Google pode encerrar suas operações na China

De acordo com o jornal Financial Times, o Google estaria com 99,9 por cento de certeza que irá realmente encerrar suas operações na China. Na sexta-feira (12), a China alertou o Google sobre o desrespeito às leis do país:


“Caso você não respeite as leis chinesas, está demonstrando inimizade e irresponsabilidade, e terá de arcar com as consequências”, disse Li, ministro da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, em resposta a uma pergunta feita por jornalistas sobre as ações do Google e a possibilidade do desligamento dos filtros nos resultados de pesquisas.

A publicação cita ainda uma fonte interna na qual confirma que a gigante de Mountain View apenas dará algum tempo para realmente colocar em prática sua decisão. O adiamento estaria ligado ao fechamento apropriado de suas instalações, além de medidas de segurança para proteger os empregados locais de retaliações das autoridades.

Nicole Wong, vice-presidente do Google e defensora geral da empresa, voltou a afirmar na Comissão de Assuntos Externos da Câmara dos Deputados dos EUA que a companhia pretende parar de fazer censura e “se a opção for de fecharmos nosso endereço .cn e deixar o país, estamos preparados para fazer isso”, reportou a Reuters.

Em janeiro, o Google anunciou que deixaria de filtrar os resultados de buscas na China, uma prática muito comum (imposta por leis locais) entre as empresas de pesquisas que atualmente operam no país.

One Reply to “Google pode encerrar suas operações na China

  1. Se a iniciativa do Google em encerrar as operações na China demonstra que a gigante de Mountain View é totalmente contra ditaduras. Espero que os ditadores chineses se arrependam do que fazem.

Comente!