Gmail incorpora recursos experimentais do Labs

O Google adicionou, hoje, ao Gmail, 6 novas funcionalidades que, antes, somente podiam ser utilizadas se ativadas no Gmail Labs.

Foram promovidas as seguintes funções:


Autocompletar pesquisa: fornece sugestões de pesquisa para contatos e mensagens enquanto você digita na caixa de pesquisa.

Ir para o marcador: com os atalhos de teclado ativados, apertando g e, em seguida, l, aparecerá uma caixa de pesquisa, na qual você pode digitar o nome de um marcador e, ao clicar no resultado da busca, ser levado diretamente ao marcador em questão.

Detector de anexos esquecidos: caso você faça referência, no texto, que está enviando um arquivo em anexo, mas, por algum motivo, esquece de anexá-lo, o Gmail exibirá um alerta.

YouTube Previews: se você receber um link de um vídeo do YouTube, o Gmail permitirá que você o assista diretamente da mensagem, sem ter que sair do seu e-mail.

Cor personalizada para os marcadores: se as 24 opções cores padrões não lhe satisfazem, você poderá criar suas próprias combinações de cores.

Resposta automática de férias: use a resposta automática de férias do Gmail para avisar as pessoas que você não poderá responder imediatamente às mensagens.

Em contrapartida, 5 funcionalidades, consideradas pelo Gmail como pouco utilizadas, estão saindo de cena.

São elas:

Muzzle: ocultava o status dos amigos no bate-papo.

Fonte de largura fixa: adicionava uma opção ao menu suspenso de resposta que permitia a visualização das mensagens com fonte de largura fixa.

Fanático por e-mail: permitia que você descansasse um pouco dos e-mails e bate-papos ao bloquear a tela por quinze minutos e tornar você invisível no bate-papo.

Localização na assinatura: exibia sua localização, juntamente com sua assinatura. A localização era definida através do seu número IP.

Assinatura aleatória: permitia adicionar uma assinatura randômica aos seus e-mails.

Agradecimentos ao amigo Newton Mota pela dica!

12 Replies to “Gmail incorpora recursos experimentais do Labs

  1. Fernando, você e todos os usuários do Gmail.

    Por isso que o Google oficializou a coisa como funcionalidade do serviço, e não mais como um experimento opcional. Entendeu?

  2. Pra mim o Detector de Anexos Esquecidos não funciona! Será que algo precisa ser configurado?

  3. Muito bom o post!

    Cada vaz mais o Google aumenta o grau de interatividade de seus sistemas com o usuário.

    Isto mostra que a web já adentrou num caminho sem volta partindo para um nível que só grandes mentes podem imaginar.

    Anderson Josias dos Santos – YouLinks.com.br

  4. Como assim caindo fora as assinaturas aleatórias??
    Só porque fizeram complicado pra manter uma lista personalizada de frases… eu montei um RSS sempre com frases aleatórias tiradas dum repositório personalizado… é minha maior satisfação no Gmail do último ano!

    O endereço do RSS vocês podem conferir, e usar à vontade, aqui: http://www.schonarth.com.br/rss/tagline_rss.php

Comente!