A segurança dos usuários sempre foi uma das maiores preocupações do Google. Mas, ao mesmo tempo, a empresa sempre quis permitir que seus usuários compartilhassem suas informações com qualquer serviço que escolher.
Durante muitos anos, o Gmail suportou os protocolos padrões de API, como POP e IMAP, num esforço contínuo para dar liberdade aos usuários em relação aos seus dados. Um bom exemplo do compartilhamento de informações disponibilizado pelo Gmail é o fato de muitas redes sociais acessarem nossos contatos para enviar convites aos nossos amigos.
Mas, para isso, temos que fornecer nosso login e senha a essas redes e sites. Sinceramente, não me sinto nem um pouco confortável com isso. Prezo muito por minha privacidade e segurança.
Pensando na segurança dos usuários, o Google acaba de implantar, no Gmail, o protocolo de autenticação chamado OAuth.
O novo protocolo permite, aos usuários, autorizarem aplicações de terceiros a acessarem suas contas, mas sem a necessidade de fornecer seu login e senha. Os usuários do Twitter já devem estar acostumados com o método de autorização OAuth, utilizado por serviços como Brizzly, LinkedIn, Qik, Flickr e Friend Connect para se conectarem ao serviço de microblogging.
Uma das primeiras empresas a fazer uso do novo recurso foi a Syphir, em sua aplicação SmartPush para o iPhone. Diferente das outras aplicações push, o SmartPush Sypher nunca terá acesso ao seu login e senha, graças ao novo OAuth.
O novo recurso, juntamente com sua documentação e códigos de exemplo, está disponível no Google Code Labs.
4 comments
O gmail apresentou falhas nos nomes
hoje 08/04/2010 as 17:51
Ex: google buzz ficou zumbido.
na parte de baixo:
VOCÊ ESTÁ Usando 29 MB (0%) de 7442 MB não Momento.
buzz acts
veja as Imagens:
http://picasaweb.google.com.br/rodryshow/FalhaDoGmail
Muito bom o artigo.
Parabéns pela fluência do texto!