Gmail aprimora opção de destacar janelas

Quem utiliza muito o Gmail, já deve ter passado por algumas situações incômodas, como, por exemplo, estar redigindo uma mensagem e querer, nela, adicionar parte do conteúdo de um outro e-mail.

A solução padrão seria salvar a mensagem em edição como rascunho, acessar a mensagem da qual quer parte do conteúdo, e, só depois, retornar à edição da mensagem em questão.


Mas, cá entre nós, não há nada mais improdutivo do que isso, ainda mais se tivermos esse contratempo várias vezes ao longo do dia.

Para minimizar esse problema, o Google anunciou, há alguns dias, ter feito uma melhoria significativa na opção de destacar janelas, fazendo com que não haja mais a mensagem de Carregando…. Agora, o carregamento da nova janela é automático.

Se você estiver na Caixa de entrada ou em qualquer outro marcador, poderá pressionar Shift e clicar em Escrever e-mail ou em qualquer uma das mensagens listadas. Assim, uma nova janela será carregada com a tela de edição de mensagens ou com a mensagem recebida por você. Ela será carregada assim:

No caso de você já estar na tela de edição, poderá clicar no ícone, disponível no canto superior direito da página, para que a mensagem que você estiver escrevendo seja “migrada” para a nova janela.

Mas, se você estiver fazendo upload de algum arquivo, o Gmail irá exibir o seguinte alerta:

Caso concorde, terá que anexar o arquivo novamente. Note que, a mensagem acima, somente será exibida durante o upload. Caso o arquivo já tenha sido enviado, o mesmo será levado para a nova janela, juntamente com todas as informações da mensagem em edição.

Se estiver lendo uma mensagem, você pode clicar na opção Nova janela, também no canto superior direito. Isso fará com que a atual mensagem seja carregada em uma nova janela, deixando o Gmail à sua disposição para continuar escrevendo mensagens ou fazendo o que quiser.

Além disso, ainda com qualquer mensagem aberta, você também pode abrir uma nova janela com as opção Responder, Responder a todos e Encaminhar. Para isso, basta pressionar o Shift antes de clicar na opção.

A melhoria da opção poderá ser notada pelos usuários do Chrome, Firefox e Safari. O Google lamenta, mas afirma não ter conseguido melhorar a experiência que usuários do Internet Explorer terão com a funcionalidade.

Mas, e você, possui alguma outra dica que facilite o trabalho com multitarefas no Gmail?

4 Replies to “Gmail aprimora opção de destacar janelas

  1. Para esta tarefa eu uso as abas (no Chrome). Prefiro trabalhar com uma janela só e fico com duas abas abertas do e-mail. Um só para consultas, pesquisas e etc e outra para ler, escrever e responder.

    Até

  2. Ctrl+Shift abre em segundo plano, dá pra fazer isso direto na caixa de entrada, selecionando o que quer ler em segundo plano, sem interromper a seleção pela aba que é aberta.

    Funciona no Opera

  3. Caramba! eu gostei da dica. Eu sempre soube dessa abrir em nova aba ou janela, achava um recurso até inútil. Agora, depois dessa…. a ficha caiu, a luz chegou, o túnel acabou \o/ curti!

    só pra incrementar, apesar de, neste caso, abrir uma nova janela é melhor, mas pra quem ainda prefere abrir em nova aba, ao invés de shift + click, use o ctrl + click =)

Comente!