Gmail: adicionando imagens ao corpo das mensagens

Ao enviar um e-mail, com um trabalho de faculdade contendo algumas ilustrações, para aquele professor mala, muitas vezes os usuários gostariam de poder adicionar as imagens diretamente ao texto, em vez de anexá-las.

Neste caso, a diagramação pode fazer toda a diferença pois, visualmente, é muito mais agradável visualizar as imagens juntamente com o texto do que ter que ficar procurando qual das imagens em anexo foi referenciada por aquele texto Vide imagem [1] em anexo.


Além da questão exposta acima, apesar de o Gmail ter sido desenvolvido para uma utilização não-comercial, é sabido que, da mesma forma que ocorre com outros serviços de e-mail, muitas empresas fazem uso do Gmail como forma de contato com os clientes. Há de se destacar a utilização por pequenas e médias empresas, além de profissionais liberais e autônomos. E, neste caso, muitos gostariam de poder inserir o logotipo da empresa em suas assinaturas do Gmail.

Pensando nas necessidades de ambos os usuários, resolvi montar uma vídeo-aula, na qual ensino, passo a passo, como inserir imagens no corpo do e-mail, utilizando o recurso Inserção de imagens do Labs, além de como criar links a partir delas. Para terminar, ensino como inserir imagens nas assinaturas, fazendo uso do recurso Respostas predeterminadas, também do Labs.

Em que tipo de situação vocês podem vir a fazer uso de tais funcionalidades?

Para uma melhor experiência com o vídeo, recomendo, na medida do possível, que ele seja visualizado em HD e em tela cheia. :)

Como dito na vídeo-aula, me baseei no tutorial Inserção de imagens, de Den, Gmail Master, para a criação da mesma.

A idéia do post foi enviada pelo leitor Vanderlei Feyth, por e-mail. Caso você também tenha alguma dica bacana de post que gostaria de ver no Google Discovery, envie para [email protected].

15 Replies to “Gmail: adicionando imagens ao corpo das mensagens

  1. Uma dica para assinatura formatada e com figuras no Gmail é o http://www.wisestamp.com/

    Realmente mudou minha vida. Ele faz o trabalho do “Respostas predeterminadas” de forma automática. Bem interessante e claro gratuito.

    Abraços e parabéns pelo blog.

  2. Muito bacana, eu tbm achava muito chato a assinatura do gmail não poder ser personalizada, engano meu, não é verdade?
    É só saber mexer no troço que ele funciona de boua!

    Abraço!
    Vlws

  3. Interessante, Ghedin. Não tinha pensado nessa utilidade. :)

    .

    Leandro, utilizo o Camtasia Studio. Dica dada pelo Ghedin. :D

    .

    Van, não sei confirmar a informação. Nunca fiz uso do Gmail offline. Se eu ficar sabendo de algum coisa, aviso. ;)

  4. Fraga, tentei usar o recurso “Respostas predeterminadas” mas ocorreram duas inconsistências: não carregou a imagem e a assinatura insiste em ficar antes do texto.
    Aonde eu errei?

  5. OLÁ . EM CONFIGURAÇÕES GMAIL , NÃO TEM ESSA FERRAMENTA ,INSENÇÃO DE IMAGENS, COMO LOCALIZAR !

Comente!