Gmail ganha sistema de hierarquia nos marcadores

Desde meados de novembro, quando comecei a colaborar no Fórum Oficial do Gmail, tenho notado uma quantidade considerável de usuários que reclamam dos marcadores do serviço. As reclamações vão desde a confusão de se ter uma mesma mensagem em vários lugares, ao mesmo tempo, até a falta de uma opção de hierarquia.

Sobre a confusão, eu até entendo os usuários. Apesar de, particularmente, nunca ter tido problema com isso, sei que a concepção de marcador, do Gmail, é totalmente diferente das pastas dos demais webmails e clientes de e-mail. Afinal, muitos dos usuários do Gmail são provenientes de outros serviços de e-mail e é natural que haja, em princípio, uma rejeição às novidades. Mas, a meu ver, os marcadores são uma evolução do arcaico sistema de pastas, que impunha grandes e sérios limites aos usuários. O fato de eu poder encontrar uma mesma mensagem em 3 ou 4 marcadores é fantástico.


Já sobre a falta da opção de hierarquia, a menos que os usuários estejam comparando o Gmail a um cliente de e-mail, não vejo sentido em tais reclamações, uma vez que, os dois maiores concorrentes do Gmail, o Hotmail e Yahoo! Mail, também não possuem a opção de se hierarquizar as pastas. Tal opção é vista somente em clientes como Outlook e Thunderbird. Não que a idéia de uma maior organização não me agrade. Muito pelo contrário. Apenas, não consigo entender a reclamação como se faltasse tal opção no Gmail, quando, na verdade, ela não existe nos demais grandes serviços.

Em certa oportunidade, ao responder a um usuário sobre os marcadores, Den, Gmail Master, disse que o usuário do Gmail deve raciocinar como um usuário do Gmail. Ela está correta. Não podemos querer que o Gmail tenha todas as firulas que os demais serviços de e-mail têm. Com dezenas de milhões de usuários, é impossível agradar a todos. Logo, ao optar por um determinado serviço, o usuário deve se moldar a ele, e não esperar que ele se molde às suas necessidades. De qualquer maneira, o Gmail possui, em seu fórum, a categoria Sugestões, na qual todo e qualquer usuário pode deixar sua sugestão que, na medida do possível, será avaliada pela equipe de desenvolvimento.

Seguindo a sugestão dos usuários, o Gmail acaba de ganhar a funcionalidade Marcadores aninhados. Para ativá-la, acesse Configurações e, depois, Labs. Após ativá-la e clicar na opção Salvar alterações, o Gmail será recarregado para que a ativação seja completada.

Ótimo, a funcionalidade foi ativada. Agora, vamos imaginar o seguinte cenário (que é, de fato, real): eu recebo muitos e-mails relativos ao Google Discovery. Vão desde dicas de posts, passando por imagens (como dos Stilos vermelhos do Google Street View, por exemplo), até mensagens do Renê sobre diversos assuntos ligados ao blog.

Eu poderia ter um único marcador e, nele, adicionar todas as mensagens relativas ao GD. Mas seria a organização mais desorganizada do mundo. Afinal, eu não saberia sobre o que é cada uma das mensagens. Assim, hoje me organizo com os seguintes marcadores: GD – Dicas, GD – Fotos e GD – Renê. Eu sei que não é a melhor organização, mas consigo me entender com eles perfeitamente e foi o melhor que consegui fazer dentro das possibilidades dadas pelo Gmail.

Em cima do cenário exposto, vou ensinar como criar uma estrutura, de acordo com as minhas necessidades, utilizando a nova funcionalidade do Labs.

Vamos, primeiro, acessar nossos marcadores. Isso pode ser feito de duas maneiras: 1) clicando em Mais, abaixo dos marcadores, e, depois, em Gerenciar marcadores; 2) acessando a opção Configurações e, depois, Marcadores. Mas, se estiver com preguiça, clique aqui e acesse diretamente o Gerenciador de marcadores do Gmail.

Uma vez no Gerenciador, vamos criar os marcadores. O primeiro a ser criado será o pai Google Discovery. Para criar os filhos, e para que eles fiquem corretamente aninhados, devemos seguir a seguinte lógica: Nome do marcador pai/Nome do marcador filho. Isso mesmo, há de se colocar uma / (barra) entre o nome do pai e do filho, sem espaço entre os dois. Assim, crio os marcadores Google Discovery/Dicas, Google Discovery/Fotos e Google Discovery/Renê.

Assim, ficará a tela do Gerenciados de marcadores:

Mas… o Renê me envia muitos e-mails, mas alguns são estritamente administrativos. Se eu deixá-los todos juntos, vou acabar me confundindo. Então, vou criar um sub-marcador ao sub-marcador Renê. Assim, criarei o seguinte: GoogleDiscovery/Renê/Admin. O resultado vocês podem ver aí ao lado.

Vocês podem notar que o sistema permite exibir e ocultar os marcadores filhos. Além disso, o sistema de cores, hoje utilizado pelos marcadores do Gmail, também vale para os marcadores agrupados.

Abaixo, deixo um vídeo que fiz, mostrando, na prática, como funciona o novo sistema de hierarquia dos marcadores do Gmail. De bônus, falo sobre a novidade, também no Labs, que permite a visualização de mensagens sem abri-las de fato. Uma espécie de preview.

Gostou da novidade? Conte-nos de que maneira ela facilitará a organização das suas mensagens. :)

Agradecimentos ao leitor gsctt pela dica!

O artigo que vocês acabaram de ler, é o meu artigo de número 100 no Google Discovery.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer aos leitores do GD pelo tratamento amistoso que sempre dispensaram a mim.

Além disso, não posso deixar de agradecer ao Renê, pela oportunidade de ajudá-lo a mantê-los informados sobre o mundo Google, e ao Willian, pela absurda paciência nos primeiros artigos.

Agora, deixemos de lero lero pois tenho muitos outros artigos para escrever para vocês. :)

37 Replies to “Gmail ganha sistema de hierarquia nos marcadores

  1. Muito legal esse nova funcionalidade!

    só acrescentando que para quem tem marcadores configurados como OCULTAR e esse marcador vai ficar como filho, tem que mudar para MOSTRAR para que funcione a hierarquia.

  2. Valeu pelo artigo cara e parabéns pelo seu artigo de número 100.

    Vou agora mesmo implementar essa nova ferramenta, realmente vai dar uma ajudada na organização.

    Abraços

  3. Correto, Rodrigo.

    Se você ocultar, por exemplo, um marcador pai, não somente ele, como todos os filhos, serão ocultados.

    Com a nova funcionalidade, eu passei a deixar todos os marcadores visíveis.

  4. Não gostei pelo simples motivo de que quando se seleciona um marcador pai, as mensagens de todos os filhos deveriam aparecer (além das que estão apenas com o marcador pai), e não é isso que está acontecendo.

  5. Olá, Juliano.

    O que a nova funcionalidade faz é apenas permitir uma melhor organização dos marcadores. Mas, na prática, eles continuam sendo marcadores independentes, sem ligação direta um com o outro. Eu fiz essa observação no vídeo.

  6. Nunca senti falta dessa hierarquia. Tenho meu gmail desde 2004 ou 2005, nem lembro direito. Ainda era tudo em inglês…

    Mas o sistema de marcadores me agradou de cara, e agora tenho certeza que vou encontrar uso para essa hierarquia, hehe…

    Sim, eu sou gmail-lover e adoro as funcionalidades que a equipe da google desenvolve pra ele!

  7. Essa funcionalidade salvou minha vida. Acho que o principal não é ter hierarquia nos marcadores e sim saber criar filtros certos para que as mensagens fiquem disponíveis nos marcadores certos.

    Vocês poderiam criar um tópico explicando como filtrar mensagens com operadores lógicos (uso isso) ou quando a mensagem tem uma determinada estrela (has: yellow star). Neste último caso somente quando atualizo o filtro é que ele lê a existência de uma mensagem no inbox com estrela amarela e joga para o marcador correto. Não encontrei um meio de isso ser feito automaticamente já que só marco como estrela após a mensagem cair no inbox!

  8. Muchas gracias por la explicación.
    Para mi es muy util la jerarquización.
    Le escribo desde España .
    Saludos

  9. Ricardo,

    Gostei muito desta funcionalidade. Na minha opinião você está enganado quanto aos comentários comparativos entre “os demais grandes serviços”. Existem dezenas, talvez centenas de funcionalidades inovadores, conceitos novos que o gmail tem implementado sem precedentes. Eu também estava sentindo falta dessa forma de organização hierárquica de marcadores.

    []’s

  10. Hola Vicente!

    Me alegra que haya disfrutado de la explicación. Estoy aún más feliz por el contenido de Google Discovery han llegado a España.

    Así nos aseguramos de estar dando información a los usuarios de los servicios de Google, estén donde estén.

    Saludos cordiales,

    Ricardo Fraga.

  11. Olá Ricardo. Ótimo artigo e ótimo vídeo, assisti em HD e gostei muito da qualidade do vídeo e da paciência que teve para explicar. A função é muito bem vinda, principalmente para usuários profissionais que utilizam o Gmail. No caso de empresas de hospedagem, por exemplo, essa submarcação é muito importante para que nós, usuários, possamos separar o Newsletter e os Boletins informativos dos boletos de cobrança e etc., nos dando assim, maiores possibilidades de organização para que quando formos procuramos algo, achemos o resultado de maneira mais fácil e rápida, apesar do Gmail (assim como todos os serviços do Google) não serem nenhum serviço extremamente rápido, são bons e muito utilizados, talvez por isso seja as vezes estável e lento.

    No aguardo para seu post de 200, quem sabe este, já seja sobre alguma funcionalidade do Wave!

  12. Uma ótima mudança!
    Organização é sempre muito importante para todos!

    O problema é 1 só!

    Será que ninguém se deu conta de que começando fazer essa organização de marcadores pai x filhos, você também terá que fazer manualmente para todos os filtros, caso os utilizem?

    É isso mesmo! O gmail não atualiza automaticamente o filtro que você tem de acordo com o rename do novo marcador.
    Aí vem o problemão. Eu tenho dezenas de filtros e marcadores, terei que fazer tudo a mão ?! Por isso não fiz a organização ainda total de pai x filhos no gmail ainda. Só uma teste para comprovar a funcionalidade e o que estou dizendo!

    Boa matéria!

  13. Olá, Thiago.

    Eu fiz a modificação em meus 43 marcadores para a nova hierarquia. Em todas as modificações, pude constatar que os filtros foram alterados automaticamente.

    Sinceramente, foi uma das minhas preocupações pois, como você, possuo muitos filtros.

    Eu posso afirmar que, na minha conta, todos os filtros foram alterados automaticamente.

    Caso algum usuário possa me dizer como os filtros se comportaram com tais modificações, agradeço. ;)

  14. Estranho então, porque logo que fiz a alteração no marcador, fui no lá no filtro e ele continuava com a mesma descrição!

    Vou tentar mais uma vez!

  15. Após a novidade, organizo alguns de meus marcadores da seguinte forma:

    – Estudos
    – Estudos/- A fazer
    – Estudos/- Conteúdo avaliação
    – Estudos/- Docs projeto de pesquisa
    – Trabalho
    – Trabalho/- Nunca excluir
    – Trabalho/- Urgente

    Abraços! Parabéns pelo post!

  16. Ricardo,

    Parabéns pelo centésimo artigo! Novamente, conteúdo de primeira com a assinatura da clareza do pensamento e a excelência na didática, como os teus artigos sempre carregam. Que venham os próximos 100, depois os outros 100, e que você não pare de produzir nunca.

    Ganham os leitores, ganha você! Vida longa! :D

  17. Eu adoro o gmail;depois que o descobri não vejo nenhum que seja tão bom quanto;e é ótimo até pra gente meio sem noção,como eu.Parabéns pelo cem.

  18. Dessa forma eu posso tb usar para marcadores ja criados? eu tenho um chamado clientes e tenho outros marcadores de clientes, quero vincular esses ao clientes que tenho, tentei e não rolou, estou sendo burro demais? rs rs rs

  19. olá,

    Meu pai costuma dizer: “Se várias pessoas discordam de você, provavelmente você está errado”. Sou analista de ssitemas, gosto muito do gmail mas DETESTO encontrar uma mesma mensagem em dois marcadores. Não concordo que isso seja uma evolução, ao menos para mim, me atrapalha e muito. Recebo muitos emails diariamente, em torno de 900 a 100 emails e, não tenho o hábido de armazenar o que nunca vou usar, então os apago, agora, como muitos emails são apagados eu gostaria de que eles fosse para um único lugar e isso às vezes não é possível. Sinceramente, gosto muito mais das pastas.

  20. Olá
    Um pouco distante do conteudo deste post, mas não existe uma forma do gmail importar tudo de outros emails? eu utilizo a importação em 5 contas diferentes, só que a que eu possuo no hotmail, possui um filtro anti-spam que tem me deixado babando de raiva, pois tudo que eu espero receber vai pro lixo, e só percebi que estava perdendo emails importantissimos quando descobri que o gmail não importa o lixo eletrônico BURRAMENTE rotulado (e olhe que está no nível minimo naquela porcaria)…

  21. Caro Newton,

    Pela excelência dos textos escritos por você, e recebendo um elogio como o que fez, só posso me sentir realizado. Realizado por ter, através de muita paciência e persistência (e, claro, dicas importantes de grandes amigos), podido elevar, mesmo que singelamente, a qualidade dos meus textos. :)

    .

    Olá, anunciação.

    De fato, o Gmail é muito bom. Sei que sou suspeito para falar dele. Afinal, sou um amante declarado do serviço. :D

    .

    Olá, Tiago Celestino.

    Que bom que resolver a questão. :D

    .

    Olá, Alexandre L. Rangel.

    Há, sim, muitos usuários que reclamam do sistema de marcadores. Mas, o que representam esses muitos perto das dezenas de milhões de usuários do serviço? Muito pouco.

    Mas isso não quer dizer que as reclamações de poucos usuários sejam ignoradas pela equipe do Gmail. Tenha a certeza de que isso não acontece.

    Como disse no texto, o Gmail não pode (e, a meu ver, não deve) ser tão customizável a ponto de cada usuário decidir como e quando fazer as coisas. Isso tornaria o sistema absurdamente complexo, com variáveis infinitas, o que complicaria, e muito, a aplicação de melhorias no mesmo.

    .

    Olá, tiago.

    O Gmail, através da opção Importação, somente tem acesso aos dados que qualquer cliente de e-mail teria, via POP3. Infelizmente, a pasta de spam, do Hotmail ou qualquer outro serviço, não fica disponível para acesso via tal protocolo.

    O que você pode fazer é baixar o nível do filtro de spam do Hotmail (não recomendável) e passar a fazer a filtragem no próprio Gmail.

  22. Eu gostei muito desta nova funcionalidade! Está me ajudando muito!

    Aproveitando que temos “visitantes ilustres” do Google, gostaria de ver a opção “Excluir definitivamente” as mensagens! Sem que as mesmas fossem jogadas para a lixeira!

    Gostaria, também, de parabenizar, mais uma vez, toda equipe do GD! Acompanho-o desde a época do Blogspot e, desde então, passou a ser uma leitura obrigatória!

  23. Poxa, ainda hoje pensei na falta da hierarquia de marcadores, na faculdade, conversando com colegas, sobre a organização dos e-mails por disciplina, dentro de uma divisão por semestre. Usava o método falado aí no post. Já tô mudando.

  24. Acabei de fazer, mas não fica como no vídeo, que mostra um MAIS a esquerda do marcador pai e ao clicar expande os filhos. Os meus ficaram um em baixo do outro sem hierarquia na exibição, o que faço agora?

  25. Tem uma função no Labs que só mostra os emails não lidos. Os que vc já leu, ele recolhe os marcadores para um marcador chamado “Mais”. Uma vez ativado, você escolhe entre Ocultar, Mostrar e a nova opção mostrar em conversas não lidas. Muito prático. Mas se você for ver os marcadores dentro do marcador “Mais”, a função de “Aninhar” não funciona. Todos os marcadores ficam no mesmo nível. Só funciona quando chega um e-mail e o marcador é mostrado no local normal lá em cima na barra lateral (Fora do “Mais”). Isso não é legal :(

  26. Alexandre… Se você não gosta de ver uma mensagem com vários marcadores, não se preocupe. Assim que você apagar uma mensagem, ela desaparece em TODOS os marcadores. Ou melhor, Todos os marcadores dessa mensagem somem, porque na realidade a mensagem é uma só ;)

  27. Oi não sei se adianta fazer perguntas aqui, mas lá vai:
    PRECISO ALTERAR NOME DO MARCADOR(LABEL) COM SUB MARCADOR , quando faço isso ele tem reações inexperada…e depois de bagunçar toda minha vida ..(risos) ele volta oa nome novamente…
    Se alguem puder dar uma dica …

Comente!