O Google anunciou, no final da semana passada, a conclusão do Unity, um novo sistema de cabos de fibra óptica submarinos que interliga os Estados Unidos e o Japão.
Anunciado oficialmente em fevereiro de 2008, a nova infra-estrutura Trans-Pacific possui 9.620 quilômetros de cabos e custou aproximadamente US$ 300 milhões. O Unity foi projetado para fornecer uma largura de banda de até 4,8 Terabits por segundo (Tbps), com uma capacidade de até 960 Gigabits por segundo (Gbps) para cada par de fibra óptica.
O consórcio Unity é um esforço em conjunto da Bharti Airtel, Global Transit, Google, KDDI Corporation, Pacnet e SingTel. O nome Unity foi escolhido para significar um novo tipo de consórcio, nascido entre sistemas potencialmente concorrentes, a emergir como um sistema dentro de um sistema, oferecendo propriedade e gestão individual de cada fibra pares.
“Após meses de testes para garantir que o sistema de cabo atende aos rigorosos padrões de transmissão especificados, o Unity está pronto para entregar a tão esperada capacidade de conectividade Trans-Pacific para atender as necessidades dos membros do consórcio”, disse Chris Wilson, Presidente da Comissão Executiva do Unity.
O novo sistema conecta Chikura, no Japão, à Los Angeles, Palo Alto e San Jose, na costa oeste americana. Em Chikura, o Unity é interligado a outros sistemas de cabos, aumentando ainda mais a conectividade com a Ásia.
5 Comentários
Legal foi ver nas notícias relacionadas a data em que firmaram esse acordo :D
Inacreditável, tinha visto num programa da Discovery sobre os cabos de fibra ótica, na época (a 4 anos atrás), o melhor dos cabos transferia 65GB/s, agora vejo uma notícia de um cabo com 4800GB/s.
Simplesmente inacreditável!
Pingback: TecNews: Noticias Tecnofagia
Penso neste assunto como uma possível etapa para a implantação do Google Fiber.
Por falar em japão alguem sabe o que deu na china, o google abandonou mesmo ?