feito pelo Google, entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2009, o Governo brasileiro fez a solicitação de 3.663 dados e de 291 remoções de informações.


Dos serviços oferecidos pela empresa, os que mais sofreram pedidos de remoção de conteúdo foram o Orkut, seguido por YouTube e Blogger. O Google afirma que 82,5% dos pedidos de remoção foram total ou parcialmente cumpridos.

Logo atrás do Brasil, seguem Alemanha, Índia, Estados Unidos e Reino Unido, com 188, 142, 123 e 64 solicitações de remoção, respectivamente.

Para navegar no mapa, basta clicar e arrastar. Para saber mais informações sobre cada país, clique no retângulo azul exibido sobre cada um deles.

Devido ao sistema de censura na China ser considerado segredo de Estado, o Google não pôde, no momento, divulgar as informações sobre o país.

O Google informa que os números são imperfeitos pois, em uma solicitação de remoção, pode haver várias URLs, além de uma solicitação de informação poder envolver vários usuários.

10 Replies to “Brasil lidera o ranking de requisições ao Google

  1. Comentário feito para o Blog do Estadão para a mesma notícia.
    (http://blogs.estadao.com.br/link/brasil-o-pais-que-mais-pede-remocao-de-conteudo/comment-page-1/#comment-18786)

    A história da luta pela instauração da nossa recente democracia lista inúmeros nomes que morreram em prol de um país mais livre do que em remotos tempos.
    Portanto, conhecemos muito bem os efeitos da censura dura e repressora.

    Esse levantamento da Google exibe apenas números.
    Ou seja, quantos blogs, comunidades, perfis de orkut, etc, foram retirados do ar por solicitação.
    Esse relatório não nos mostra o motivo dessas solicitações.

    Todos temos o livre direito de expressarmos nossas opiniões, desde que nos mantenhemos nos limites de respeito ao próximo.

    Precisamos de uma regulamentação do uso da internet sim!
    De quem é a responsabilidade por tal, é outro debate.
    O fato é, quantas comunidades e perfis ainda sobram pela rede incitando preconceitos contra negros, extrangeiros, homossexuais e qualquer outra “minoria” presente na nossa sociedade?
    Quantas pessoas usam a rede para obter informações para atos ilicitos? Dos mais leves aos mais graves como os casos de pedofilia?

    É com esse tipo de informação que um orgão regulamentador precisa agir.
    Tomemos muito cuidado ao levantar a bandeira de que um lado ou outro está “errado” !!!

  2. Ricardo, aparecer em primeiro lugar numa noticia dessa e achar que todos essas remoções foram feitas porque havia conteúdos inapropriados, é no mínimo ingenuidade.No nosso pais ,é mais fácil tratar as coisas na porrada do que na conversa.Escreve uma noticia a falar de atividades do governo(por exemplo),em qualquer esfera,e vamos ver se não vão querer que seja retirado,ou censurado.

  3. Não, não precisamos de regulamentação nenhuma. O governo já faz o que quer com a Internet e com o Google com a regulamentações atuais. Às vezes me dá uma saudade do Sérgio Motta…

  4. Censura nunca mais! Respeitem nossa Constituição de 1988 e parem de inventar desculpas para Censura-nos!

  5. Censura nunca mais. Liberdade para todo o sempre no Brasil. Não há desculpas, muito menos: Causa, motivo e ou razão, a Censura pode voltar, mas será ilegal, inconstitucional e golpe de estado, então deixa o povo falar, afinal existe Justiça para isso. Usar de Censura e querer Censurar esse ou aquele orgão, entidade e ou cidadãos é golpe, me desculpem os esclarecidos mas repito Censura nunca mais nem sob tortura, ameaça e etc. VIVA O BRASIL E A SOBERANIA DE NOSSA CONSTITUIÇÃO DE 1988 que nos garante liberdade de expressão e livre pensameto. Alias meu comentario anterior foi Censurado!
    Ps se o e-mail é opcional, por que é exigido para completar esse comentário! Parem com isso Censura é proibido no Brasil Leiam a Constituição de 1988 e a respeitem! CENSURA NUNCA MAIS LIBERDADE DE ESPRESSÃO E LIVRE PENSAMENTO PARA SEMPRE ATÉ ESSE MUNDO ACABAR NÃO HÁ JUSTIFICATIVA PARA A CENSURA VOLTAR!

Comente!